Mais um atigo sobre instalações. Hoje o passo a passo sobre instalações de ar condicionado tipo Split.

A instalação de ar condicionado é feita de acordo com seu tipo, se é individual, de parede, de janela e etc. Para realizar a instalação, o profissional irá verificar se há necessidade de abrir lajes, paredes ou pisos para a passagem dos tubos.

Além disso, ele precisa saber se o ponto de força possui a capacidade indicada pela instaladora. Hoje em dia fazer a instalação de ar condicionado em casa, no escritório ou na casa de praia virou algo essencial.

Com progressivo aumento da temperatura de uns anos pra cá, está ficando cada vez mais difícil agüentar as altas temperaturas, principalmente no verão. O ar condicionado proporciona um ambiente muito mais acolhedor e agradável e diminui até a fadiga pelo excesso de calor.

Verifique, antes de comprar o aparelho de ar condicionado, a potência e o tamanho do mesmo para evitar sobre carga no circuito, além de incompatibilidade com o tamanho do caixilho. Ao instalar o seu ar condicionado, observe bem a vedação entre a parede do aparelho e o caixilho de alumínio para evitar infiltrações e que, com a perda de temperatura para o ambiente externo, haja um consumo maior de energia.

– O aparelho deve ser instalado em relação ao solo a uma altura entre 1,50 m e 1,80 m.

– Se não for possível, deve -se observar uma distância mínima de 0,50 m de qualquer parede.

– Procure instalar o aparelho mais centralizado possível de preferência voltado para a maior área do quarto ou da sala, escritório, etc.

– Se for colocar mais de um aparelho numa mesma parede mantenha uma distância mínima de 1,5 m entre eles.

– O buraco na parede deve permitir o encaixe perfeito de um caixilho , para a fixação do aparelho. A espessura dessa madeira deve ser no mínimo de 2,5 cm.

– As aberturas laterais e superiores do aparelho devem ser sempre voltadas para o exterior e totalmente desobstruídas para que a movimentação do ar no compressor e condensador se processe normalmente.

– A espessura máxima da alvenaria é de 17cm.

– Normalmente pode-se colocar o ponto de força (a tomada) à esquerda ou à direita do aparelho.

– Não se deve cortar ou deixar cortar a fiação elétrica que vem de fabrica.

– Não importa o lado de saída do rabicho (fiação que liga aparelho a tomada) ele pode ser reposicionado do lado que se queira, no momento da instalação, através da retirada da frente plástica do ar.

– Se houver necessidade deve-se trazer a tomada exclusiva para mais perto do aparelho.

– Os aparelhos devem ser instalados com uma pequena inclinação de 1cm na base. Para facilitar o escoamento da água.

– Pode-se fazer uma ligação simples (com um tubo de plástico) do ponto de dreno à rede de drenagem ou a áreas por onde a água possa escoar (jardim, etc.) evitando o pingamento em áreas não apropriadas.

– É normal pingar água do condicionador. Veja outro artigo que tem informação sobre esse assunto.

Fonte: http://www.ar-condicionado.org/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...