Não possui um ar-condicionado para aguentar dias insuportáveis de calor? Aqui estão dicas para refrescar sua casa e se refrescar!

 
Day 127  In There Somewhere.jpg

1. Durma mais refrescado. Utilize estas ideias para combater o calor que perturba o sono:

Consiga um ventilador para seu quarto. Um ventilador de baixa intensidade faz maravilhas ao criar uma leve brisa no quarto. Se não gosta do ar, sopre diretamente em seu rosto enquanto dorme, deixe o ventilador próximo à janela para uma melhor circulação de ar fresco.

Coloque um pequeno travesseiro no freezer por uma hora ou duas antes de ir para cama. Coloque algumas sacolas plásticas ao redor dele para evitar a formação de gelo no tecido.
Coloque as roupas de cama na parte mais fria da casa durante o dia.

Faça isso assim que acordar. Pendure fronhas e lençóis de forma a expô-los ao vento. Colete as roupas de cama penduradas na hora de dormir.
Use fronhas de seda ou cetim e lençóis de cetineta. Tais tecidos o farão se sentir mais confortável e refrescado.

A glass of water 2.jpg

2. Adicione mais água em sua vida. O alívio é quase imediato, devendo durar por uma hora ou mais.

Beba água frequentemente. Se hidratado, o corpo é mais capaz de se refrescar. Tente beber um copo de água por hora. Adicionar folhas de menta ou laranja, e fatias de limão ou pepino na água a torna mais refrescante.
Proteja sua nuca do sol (use um boné virado para trás, ou levante o colarinho) ou coloque um lenço molhado logo atrás do pescoço. O sensor que controla a temperatura corporal está nessa região.

Com este passo, é possível fazer seu corpo “pensar” que está frio!
Coloque ou amarre uma bolsa de gelo na nuca.
Molhe seus cabelos. No mínimo, umedeça suas pontas. A evaporação da água esfriará sua cabeça (obs: cabelos ondulados poderão se encaracolar!).

Use uma bandana ensopada de água. Ou reviva os anos 80 usando uma bandana de grafatex na testa.
Tente usar um climatizador de ar com névoa. Estes dispositivos portáteis funcionam à bateria e podem ser levados para qualquer lugar.

O vapor liberado e ventilado por ele atinge sua pele, dando uma sensação instantânea de frescor.
Molhe uma camiseta, torça-a e vista-a logo em seguida. Sente-se em uma cadeira que permita a passagem de ar e ligue um ventilador em sua frente. Quando secar, molhe a camiseta novamente. Utilize água morna para não gerar um “choque” térmico.
Use uma camisa de mangas curtas e molhe apenas as mangas. Você pode pegar um resfriado caso esteja molhado e tomando vento! Use uma garrafa, uma pia ou uma mangueira para manter as mangas molhadas.

Para refrescar as pernas enquanto usa calças longas, molhe as pernas.

Saias longas também servem para isso. Apenas borrife um pouco de água na bainha.
Faça água gelada correr pelos seus pulsos por 10 segundos para cada mão. Isto irá reduzir bruscamente sua temperatura por quase uma hora.
Entre numa banheira cheia de água fria. Quando se acostumar com a temperatura, livre-se de um pouco de água e encha a banheira novamente com água gelada. Continue a fazer isso até se sentir gelado. Após sair da banheira, seu corpo se manterá refrescado. Para um resfriamento ainda mais rápido, adicione gelo!

Neck 2.jpg

3. Vista-se apropriadamente. Existem muitas estratégias para se vestir (ou para não se vestir) no calor, dependendo de sua situação:

Fique nu. Se você estiver numa situação onde possa ficar sem roupas. Esta é a maneira mais simples e natural para manter-se refrescado.
Fique seminu. Coloque uma roupa de banho, ou vista apenas roupas íntimas.
Vista roupas de verão.

Use tecidos naturais mais folgados (algodão, seda, linho) e evite o poliéster, o raiom, e outros tecidos de fibra artificial (com a possível exceção de tecidos inteligentes).

Vista cores claras. Cores mais escuras absorvem o calor do sol, permanecendo quentes por mais tempo do que roupas claras ou brancas. Cores claras sempre refletem a luz e o calor.
Cubra-se.

Cubra-se para manter-se refrescado, especialmente em dias de muito calor e baixa umidade. Nas elevadíssimas temperaturas desérticas do Oriente Médio, povos tradicionais cobrem-se das cabeças aos pés. De tal modo, a pessoa pode se proteger dos raios solares e conseguir um bronzeado. Prefira roupas folgadas e confeccionadas com tecidos naturais.

Your Popsicle's Melting.jpg

4. Mude sua dieta. Os alimentos e bebidas consumidas também ajudam a refrescar.

Encha o freezer com lanchinhos gelados e saborosos. Congele uma sacola com pedaços de frutas da estação. Prefira melancias, abacaxis ou limões. É uma experiência deliciosa e refrescante!
Lembre-se sempre da menta. Ela dá uma ótima sensação de frescor ao corpo.

Tente usar em sua pele produtos derivados de menta. Besunte-se com loções de hortelã (evitando o contato com rosto e olhos); banhe-se com sabonete de hortelã; use talco de hortelã para os pés. Existem algumas receitas com menta que podem ser testadas. Eis alguns exemplos:

Folhas doces de menta
Iogurte de melancia com um toque de menta
Chá de menta
Bebida irlandesa de creme de Chocolate Mentolado
Sopa refrescante de ervilhas com menta
Trufa de menta
Pesto com manjericão, menta e laranja
Chocolate amargo com folhas de menta
Pudins Aloo (batata com molho de menta)
Sanduíches de ervilha e menta

Use pepinos.

Fatie um pedaço fino de pepino gelado e coloque-o em sua nuca! Isto é fantástico em dias de calor ou quando se está preso em um carro quente. E os efeitos são imediatos! Um cubo de gelo ou uma lata de refrigerante gelado podem funcionar do mesmo modo, apesar da adstringência do pepino ser mais refrescante para as pálpebras.
Coma alimentos picantes. Não é à toa que pessoas nas regiões mais quentes do mundo preferem tais tipos de refeição. Os alimentos picantes aumentam a transpiração, que evapora e refresca o corpo. Além disso, há uma liberação de endorfina – algo muito prazeroso e que pode lhe ajudar a esquecer do calor.

Anna lying on the floor.jpg

5. Desça as escadas e deite no chão. O ar quente sobe (visto sua baixa densidade), estando uma camada acima do ar gelado. Caso esteja em casa, fique abaixo do ar quente. Vá em direção ao seu porão ou fique no primeiro andar. Quanto mais próximo do nível do solo, melhor. Tente usar um sistema de snorkeling contra o calor. Pegue um copo e encha-o com gelo.

Traga-o para perto da boca e sopre o gelo. O ar soprado no copo resfriará drasticamente, e possuindo apenas uma saída (que está na direção de seu rosto), ele acaba retornando e refrescando sua pele.

Para um sistema de snorkeling mais eficiente, aponte um ventilador em direção a um conjunto de quatro copos cheios de água gelada e cubos de gelo. O ar frio não terá muitas opções para escapar, a não ser para o ambiente. A cada noite, congele os cubos novamente e abra as janelas.

Fjord.jpg

6. Pense frio. Leia livros sobre pessoas que escalaram o Monte Everest ou que visitaram a Noruega. Assista a filmes como “A Marcha dos Pinguins” e “Era do Gelo”. Você não se refrescará fisicamente, mas não é impossível o surgimento de um efeito placebo a partir da visualização mental de ambientes gelados.

Day 4  Times Like These Remind Me.jpg

7. Descanse inteligentemente. Use estas dicas para relaxar e se refrescar simultaneamente:

Sente-se. Não tente se abanar – a movimentação só piorará o calor. Descanse até a noite chegar.
Sente na sombra. Encontre uma área com sombras e tenha consigo um climatizador de ar que possa se conectar a uma mangueira. Refresque-se com a ajuda do aparelho e da natureza.

Evite o horário de pico do sol. Evite sair com os amigos em climas extremamente quentes, e evite a luz do sol entre 10h00min e 15h00min, momento em que os raios solares estão mais fortes. Se tais regras forem obedecidas, queimaduras solares não aparecerão.

Wood blinds.jpg

8. Feche as persianas. Fechar persianas e cortinas durante o dia irá ajudar a bloquear o calor. Assim que o sol atingir sua casa pela manhã, feche todas as janelas e mantenha todas as portas e janelas exteriores fechadas. Faça isso até o cair da noite, quando o ambiente permite que as janelas sejam abertas novamente.

Para uma proteção ainda melhor, consiga persianas aluminizadas ou cortinas com isolamento térmico (ou use lençóis removíveis isolados com bolhas refletivas. Caixas de papelão cortadas no tamanho da janela também servem.).

Se possível, vá aos arredores de sua casa e prenda lençóis sobre as paredes EXTERIORES, principalmente na parte sul (ou norte, se você vive ao sul do equador). Estas cortinas exteriores impedirão a entrada do calor, mas ainda permitirão a passagem de ar. Você pode até mesmo construir um “toldo” com a ajuda de vassouras e lençóis.

Rear window.jpg

9. Abra as janelas durante a noite. Abra algumas janelas específicas, que permitam a entrada do ar gelado noturno. Deixe todas as portas interiores abertas (incluindo as de armários e despensas). Portas fechadas significam calor acumulado.

Certifique-se de acordar e fechar janelas e persianas assim que a luz do sol entrar em sua casa. Faça isso entre as cinco ou seis da manhã.

Ceiling fan 4.jpg

10. Resfrie sua casa com ventiladores. Posicione um ventilador de teto, de parede ou de sótão para empurrar o ar quente para fora. Utilize ventiladoresportáteis para empurrar o ar fresco do porão para cima.

Swamp Cooler   Homemade Air Conditioner.jpg

11. Crie um ar condicionado caseiro. Faça um ventilador soprar em direção a uma vasilha de aço repleta de gelo e sal. Também é possível usar duas garrafas de dois litros cheias de água (70%), sal grosso (10%) e ar (20%, para expandir). Congele-as. O sal faz com que a temperatura vá abaixo de zero. Coloque as garrafas em uma vasilha grande. Posicione um ventilador para soprar o ar nelas.

Quando o gelo salgado na garrafa derreter, o ar ao redor resfriará. O ventilador levará tal ar a você. As garrafas de água e sal podem ser reaproveitadas.

Utilize ventiladores portáteis ou abra a tubulação da chaminé. Isso levará o ar quente para fora da casa e puxará o ar frio da noite.

2.4.2006, 2 45PM  And We All Intertwine.jpg

12. Desligue todas as fontes de calor. Não use fogão ou forno para aquecer comida. Coma alimentos gelados ou use um micro-ondas. Lâmpadas incandescentes também criam calor – prefira luzes fluorescentes ou lâmpadas de LED.

Desligue luzes e computadores que não estejam sendo usados. Desligue a TV, pois ela gera muito calor. Extensões também devem ser desligadas.

Shadow of my former self.jpg

13. Evite vapor. Durante o dia, não tome banhos quentes. Certas atividades domésticas – como lavar roupas e pratos ou cozinhar – devem ser deixadas para a noite. Lacre bem os potes com alimentos. Certifique-se de que a porta de fogões, máquinas de lavar e centrífugas estejam livres de defeitos.

Flames of hell.jpg

14. Ajuste seu depurador de ar. Certifique-se de que as lâmpadas de depurador de ar de seu fogão a gás estejam instaladas corretamente. O excesso de iluminação produz muito calor.

muito calor

15. Coloque tecido branco sobre tudo o que for felpudo em sua casa. Durante o verão, cubra travesseiros com fronhas brancas, coloque capas de linho branco sobre sofás ou lençóis brancos sobre os móveis. Tecidos de cores claras refletirão o calor em vez de absorvê-lo, e a textura macia lhe dará uma impressão de frescor. Caso tenha a oportunidade de escolher, prefira um telhado de cor clara. Tais telhados refletem a luz do sol em vez de absorvê-la.

Roof Insulation Goes On 1.jpg

16. Isole sua casa. Um lar que possui paredes com bom isolamento térmico, além de um sótão, mantém o calor fora durante estações quentes. Imagine sua casa como um cooler gigante de isopor! Existem muitas opções de isolamento, incluindo tipos que podem ser despejados facilmente pelas paredes. Outro adendo é que existem programas de governo que podem ajudar a custear tais tipos de avanços.

Grove Park   Harborne   trees.jpg

17. Plante uma árvore. Árvores com folhas podem criar sombras sobre sua casa ou jardim, refrescando consideravelmente as coisas. Árvores decíduas (que perdem as folhas no inverno) irão deixar a luz do sol entrar no inverno e o protegerá da mesma durante o verão.

Se não puder plantar uma árvore, construa uma treliça e cultive algumas uvas. As vinhas folhosas agirão como árvores decíduas. Sem contar a vantagem das uvas.

IMG_0976.jpg

18. Planeje pátios inteligentemente. Não construa pátios de concreto, pedra ou tijolos e com poucas sombras. Tais materiais refletem o calor do sol contra janelas ou paredes, especialmente nos lados sul ou oeste. Rocha, pedra e concreto também retêm calor por mais tempo do que áreas plantadas.

Caso viva em um lugar com tal tipo de terreno, plante uma árvore de forma a criar uma sombra que proteja os lados sul e oeste da construção durante os momentos quentes do dia.

Porch pots.jpg

19. Consiga sombras com varandas e toldos. Construa uma varanda de verão no lado norte da casa, onde geralmente há sombras. Os lados sul e oeste da casa são, geralmente, os mais quentes e que mais precisam de sombras, então planeje bem a localização de portas exteriores e janelas para evitar o calor. Manipule o ar gelado. Se sua casa possuir um porão e um sistema central de ar condicionado, procure um profissional em AVAC para planejar um sistema de retorno de ar, reciclando qualquer ar gelado natural e espalhando-o pelo lar.

Instale um sistema de ventilação individual com uma entrada de ar frio, um exaustor de ar quente e controles de temperatura e humidade. Isto irá ventilar o ar noturno e refrescar a casa durante o dia. Instale um exaustor de casa inteira. Isso empurrará o ar quente em direção ao sótão, que o dissipará por meio das saídas de ar. Para resfriar a casa, abra uma porta para o porão. Certifique-se de que todas as portas entre o porão e a sala onde está o exaustor estejam abertas. Ligue o exaustor durante a noite e abra as janelas dos andares inferiores para gelar a casa. Certifique-se de construir boas saídas de ar para o porão aguentar o calor.

Thai_House_Attic_Vent.JPG

20. Instale saídas de ar no sótão. É incrível a diferença que faz um sótão frio no que se refere à temperatura do lar.

Instale uma porta exterior trancável que permita a passagem de ar. Isto pode ser uma porta em tela, ou feita de barras ou até uma persiana. Isto permitirá a entrada de vento enquanto assegura a privacidade. Fechaduras que mantém abertas as janelas (em poucos centímetros) estão disponíveis em variados modelos, podendo ser uma ótima opção de resfriamento e segurança.

Dicas

Não se esqueça de que a raça humana viveu por muitos, muitos anos sem o ar-condicionado. Dentro dos limites de sua situação de saúde, seu corpo pode se acostumar ao calor do verão. Apenas consiga lidar com o fato de, talvez, ter de mudar algumas atitudes para “vencer o calor”.
Não deixe um ventilador em uma sala fechada e desocupada (a não ser que seja um ventilador de sótão). Um ventilador não refresca o ar; de fato, ele só piora a situação.

O motor do ventilador gera calor, que gera fricção ao entrar em contato com uma corrente de ar.

A sensação de frescor acontece no corpo por causa da evaporação de suor, que refresca você e seus arredores. Economize energia e desligue todos os ventiladores em salas fechadas e desocupadas.
Se tudo falhar, vá para um shopping, biblioteca, igreja, cinema ou qualquer outra construção que possua um ar-condicionado.

O início da manhã e a noite são períodos refrescantes que possibilitam atividades como caminhadas, corridas, pedaladas ou passeios, além do cultivo de flores e de organização de jardim.

Deixe carros quentes resfriarem antes de colocá-los em garagens que fiquem no interior da casa.
Métodos de resfriamento que dependem da evaporação da água, incluindo o suor, funcionarão melhor durante dias com baixos níveis de umidade.
Sinta-se bem ao ajudar o meio-ambiente. Não utilize aparelhos de ar-condicionado!

Avisos

Bebês, crianças, grávidas e idosos são muito mais suscetíveis ao calor do que outros. Fique atento a tal fato e observe membros de família, companheiros de trabalho e vizinhos. Ao envelhecer, o corpo não consegue regular a temperatura tão bem quanto antes (mesmo que esteja em forma), sendo que sua pele pode se ver impossibilitada de transpirar. Tenha cautela e consulte a possibilidade de relaxar em lugares com ar-condicionado.
Nunca deixe crianças ou animais dentro de carros por muito tempo.

Uma pessoa com insolação pode parecer gelada e pegajosa ao toque, sintomas que indicam as tentativas do corpo de se resfriar.

A vítima da insolação pode não ter consciência do problema. Se a pessoa parecer lenta, confusa ou alegar estar sentindo “frio”, tire-a do sol imediatamente e deixe-a em uma sala com ar-condicionado.

Dê bebidas geladas a ela. Jamais beba álcool para resfriar o corpo.
Caso tenha os sintomas de desidratação ou insolação, procure por ajuda médica profissional. Um corpo com temperatura acima de 40 °C corre risco de vida, sendo fatal se a temperatura alcançar os 45 °C.

Em muitos lugares, temperaturas altas podem gerar tempestades.

Esteja preparado para mudanças climáticas.
Apesar de ser um problema raro para indivíduos saudáveis, a hidratação excessiva é potencialmente perigosa para pessoas com problemas cardíacos, renais ou com complicações no fígado. Caso tenha qualquer problema grave de saúde, tome cuidado com a quantidade de água ingerida. Seus rins podem não conseguir expelir apropriadamente uma quantidade excessiva.

O calor é um desconfortável companheiro da seca. Se há alguma restrição de água em sua área, certifique-se de pensar bem antes de utilizar qualquer uma das sugestões marcadas acima. Muitas delas envolvem o uso de água. Não seguir as ordens governamentais de racionamento pode render uma multa ou um tempo na cadeia. E você, tem algum outro método para espantar o calor? Então deixe seu comentário abaixo.  

Fonte: http://pt.wikihow.com/

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...