Você geralmente ouve que os fornos de microondas cozinham o alimento “de dentro para fora”.

O que isso significa? Veja uma explicação para ajudá-lo a entender a culinária de microondas.

A ideia de usar micro-ondas para cozinhar alimentos foi descoberta por Percy Spencer que trabalhava na empresa Raytheon, fabricando magnetrons para aparelhos de radar.

Um dia estava trabalhando num aparelho de radar ativo quando observou uma sensação repentina e estranha, e viu que uma barra de chocolate que tinha no seu bolso tinha derretido.

Percy não era nenhum estranho às descobertas e experiências, devido ao seu suporte a 120 patentes e entendeu perfeitamente o que tinha acontecido.

O primeiro alimento a ser cozido deliberadamente com micro-ondas foi a pipoca e o segundo um ovo, que cozinhou de dentro para fora e explodiu devido à pressão.Vamos dizer que você queira assar um bolo no forno convencional. Normalmente, você assaria o bolo a mais ou menos 176ºC. Mas vamos dizer que, acidentalmente, você ligue o forno a 315,5ºC.

O que vai acontecer é que o exterior do bolo vai queimar antes que o interior esquente. Em um forno convencional, o calor tem que migrar (por condução) de fora do alimento para o meio .

Você também tem ar quente e seco do lado de fora do alimento que está evaporando umidade.

Então, a parte de fora vai ficar crocante e dourada (por exemplo: o pão forma a casquinha, ao passo que a parte de dentro vai ficar úmida).

Na culinária de microondas, as ondas de rádio penetram no alimento, estimulando muito as moléculas de água e de gordura por igual em todo o alimento. Nenhum calor tem que migrar para o interior por condução.

Há calor em toda parte e por igual, pois as moléculas são estimuladas por igual. É claro que há limites. As ondas de rádio não penetram por igual em pedaços grossos de alimentos (elas não completam o caminho até o meio), e também há “pontos quentes” causados pela interferência das ondas, mas você entendeu.

O processo completo de aquecimento é diferente porque você está “estimulando os átomos” em vez de “conduzir o calor”.

No forno de microondas, o ar no forno está em temperatura ambiente; então, não há como formar uma casquinha. É por isso que as massas para tortas de microondas algumas vezes vêm com uma bandeja de alumínio coberta com papelão.

Você coloca o alimento na bandeja e depois no microondas. A bandeja reage à energia das microondas, ficando muito quente. Esse calor externo faz com que a casquinha fique crocante como ficaria em um forno convencional.

 

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br e http://pt.wikipedia.org

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...