Entenda tudo para escolher o fogão ideal para sua casa, que atenda todas as reais necessidades

Se o melhor da festa  está na cozinha, o melhor da cozinha, com certeza é o fogão. Sem ele, nada de festas e ocasiões especiais, nada de peru de natal ou bolo de domingo. Como nas melhores receitas, a escolha do melhor fogão tem lá seus segredinhos que envolvem conhecer o ritmo de sua casa, o perfil de sua família e até mesmo o espaço que você tem na cozinha.

Um fogão para cada tipo de casa, família ou ocasião

De piso 

É o modelo convencional que pode ser colocado em qualquer lugar, semprecisar de instalação especial.  O funcionamento é a gás, tem um forno (ou dois nos modelos mais modernos) e opção de quatro, cinco ou seis bocas.

A escolha da quantidade de bocas é determinada pelo tamanho da família e agilidade que sua cozinha precisa.

 

De embutir

Tem todas as características do fogão de piso, exceto pelo fato de  ser

embutido em pias ou armários, ficando suspenso nesses móveis. É importante que tenha ventilação (abertura de ar em baixo e na parte traseira) de resfriamento, que impede o aquecimento das paredes e móveis com os quais tenha contato.

Facilita a limpeza da cozinha já que não é preciso ficar arrastando-o para limpar o chão e atrás dele, porém não permite que você o mude de lugar sem passar por reformas.

 

Fogão de Mesa (Cooktop e Dominó)

cooktop

cooktop

Os modelos cooktop e dominó são aqueles que têm apenas as bocas superiores numa base que pode ser instalada em pias,  móveis,  mesas,  etc. São indicados para quem tem em casa cozinhas planejadas que possam acomodar a ele e ao forno num projeto só.  Podem ser a “gás” e “elétricos vitrocerâmicos”.

Tipo dominó

Tipo dominó

cooktop-eletrico

cooktop-eletrico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os elétricos vitrocerâmicos estão disponíveis em versões com painel digital ou controle manual e ainda em modelos com sistema de indução (placas magnéticas) ou radiação (resistências elétricas).

Cooktop conjugado com pia

Cooktop conjugado com pia

Nos cooktops elétricos vitrocerâmicos a limpeza é fácil e rápida, pelo fato da superfície ser de vidro, bastando um detergente neutro, ou até mesmo limpa-vidros.

Vale ressaltar que este vidro é totalmente resistente contra choques térmicos.
Existem ainda cooktop alternativos conjugados com uma pia, por exemplo.

 

Industriais

Muito utilizados em escolas, hospitais, hotéis, clubes, os fogões industriais são

robustos, feitos de aço e de funcionamento simples.  Normalmente são confeccionados para gás de rua, mas podem ser convertidos para botijão normal.

A maioria dos modelos tem de quatro a seis bocas e são indicados,  também, para casas de veraneio dada a sua resistência.

 

 

Fogão a lenha

Neste modelo o foco está no sabor e na paciência. Trata-se de uma excelente opção para você deixar sua cozinha ainda mais aconchegante, pois fogões alenha aquecem o ambiente com o calor emitido.  Com ele você reúne a família e degusta o sabor incomparável e o cozimento lento e homogêneo dos pratos.  É uma indicação super especial para a casa na serra, ou em lugares frios.

 

Fogareiro e fogão de 2 bocas


Estes modelos são utilizados em camping ou até mesmo como um segundo fogão colocado em um quintal, pois muitas pessoas preferem cozinhar fora da cozinha principalmente para evitar fumaça de frituras.

 

Fique atento

• Veja a etiqueta de classificação (PBE) quanto ao consumo de gás;

• Nos modelos que utilizam energia elétrica para algumas de suas funções, observe a classificação na etiqueta de consumo de energia;

• Atenção no tipo de chama. As chamas mais potentes (o nome muda de acordo com o fabricante: mega-chama, chama trilha, cozimento rápido) garantem facilidade, rapidez e uniformidade nos preparos que exigem grande tempo de cozimento (feijão, assados etc);

• Ao escolher fogões, fique de olho na praticidade dos fornos: se você utiliza bastante, prefira os com autolimpeza ou limpeza fácil. Grandes pratos são preparados com maior comodidade nos modelos com prateleiras deslizantes. E porque não olhar fogões com forno duplo? São super práticos e rápidos;

• Para as famílias com a rotina agitada, não deixa de verificar itens como acendimento automático, fornos com autolimpeza ou limpeza fácil, grill, etc.

 

Fonte: http://www.magazineluiza.com.br

Qual é o melhor fogão?

A instalação de gás de sua casa é segura?

Fogão conectado à internet, lava-louças com sensor de sujeira e mais novidades

Desvende os segredos dos fogões e fornos e saiba qual a melhor opção

Como acender o forno com válvula de segurança do forno?

Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos

Algumas dicas para montar sua cozinha masculina

A cozinha ganha uma mesa com fogão embutido

Componentes dos Fogões a Gás

Conheça as diferenças entre placas vitrocerâmica e indução

Cuidados para produtos INOX

Guia de Compra de Fogão

Componentes dos Fogões a Gás

Como funciona a válvula de segurança de fogões

Gás encanado ou de botijão?

Instalação fogão de embutir

Saiba como instalar seu fogão de piso

Um pouco sobre a história do fogão

Professor ensina a fazer um forno solar que custa R$ 15,00

As novidades no mundo dos fogões

Fogão a gás foi a grande inovação da cozinha nos anos 30

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...