Eletrofitas: o que são e como funcionam?

Por Weruska Goeking

Eletrofitas: o que são e como funcionam?

Quebrar uma parede nova e recém pintada para aumentar o número de tomadas ou de pontos de iluminação não é uma prática agradável, embora às vezes seja necessária. Foi pensando nesse tipo de situação que o administrador de empresas John Davies desenvolveu no Brasil a Eletrofita, um conceito semelhante a um produto conhecido e utilizado nos Estados Unidos e na Europa como Undercarpet  que usa cabos planos e paralelos para a condução de eletricidade.

Os componentes de um sistemas Eletrofitas podem custar mais que os de uma instalação usual (eletrodutos, caixas, condutores isolados), contudo, não há gastos com pedreiro para quebra, reconstrução e acabamento da parede.

De acordo com Davies, a vantagem da Eletrofita, além de descartar a quebra de paredes, é a maior dissipação de calor e eficiência em caso de sobrecarga, além de não oferecer nenhum risco maior que o uso de fios e cabos comuns. O produto é indicado para instalações internas, principalmente em pré-moldados, divisórias, paredes de gesso acartonado (dry wall).. “Não é um produto para substituir os fios em toda a instalação, é um complemento para locais mais difíceis, onde não se pode usar fios comuns e onde não se pode, ou não se quer, quebrar”, completa.

O consultor e engenheiro eletricista Hilton Moreno acredita que usar condutores planos isolados e protegidos mecanicamente por uma chapa ou outro material mecanicamente resistente, como é o caso do Undercarpet ou da Eletrofitas, pode ser uma opção na instalação, desde que o sistema seja exaustivamente ensaiado. “O tipo de solução apresentada é perfeitamente adequado e pode até ser algo seguro, desde que devidamente normalizado, bem produzido e bem instalado”, ressalta.

A correta instalação é apontada pelo engenheiro eletricista Paulo Barreto como ponto principal para a obtenção do melhor desempenho possível para este tipo de produto.  “No Brasil temos problema com mão de obra barata e precária, o que não acontece na Europa, que possui serviço especializado”, compara.

Como este tipo de produto ainda é pouco conhecido no mercado nacional, trazemos um passo a passo mostrando sua correta instalação. Confira a seguir.

1º passo – Destacar e cortar a isolação de policarbonato.

2º passo – Encaixar o conector de três saídas deslizando-o lateralmente.

3º passo – Conectar com a rede e destacar o papel protetor ao aplicar o lado adesivado à superfície, acompanhando a linha traçada, garantindo assim o alinhamento desejado.

4º passo – Aplicar a tela de fibra de vidro TFV-100 para proteção mecânica, evitando trincas na massa.

5º passo – Conectar a tomada externa.

6º passo – Recobrir com massa e pintar.

7º passo – Instalação pronta.

 

Mais sobre a Eletrofita

Eletrofita, um condutor elétrico em forma de adesivo

Esqueceu de deixar um conduíte para passar aquele fio? A solução é chamar um pedreiro e quebrar a parede, Certo? ERRADO!!! A empresa “J Davies “ desenvolveu uma solução para esta necessidade, a Eletrofita. A eletrofita é basicamente um condutor elétrico capaz de ser literalmente colado sobre a parede e substituindo assim a necessidade de perfurar a alvenaria para a instalação de eletrodutos. De forma fácil, eficiente e segura é possível fazer adaptações em instalações existentes a fim de suprir a ausência de uma infraestrutura necessária. 

Aplicação

É muito comum, em nosso dia a dia, decidirmos mudar o lay out em nossas residências ou mesmo em um ambiente de trabalho e na grande maioria das vezes isso implica em mudar a disposição de tomadas e/ou iluminação.

Também nos deparamos com necessidades específicas como por exemplo instalar um ventilador em um determinado cômodo, mas o problema é que nem sempre temos a disposição um ponto de tomada para a instalação. A solução mais óbvia seria a alteração da alvenaria com a instalação de eletrodutos (conduíte), em alguns casos réguas de tomadas ou filtro de linha, nestes dois últimos casos pode se tornar uma aplicação inviável quando tratamos de segurança. A Eletrofita soluciona este nosso “problema” tornando-se uma solução eficiente e economicamente viável.

É realmente mais barato trabalhar com a Eletrofita?

Em situações “emergenciais” onde a necessidade exige mudanças na estrutura civil, o custo de mão de obra de um pedreiro somados aos custos de cimento, cabos e eletrodutos, com certeza torna-se viável a

25 metros da Eletrofita 2,5mm2 = 50m de cabo 2,5mm2 + 25m de 1,5mm2e custa aproximadamente R$560,00 (02.07.2012)

utilização desta tecnologia, no entanto, cogitar 100% de uma instalação elétrica com a eletrofita é algo nada barato.

Como instalar a eletrofita?

Vejamos a seguir dois vídeos publicados pelo fabricante do produto, trata-se de duas aplicações práticas de utilização deste recurso. O Primeiro vídeo trata de um implementação de um ponto de tomada e o segundo vídeo aborda a instalação de um ventilador de teto.

Vídeo 1: Instalação de Tomadas

 

Vídeo 2: Instalação de Ventilador

 

Neste outro video, Bel Lobo mostra como é possível instalar uma tomada no meio do quarto sem danificar nem o piso e nem as paredes.

 

Mais sobre Eletrofitas

Com resistente revestimento isolante de policarbonato sobre ambas as faces, as laminas de metal condutor possuem ampla superfície, otimizando o fluxo de eletricidade e dissipação de calor.

Uma Eletrofita pode ser aplicada tanto na ampliação de instalações existentes, através da utilização dos conectores próprios, como para reformas de prédios ou redistribuição dos pontos de tomadas.

A distribuição interna de toda a rede elétrica pode ser executada também em prédios novos, sobre paredes acabadas ou não e sob pisos e azulejos.

Em prédios alugados, onde não se deseja quebrar paredes para fazer instalações temporárias, o uso da Eletrofita é ideal, pois a sua remoção é simples, possibilitando a restituição do imóvel nas suas condições originais.

Eletrofitas, depois de aplicadas, podem ser ocultadas sob papel de parede ou com pintura, na mesma tonalidade da superfície. Aceitam massa e tinta, tornando-se assim totalmente invisíveis. Uma tela de fibra de vidro garante proteção mecânica contra impactos. Consulte a linha de produtos e acessórios disponíveis.

Fabricadas por processo não poluente, com materiais de alta qualidade e 100% recicláveis, Eletrofitas são produtos ecologicamente corretos e o seu processo de instalação não produz poeiras ou vapores nocivos à saúde.

Perguntas Frequentes / Instruções de Instalação / Onde Encontrar

1) A Eletrofita serve para colar os fios?
R: Não. A Eletrofita já é o próprio fio isolado e adesivado.

2) A Eletrofita serve tanto para 110 V como para 220 V?
R: Sim, mas Corrente elétrica é que deve ser observada, pois a Tensão menor pode exigir mais Corrente da instalação. Calcule pela fórmula:

WATTS =  AMPERES x VOLTS

Por exemplo: 2200W = 20A x 110V

3) Como faço a conexão da Eletrofita com a rede?
R: Existem os conectores próprios fornecidos na linha de acessórios, mas pode ser ligado também com solda estanho ou por crimpagem.

4) Como faço uma curva ou cotovelo com a Eletrofita?
R: A Eletrofita pode ser dobrada, mas para manter a face adesivada para baixo, é preciso dobrar duas vezes. A primeira dobra no sentido contrário ao desejado e a segunda dobra na direção certa.

5) Se alguém bater um prego na parede, não existe o perigo de furar a Eletrofita?
R: Normalmente os locais por onde passam as redes elétricas do ambiente, como próximo aos batentes das portas, ou dos rodapés, não é comum colocar pregos. Os pregos perfurariam também os conduites plásticos dentro das paredes, portanto o mesmo cuidado deve ser tomado com a Eletrofita, embora não haja risco de curto-circuito, pois jamais duas fases diferentes serão perfuradas pelo mesmo prego.

6) Se alguém bater um móvel contra a parede e atingir a Eletrofita, existe perigo?
R: Não, o revestimento de policarbonato é de alta resistência a impactos sendo também recomendada a aplicação de tela de fibra de vidro para proteção adicional.

7) Posso aplicar a Eletrofita sobre qualquer superfície?
R: Sim, desde que proporcione base estável para adesão. Paredes com tintas descascando, ou com umidade devem ser reparadas antes da utilização da Eletrofita.

8) Posso colocar a Eletrofita no muro do quintal?
R: A Eletrofita é recomendada para ambientes internos, protegidos de intempéries.

9) A Eletrofita pode pegar fogo se sobrecarregada?
R: Não. A Eletrofita resiste a temperaturas altas e a queima de fusíveis ou desarmamento de disjuntores adequados à instalação ocorrem muito antes de qualquer dano à Eletrofita.

10) Como passo a Eletrofita de um ambiente para outro?
R: Se não há passagem, é preciso usar broca fina de metal duro para abrir uma fenda com a largura suficiente.

11) Posso colocar a Eletrofita sobre o piso?
R: Sim, mas é preciso tomar alguns cuidados. A Dupla proteção se faz necessária através da colocação de filme protetor de policarbonato, fornecida na linha de acessórios. O cuidado no arrastar objetos e móveis que possam danificar a Eletrofita é fundamental. Qualquer dano na isolação requer sua imediata substituição. Tapetes ou carpetes não apresentarão ondas ou relevos por onde passa a Eletrofita.

12) Quais ferramentas e materiais podem ser utilizadas na instação da Eletrofita?
R: Ferramentas:tesoura (bem afiada), estilete, alicate, chave de fenda fina, trena, ferro de solda (se houver necessidade), lápis ou giz. Materiais:solvente de limoneno ou limpa metais “Brasso”, verniz impermeabilizante ou resina acrílica, solda de estanho para fios.

Fontes:
http://www.giamar.com.br/
http://www.saladaeletrica.com.br/
http://www.osetoreletrico.com.br/
http://globotv.globo.com/.

 

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...