Quem procura um aparelho de ar condicionado mais econômico já pode encontra no mercado a solução de aparelhos com a tecnologia inverter.

Esta tecnologia permite que o compressor do aparelho funcione de uma maneira diferente dos compressores convencionais, enquanto estes últimos só possuem dois estados de funcionamento, ligado e desligado, a tecnologia inverter permite que o compressor oscile sua velocidade gradativamente, além disso este tipo de compressor atinge uma velocidade de funcionamento maior no início do ciclo de refrigeração, atingindo a temperatura desejada mais rapidamente.

Com o ambiente na temperatura programada o compressor com funcionamento inverter não se desliga, mas reduz a sua velocidade de operação podendo variá-la para mais ou para menos objetivando manter a temperatura adequada.

Os compressores convencionais atingem velocidades menores e, por consequência, demoram mais a atingir a temperatura programada, e quando esta temperatura é alcançada ele se desliga (desarma), voltando a funcionar a toda velocidade quando a temperatura subir.

Os picos de gasto de energia de um aparelho de ar condicionado ocorrem no momento em que os mesmos são ligados, como os compressores convencionais ligam e desligam várias vezes para manter a temperatura desejada os compressores inverter levam vantagem neste quesito, uma vez que não se desligam para manter a temperatura ambiente.

Como podemos perceber esta tecnologia permite climatizar um ambiente de maneira mais rápida, manter a temperatura estabilizada no nível mais próxima do desejado e ainda economizar energia elétrica evitando os picos de gasto que ocorrem quando o compressor é ligado. O nível de ruído também é menor, uma vez que o compressor não trabalha o tempo todo com a potência máxima, o desgaste do aparelho também fica bastante reduzido, podendo até mesmo durar por mais tempo.

O gráfico abaixo mostra a evolução de um compressor convencional e de um compressor inverter.

Perceba que o inverter (inversor) inicia o processo de climatização (linha laranjada) a uma velocidade maior que o compressor convencional (linha verde), depois disto a velocidade do compressor inversor vai sendo reduzida gradativamente até quase estabilizar, enquanto a velocidade do compressor convencional oscila entre o ponto de desligado e a potência máxima deste. No gráfico das linhas tracejadas podemos notar que a temperatura do ambiente que utiliza o compressor inversor (linha laranjada tracejada) oscila bem menos que a de um ambiente com compressor convencional (linha verde tracejada).

Os compressores dotados da tecnologia inverter por manterem um funcionamento mais estável, fugindo dos momentos de pico de potência acabam por serem até 40% mais econômicos que os compressores que não possuem a mesma tecnologia.

Mas nem tudo são flores, aparelhos de ar condicionado com esta tecnologia são mais caros, no entanto, com o tempo e a economia de energia a diferença de valor acaba desaparecendo.

Fonte: http://www.pontodepartida.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...