Lavar roupas de modo adequado aumenta a durabilidade das peças e faz você poupar tempo e esforço.

Máquina de lavar roupa ou lavadoura é uma máquina projetada para limpeza de roupas. Geralmente o termo é empregado para equipamentos que usam água como meio principal de limpeza. Consiste basicamente num recipiente que se enche de água e no qual um sistema mecânico agita as peças de roupa a serem lavadas.

Dicas na hora de escolher

– A existência do controle de nível de água é importante para economizar água quando for lavar pouca roupa.

– Lavadoras com controles giratórios tendem a ser mais baratas que as lavadoras com displays digitais ou com mostradores digitais.

– É importante que sua nova lavadora tenha controles de velocidade para roupas mais delicadas ou lavagens mais pesadas.

– Alguns modelos novos possuem recursos que permitem reaproveitar a água tornando a máquina um pouco mais cara mas consumindo menos água e isto pode compensar o custo.

As máquinas com abertura frontal,  possuem um cilindro montado horizontalmente, sem agitador central, mas com a porta estanque e com visor de vidro. Elas são boas para quem tem pouco espaço e pretende colocar a máquina em um móvel elevado em cozinhas planejadas ou área de serviço planejada.

As com abertura superior, recebem a roupa em um cilindro montado verticalmente, com um agitador central e tem a tampa por cima.

Ambos os modelos tem a capacidade de lavar automaticamente, propelidos por motor elétrico, executando ciclos de lavagem, enxágue, centrifugação e pré programados de acordo com o tipo de roupa. O uso de componentes eletrônicos digitais atualmente substituem complexos sistemas mecânicos usados anteriormente para controlar a lavagem.

Ligadas a um ponto de força elétrica, um ponto de entrada de água e uma saída para a água servida, com timer programável e depósito de sabão e amaciante, trabalham sem supervisão, lavando, enxaguando e retirando o excesso de água por centrifugação.

Algumas máquinas mais modernas também secam a roupa com ar quente após a lavagem. Podem ainda ter seu comando eletrônico ligado à uma rede de computadores, permitindo acompanhamento e comando pela Internet.


Sabão na medida certa.  Usando sabão além da quantidade indicada (consulte o manual da sua máquina de lavar para saber qual é o limite), tudo que você conseguirá é um desperdício desnecessário e o risco de manchar suas roupas. O excesso do produto só fará mais espuma, reduzindo a ação mecânica de limpeza e impedindo a máquina de remover todo o sabão que ficou retido no tecido,  além de demorar mais para secar e assim ficar com mau cheiro provocando a degradação precoce das fibras.

Se a máquina de lavar transbordar por ter espuma demais, coloque uma pitada de sal de cozinha na água que a espuma diminuirá…


Nunca despeje qualquer produto de limpeza (sabão/ amaciante) diretamente sobre a peça.

O uso de amaciante finaliza o processo de lavagem. Afinal todo mundo adora o cheirinho que ele deixa e seu efeito na textura das roupas. Só tome cuidado para, aqui também, utilizar a dosagem certa – leia a indicação na embalagem.

Jamais amaciante, use vinagre de álcool branco (bactericida e não poluente) quando lavar roupas de cor, peças de lã/linha, edredons, colchas, roupões e toalhas, além de retirar os restos de sabão da roupa, mantém as cores, deixa-a suave, macia, desinfectada e mantém a máquina limpa muito mais tempo, já que vai limpando os canos.

Proibido deixar de molho! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quando se deixa a roupa de molho de um dia para o outro, ela acaba ficando mais suja.  O sabão possui um agente que segura a sujidade em cima da água para não voltar ao tecido, mas isso ocorre por um tempo determinado. Assim, sendo ultrapassado esse tempo, a sujeira só se espalha ainda mais. O tempo adequado é de 60 minutos.

– Para lavar a roupa preta, vermelha ou escura sem perder a cor, uma regra é jamais deixar as peças de molho. Quanto menos elas forem expostas ao sabão e ao sol, mais vão durar. O truque para não desbotar é acrescentar um pouco de sal ou vinagre durante a lavagem e o enxágue.

Lavar com alvejantes (cândida, água sanitária etc)

– Colocar sabão e alvejante para lavar uma roupa muito suja. Ao invés de limpar, ele pode fixar certas sujidades.

– Alvejante em peças coloridas: por possuir cloro, ele destrói os corantes e desbota a roupa. O correto, nestes casos, é optar por alvejantes à base de peróxido.

– Deixar o alvejante agir por muito tempo: Deixe, no máximo, por 15 ou 20 minutos – o cloro degrada as fibras e as enfraquece.

– Não removê-lo totalmente: Depois de usar alvejante no tanque, ele permanece ali e pode manchar uma roupa colorida que você coloque, em seguida, no local. Uma passada de água não o remove completamente. O ideal é enxaguar o tanque com muita água ou espalhar um copo de 100ml de vinagre de vinho branco, o que neutralizará o cloro residual, além de tirar o cheiro das mãos.

As roupas brancas podem amarelar se lavadas por período longo demais em temperatura muito alta.

– Também é preciso ter cuidado com aquelas manchas esbranquiçadas que aparecem por causa do excesso de sabão ou amaciante. Se as peças ficarem manchadas, antes de lavá-las novamente, experimente passar uma escova de roupas. Muitas vezes são apenas resíduos de lavagem que saem facilmente com uma boa escovada.

Como limpar a máquina

– O cuidado com as suas roupas depende do cuidado que você tem com a sua máquina, é necessário fazer a higienização (retirar os restos de amaciante e de detergente que ficam impregnados) para que ela continue funcionando bem, e limpando suas roupas de verdade. Basta pôr na máquina vazia cerca de um litro de água sanitária ou vinagre de álcool branco e ligá-la no ciclo normal com nível de água alto. Repita o processo a cada dois meses.

– Os filtros, que retêm os fiapos que se soltam das roupas, também devem ser limpos freqüentemente apenas com água.

– Para a limpeza externa, passar um pano com água e sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos ou à base de solventes.

 

Fonte: http://organizeassim.blog.uol.com.br/

Veja outros artigos relacionados:

180 animações sobre refrigeração, eletrônica, máquinas e instrumentos

A História Máquinas de Lavar Roupas

A Máquina de lavar roupa sustentável foi criada por um Australiano

A melhor máquina de lavar roupas

Animação do funcionamento de uma lavadora de roupas

Calcule o Consumo elétrico

Como consertar máquinas de lavar roupa

Como lavar roupas

Como lavar roupas em uma máquina de lavar

Conheça as diferenças entre lavadora de roupas e tanquinho

Conheça as principais marcas de eletroportáteis

Conheça as principais marcas de lavadoras de roupa

Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 1

Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 2

Criança fica presa dentro da lavadora ligada após brincadeira infeliz do pai

Cuidados para produtos INOX

Cursos para consertar eletrodomesticos

Dicas de Lavanderia Hospitalar

Dicas para escolher a lavadora de roupas mais adequada para sua casa

Dicas para lavar roupas

Electrolux mostra conceito de lavadora de roupas de mão, totalmente portátil

Eletrodomésticos atuais, com visual de antigamente.

Gata persa sobrevive a ciclo completo de máquina de lavar roupas

Lava Louças – Fazendo manutenção na bomba de água

Lavadora de Roupas Super Compacta

Lavagem por Turbilho namento

Lave suas roupas em 20 segundos sem água e sabão

Máquinas de Lavar Roupas – História da Roupa

Máquinas de Lavar Roupas – Lavadoras Portáteis

Máquinas de Lavar Roupas da Xeros

Menina chinesa fica entalada em lavadora de roupas

Não ser enganado por técnicos de assistência técnica

Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos

Qual é a melhor panela elétrica de arroz?

Qual é o melhor tipo de lavadora

Super promoção: Lavadora de Roupas por 15 Reais

Tabelas de consumo e eficiência energética dos produtos

Tela metálica para proteger seu fogão ou lavadora contra ratos e baratas

Um pouco de história – A máquina de Lavar Roupas

Uma cozinha em uma mesa

Veja os cuidados com eletrodomésticos na hora da mudança

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...