Você pode encontrar um secador de cabelo em qualquer loja de produtos  a preços populares.

Este modelo tem dois interruptores, um para ligar e desligar e um para controlar a velocidade da corrente de ar. Alguns modelos possuem um interruptor extra que permite a regulagem da temperatura da corrente de ar.

Um secador de cabelo básico

O secador faz com que seja acelerada a evaporação da água na superfície de seu cabelo. O ar quente aumenta a temperatura do ar que cerca cada fio. Considerando que o ar morno pode conter mais umidade que o ar em temperatura ambiente, mais água pode se mover do seu cabelo para o ar.

Veja também a Parte 2 desse artigo.

O aumento da temperatura também facilita que as moléculas individuais em uma gotícula de água superem a atração entre elas e passem do estado líquido para o gasoso.

Secadores de cabelo começaram a ser vendidos nos anos 20. Desde então, têm sido lançadas milhares de patentes para equipamentos de diferentes modelos, mas a maioria delas só ajusta o visual externo para que o produto pareça esteticamente mais atraente. Com exceção da adição de algumas características de segurança, o interior de um secador de cabelo não mudou muito com o passar dos anos.

Um secador de cabelo necessita de apenas duas partes para gerar o fluxo de ar quente:

  • um simples ventilador acionado por um motor
  • uma bobina de aquecimento (resistência elétrica)
Interior do secador de cabelo:
ventilador acionado por motor (esquerda) e o mecanismo de aquecimento (direita)

Secadores usam um ventilador acionado por motor e uma bobina de aquecimento por indução para transformar energia elétrica em condutor convectivo. O mecanismo todo é bem simples:

  1. quando você coloca o secador na tomada e o liga, a corrente passa por ele;
  2. o circuito fornece energia ao fio exposto e enrolado do mecanismo de aquecimento, que se aquece;
  3. a corrente faz com que o pequeno motor elétrico gire, acionando o ventilador;
  4. a corrente de ar gerada pelo ventilador é direcionada pelo cilindro do secador sobre e através do mecanismo de aquecimento;
  5. assim que o ar passa pela bobina, é aquecido através de convecção forçada  (site em inglês);
  6. o ar quente flui para fora pela ponta do cilindro.

Produzindo uma corrente de ar

Em primeiro lugar, como um secador produz um fluxo de ar tão forte? Este modelo usa um pequeno ventilador que se parece com uma turbina hidráulica. Ao contrário da roda hidráulica, que aproveita a força potencial da água corrente para gerar energia, o ventilador, um secador de cabelo, usa energia elétrica para gerar a corrente de ar.

O pequeno motor, na verdade, está dentro do ventilador que é preso firmemente a sua ponta. Quando você fornece energia, motor e ventilador giram juntos. O movimento centrífugo das hélices do ventilador puxa o ar para dentro através das pequenas aberturas circulares de entrada de ar, na lateral do secador.

Esses furos são cobertos por uma tela de segurança que previne que outros objetos (como fios do seu cabelo) sejam sugados também. O ar é então soprado pelo cilindro do secador.

O pequeno ventilador preto está posicionado no alto do motor. O motor gira o ventilador. O ar é puxado através das aberturas na lateral do secador.

A maioria dos secadores produz fluxos de ar fortes e fracos. Você verá isso no manual que acompanha o secador como velocidade alta ou baixa, porque mudar a corrente de ar implica modular a velocidade em que o motor está girando. Isto é realizado alterando a corrente que flui pela parte do circuito que alimenta o motor.

Quando a energia fornecida é baixa, o giro do motor e do ventilador é lento. Menos ar é soprado pelo secador. Com mais energia, o motor acelera. O ventilador gira rapidamente, puxando mais ar e aumentando o fluxo de ar.

Dois interruptores controlam quando e a quantidade de corrente que passa pelo circuito do secador. Um (esquerda) regula a velocidade do motor (e assim o fluxo de ar) e o outro (direita) liga e desliga o secador.

 

Continue lendo a Parte 2  sobre secadores de cabelos.

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...