Como sempre os japoneses. A invenção das panelas de arroz foi uma grande sacada dos japoneses. Digo isso por que os primeiros modelos eram facilmente encontrados no bairro da Liberdade há anos atrás. Com o mito de deixar o arroz papa, adequado ao paladar japonês, mas rejeitado pelo paladar brasileiro, a princípio não tinha grande aceitação dos brasileiros.

Fundamentos da panela elétrica de arroz
O arroz precisa de muita água e muito calor para se tranformar de um grão pequeno e duro no arroz cozido. Por essa razão, o cozimento dos grãos acontece em quatro fases.

  1. Ficar de molho na água.
  2. Fervura.
  3. Absorção da água (vaporização)
  4. Descanso.

As panelas elétricas de arroz guiam automaticamente o arroz através desses quatro estágios. O eletrodoméstico consiste em uma estrutura principal, uma cuba interna de cozimento, uma resistência elétrica, um termostato e alguns botões.

A água e o arroz ficam dentro da cuba de cozimento enquanto ela é inserida dentro do aparelho. O peso da panela ativa o termostato e a resistência elétrica ferve a água rapidamente. O termostato é um termômetro pequeno ativado por mola que calibra a temperatura do conteúdo da panela. Esse termômetro fica no fundo da estrutura principal da panela elétrica de arroz.

As panelas elétricas de arroz simples geralmente aquecem o conteúdo transferindo o calor da resistência para a cuba de cozimento e o tipo de metal utilizado pode aperfeiçoar essa transferência. Alguns metais como o cobre e o alumínio são altamente condutores. Em outras palavras, eles transferem o calor com mais facilidade. Uma larga gama de materiais pode ser utilizada para a fabricação da cuba de cozimento e cada tipo pode afetar o tempo total que a panela leva para cozinhar o alimento.

O processo de cozimento do arroz é simples. A água ferve a 100º C e quando atinge esse ponto de fervura, ela não esquenta mais. Enquanto houver água na panela, a temperatura deve ficar estável. Quando o arroz absorve toda a água da panela, a temperatura começa a subir. A panela elétrica de arroz detecta essa mudança, podendo se desligar ou entrar no ciclo de aquecimento. Neste ponto, o arroz terminou de cozinhar e entrou no estágio de descanso.

Mesmo que as panelas elétricas de arroz não aumentem a velocidade do processo de cozimento, elas conseguem completar a tarefa com menos erros e menos bagunça.

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...