Escrito por: Evelyn Umberti

O aterramento visa aumentar a sua confiabilidade em determinado local, reduzindo o risco de incidentes, principalmente quando ocorrer correntes de fuga.

A realização de um aterramento pode proteger você e sua família de um desagradável choque elétrico. Lembre-se que a falta do aterramento é bastante perigosa e aumenta o risco de falhas de equipamentos. Sem uma proteção eficaz, além do risco de se expor ao choque, problemas de distorção harmônica, intermitência, erros de leitura e outros podem ocorrer.

fuga_de_corrente

As correntes de fuga precisam ter um caminho propício para o solo, com um aterramento realizado de maneira correta, os temíveis acidentes indesejados não vão acontecer. Os profissionais devem obedecer todos os padrões de aterramento para que nada fuja do esperado. Entretanto, um bom aterramento não é apenas seguro, ele também é utilizado para evitar danos às redes elétricas, plantas e equipamentos industriais.

Quais tipos de materiais são usados nos aterramentos:

– Caixa de inspeção;

– Caixa de inspeção suspensa;

– Conector cabo-haste;

– Conector para haste terra;

– Conector split bolt com furo;

– Conector split bolt com rabicho;

– Conector split bolt;

– Conectores de medição;

– Haste terra prolongável e simples;

– Luva de emenda para haste;

– Solda exotérmica;

– Tampa caixa inspeção;

– Terminal compressão 1 furo;

– Terminal de pressão.

 

Muitas pessoas não imaginam, mas, todos os anos, milhões de reais são perdidos por conta de danos envolvidos com incêndios elétricos em residências, comércios e indústrias. Aqui, não podemos deixar de destacar que além da perda material, em determinadas situações, também existem mortes (que acontecem no ambiente de trabalho ou em casa).

O aterramento vai aumentar a sua confiabilidade no local, reduzirá o risco de incidentes, principalmente quando ocorrer correntes de fuga. Os choques elétricos acontecem porque existe uma diferença entre a pessoa e eletrodoméstico, o que ocasiona a descarga. Apesar de não ser forte e não causar sérios danos à saúde, ele assusta e atormenta a vida de muita gente. Apesar de não ser letal, essa descarga pode estragar diversos equipamentos e dispositivos, por isso dê atenção especial aos detalhes que envolvem os sistemas de energia elétrica.

Dica

Sistemas simples de aterramento consistem em um único eletrodo enterrado no solo. Esse modelo é encontrado facilmente em residências ou em comércios de pequeno porte. Já os mais complexos são usados nas grandes subestações de geração de energia, escritórios centrais, bem como em locais de torres de transmissão.

Fonte: Santa Luiza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...