Ar Condicionado | Geladeira | Máquina de Lavar | Microondas | Fogão | Portáteis | Outros Produtos  

Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 1
Categorias: Lavadora de Roupas

Fundamentos da Máquina de Lavar

Como as máquinas de lavar exercem muitas funções, pode ser mais difícil diagnosticar um problema do que consertá-lo. Isso acontece por causa dos ciclos especiais, operadores das válvulas e motores que movimentam a água, controlam sua temperatura e rotacionam a tina.
Mas um diagnóstico é possível: tudo o que se precisa é de um pouco de bom senso e de paciência. Neste artigo mostraremos onde procurar problemas em sua máquina de lavar e como realizar pequenos reparos se houver algum componente com problemas. Depois de revisarmos algumas questões preliminares, nos deteremos em alguns diagnósticos possíveis.
Nota: muitas lavadoras de modelos mais novos podem incluir uma função de diagnóstico eletrônico que pode ser interpretada através do manual.

Cuidado: antes de qualquer coisa, certifique-se de que a lavadora esteja desligada. Desconecte a tomada e as mangueiras de água.

Operações básicas

Aqui estão alguns passos iniciais que irão ajudá-lo a diagnosticar e a consertar problemas com a máquina de lavar.

Primeiro: tenha certeza de que sua máquina de lavar esteja recebendo energia. Cheque a fiação, o conector, a tomada e os interruptores relacionados. Procure por fusíveis queimados ou curtos-circuitos no painel principal. Se tudo estiver de acordo e a lavadora, ainda assim, não estiver funcionando, aperte o botão para reiniciá-la (caso a máquina possua um).

Segundo: verifique se o botão de liga/desliga está na posição certa e de que a tampa esteja bem fechada. Examine o fecho para ter certeza de que ele não esteja obstruído por restos de sabão ou pequenos resíduos de tecidos.

Terceiro: confira se as torneiras de água estão ligadas e se as mangueiras de drenagem da água e do sabão encontram-se bem estendidas, sem nenhuma dobra. Se a máquina possuir um botão de economia de água, deixe-o apertado; a água pode não circular pelo esguicho do filtro caso a cesta não esteja cheia e este botão devidamente acionado.

Quarto: para saber se a água está na temperatura certa, cheque se o botão desta função, localizado no painel de controle, está devidamente configurado. Também verifique o controle de aquecimento da água, a configuração mínima não pode ser menor do que 49° Celsius.


Uma máquina de lavar possui uma tina e um agitador; vários ciclos controlam
a temperatura da água. Podem acontecer problemas tanto no sistema
elétrico como no hidráulico.

 

Limpando a máquina de lavar

Limpe regularmente o painel e a porta da lavadora para prevenir o acúmulo de sujeira e de detergente. Ao lavar materiais de algodão, remova os resíduos que ficarem na tina após o processo. O local de depósito do sabão pode causar mal-cheiro nas peças lavadas. Para resolver este problema adicione 0,5 kg de amaciante ou um galão de vinagre branco e execute todo um ciclo de lavagem. Se ainda assim o cheiro estiver incomodando, lave o interior da tina com uma solução caseira de amônia e detergente suave. Enxágüe e continue a limpeza com um alvejante. Cuidado: enxágüe bem antes de usar o alvejante, a combinação deste com a amônia pode formar um gás muito perigoso.

Finalmente, execute mais um ciclo de limpeza antes de colocar mais roupas para lavar.

Desmontando a máquina de lavar

O corpo da lavadora normalmente deve ser desmontado para a realização de reparos e de algumas manutenções. A máquina de lavar é conectada tanto ao sistema elétrico quanto ao fornecimento de água. Cuidado: tenha certeza de que, tanto a fiação elétrica quanto as mangueiras de água da máquina de lavar, estejam desconectadas antes de desmontá-la ou incliná-la. Para desmontar sua máquina de lavar, faça o seguinte:

Primeiro: para remover o painel de controle, tire os parafusos que o anexam à máquina. Eles estão normalmente localizados abaixo de um pequeno molde ou enfeite. Em alguns modelos pode ser necessário retirar, também, a parte de trás do painel, igualmente aparafusada à máquina, para se chegar nas partes que necessitam de reparos. Botões no painel de controle são, quase sempre, de fricção e irão se desprender. No entanto, alguns deles podem estar presos por pequenos parafusos em sua base, solte estes parafusos com uma chave de fenda ou uma chave Allen e puxe os botões diretamente dos eixos.

Segundo: para remover o painel de serviço retire os parafusos que o prendem, então estenda um lençol, sem uso, no chão para proteger o acabamento da máquina de lavar. Sempre verifique se a máquina e as mangueiras estão sem água. Tombe-a para frente ou para os lados no intuito de ganhar acesso a parte inferior, que normalmente não possui nenhum painel de serviço, pois é aberta.

Terceiro: para remover a parte superior, insira uma espátula com lâmina resistente na união dos painéis laterais e de cima e, com seu punho, dê uma leve batida. Isto deve ser necessário para soltar os clipes de mola e, assim, permitir a remoção desejada.

Um dos elementos que fazem as máquinas de lavar tão difíceis de serem consertadas são os inúmeros instrumentos de controle que ela possui (componentes que controlam outras funções, como botões e timers). Na próxima seção, iremos aprender como reparar ou trocar essas partes.

Consertando os botões e o timer da máquina de lavar

Diferente de uma torradeira, que executa sempre a mesma função, máquinas de lavar funcionam em elaborados ciclos de múltiplas configurações. Os instrumentos que controlam estes ciclos podem, ocasionalmente, falhar. Aqui está como consertar alguns dos botões e timers mais comuns.

Consertando o botão da tampa

O botão da tampa de uma máquina de lavar serve, geralmente, como uma trava de segurança. Se este não estiver funcionando ou se estiver obstruído com detergente, a máquina não irá funcionar. Para verificá-lo e consertá-lo, siga os 5 passos abaixo:

Primeiro: desconecte a máquina. Limpe as mediações do botão da tampa com um pequeno pedaço de madeira. Limpe, também, qualquer acúmulo de detergente em volta dos detalhes da tampa, muitas vezes existem resíduos que impossibilitam o fechamento correto da tampa, mantendo a máquina sem condição de funcionamento.

Segundo: se a limpeza não funcionar, remova a parte superior para alcançar o botão da tampa. Com este exposto, verifique se seus parafusos não se encontram frouxos, isso pode causar movimentos no botão quando a tampa estiver fechada ou a máquina em funcionamento. Olhe, também, os terminais desse botão, eles devem estar bem apertados. Após o alinhamento do botão, aperte bem os parafusos de suporte.

Terceiro: teste o botão com um voltímetro ajustado na escala RX1. Desconecte a força dos terminais do botão e prenda cada uma das sondas do voltímetro em um dos terminais. Se, ao fechar a tampa da máquina, o marcador do voltímetro indicar o número zero, o botão está funcionando. Caso contrário, o botão está com defeito e precisa ser trocado.

Quarto: se necessário, troque o botão da tampa por um novo do mesmo tipo. Conecte este novo botão da mesma forma que estava o antigo.

Quinto: se o botão ainda não estiver funcionando, provavelmente, está mal alinhado. Isso pode ser corrigido ao se reposicionar os parafusos que o prendem. Execute testes durante todo o processo até que ele passe a funcionar.

Consertando o botão de seleção da temperatura

Este botão do painel de controle regula a temperatura da água dentro da tina e exerce uma função durante o ciclo de enchimento. Se suspeitar que esteja com problemas, remova-o e leve-o a algum profissional para que ele seja testado (esses testes necessitam de equipamentos especiais). Outra alternativa é enganchar um arame entre os terminais do botão, se a água fluir, ele estará com defeito. Nesse caso, o botão necessita ser trocado por um novo do mesmo tipo. Conecte este novo botão da mesma forma que estava o antigo.

Se existir um problema tanto na temperatura da água como no processo de enchimento da tina, o defeito deve atingir tanto o botão como o timer. Teste os componentes de ambos e os troque se necessário. Os procedimentos para o teste do timer serão descritos mais abaixo.

Consertando o botão de controle do nível da água

Este é outro botão presente no painel de controle, normalmente localizado próximo ao botão de temperatura da água. Existe uma pequena mangueira conectada a este botão e, geralmente, esta pode sofrer algum desgaste e se desconectar. Quando isso acontece, a água na tina quase sempre transborda. Para resolver este problema, corte aproximadamente 1,3 cm na extremidade da mangueira. Use um adaptador para reconectá-la ao botão.

Problemas no botão, propriamente dito, também podem resultar em transbordamento da tina ou outras complicações relacionadas ao nível da água. Se suspeitar que este é o caso, remova o botão retirando os parafusos que o prendem e leve-o a um profissional para que este o teste. Se for necessário, troque o botão por um novo do mesmo tipo. Conecte-o da mesma forma que estava o antigo.

CONTINUAÇÃO PARTE 2

Fonte: www.hsw.uol.com.br

Veja outros artigos relacionados:

180 animações sobre refrigeração, eletrônica, máquinas e instrumentos

A História Máquinas de Lavar Roupas

A Máquina de lavar roupa sustentável foi criada por um Australiano

A melhor máquina de lavar roupas

Animação do funcionamento de uma lavadora de roupas

Calcule o Consumo elétrico

Como consertar máquinas de lavar roupa

Como lavar roupas

Como lavar roupas em uma máquina de lavar

Conheça as diferenças entre lavadora de roupas e tanquinho

Conheça as principais marcas de eletroportáteis

Conheça as principais marcas de lavadoras de roupa

Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 1

Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 2

Criança fica presa dentro da lavadora ligada após brincadeira infeliz do pai

Cuidados para produtos INOX

Cursos para consertar eletrodomesticos

Dicas de Lavanderia Hospitalar

Dicas para escolher a lavadora de roupas mais adequada para sua casa

Dicas para lavar roupas

Electrolux mostra conceito de lavadora de roupas de mão, totalmente portátil

Eletrodomésticos atuais, com visual de antigamente.

Gata persa sobrevive a ciclo completo de máquina de lavar roupas

Lava Louças – Fazendo manutenção na bomba de água

Lavadora de Roupas Super Compacta

Lavagem por Turbilho namento

Lave suas roupas em 20 segundos sem água e sabão

Máquinas de Lavar Roupas – História da Roupa

Máquinas de Lavar Roupas – Lavadoras Portáteis

Máquinas de Lavar Roupas da Xeros

Menina chinesa fica entalada em lavadora de roupas

Não ser enganado por técnicos de assistência técnica

Quais são os 25 Mitos e Verdades sobre Eletrodomésticos

Qual é a melhor panela elétrica de arroz?

Qual é o melhor tipo de lavadora

Super promoção: Lavadora de Roupas por 15 Reais

Tabelas de consumo e eficiência energética dos produtos

Tela metálica para proteger seu fogão ou lavadora contra ratos e baratas

Um pouco de história – A máquina de Lavar Roupas

Uma cozinha em uma mesa

Veja os cuidados com eletrodomésticos na hora da mudança

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags: , , , , , , , ,

33 Responses para “Conserto de Máquina de Lavar Roupas Parte 1”

  1. fabiano

    19. mar, 2009

    caro amigo preciso de ajuda com a maquina da minha mulher, a marca dela e enxuta,
    ela lava mas nao torce e nem joga agua pra fora eu ja vim tudo nao vejo nada de errado,
    nao tenho dinheiro pra levar pra comsertar

  2. admin

    19. mar, 2009

    Fabiano,

    Sugiro que coloque sua pergunta com mais detalhes do problema e o modelo da máquina no nosso fórum http://www.eletrodomesticosforum.com/forum2

    pois tem pessoas habilitadas para ajudar-lo.

    Abraços

  3. Frank

    15. abr, 2009

    Bom dia.

    Tenho uma brastemp clean 5Kg bwr22bbana e, recentemente, troquei o câmbio, retentor e rolamentos. Montei tudo certinho. Todas as funções da máquina estão funcionando normalmente, exceto o batimento da roupa, ou seja, a lavagem propriamente dita. A ligação elétrica está de acordo com o diagrama. A máquina enche até o nível certo, mas não bate. Quando coloco na posição lavar também não bate. Na posição enxaguar, a máquina libera a água e enche novamente até o nível. Centrifuga normalmente. Enfim, o que será que acontece com essa máquina? Ah, esqueci de dizer que às vezes (raramente) ela funciona com o ciclo completo. O que fazer?

  4. marcos

    16. abr, 2009

    Caro Amigo Frank

    Veja se esta chegando voltagem na placa eletronica.
    Porque o timer e que manda a voltagem para a placa ok
    A placa eletrônica ela é responsável só para a agitação.
    A centrifugação é feita pelo timer.
    Veja se esta chegando voltagem na placa

    qualquer duvida entre no forum http://www.eletrodomesticosforum.com/forum2/

    att:maasth

  5. Marly Figueiredo

    13. mai, 2009

    Gostaria de saber como posso resolver o vazamento de oleo dentro da maquina
    coloco a roupa para lavar e sai com manchinhas de oleo nem sei da onde sai…
    ja limpei a maquina mas não adianta não para é um oleo amarelinho

  6. Ricardo

    22. mai, 2009

    Maravilha! Acredito que posso trocar o timer de minha maquina (Brastemp antiga com filtro na parte superior) coma sua orientação e economizar um $$$ que não tenho para esse fim?! Só me resta saber: Como é o timer e onde ele está escondido?!? É tirar um e por outro e…pronto?!

  7. marcos

    23. mai, 2009

    caro amigo Ricardo…

    Segue o esquema desta maquina de lavar ok
    http://www.eletrodomesticosforum.com/downloads/LavadoraBrastempAntigaMecanicaeEletricaPro.pdf

    O TIMER DEVE SER O MESMO MODELO OK.

    SDS, MAASTH

  8. Ricardo

    24. mai, 2009

    Blz! Ainda sobre o timer…é só substituir, não requer nenhuma regulagem para sincronizá-lo..ou algo parecido?!
    Muitissimo grato.

  9. bianca

    31. mai, 2009

    oi gostaria de saber pq maq. brastemp turbo eficienca de 8 kg modelo 8wm08abbna00 caracteristic de 3 ciclos nao coloca agua na hora q liga a maq.
    pois ela funcionava assim… coloca sabão no recepiente , coloca a roupa fecha a maquina e liga e logo ela começava a colocar agua mas ja verifiquei mangueira e ja limpei a caixa onde coloca detergentes..e mesmo assim não funciona o q seria? pois ja abri a maq. e não parece estar nada queimado… obrigado

  10. marcos

    31. mai, 2009

    CARA AMIGA

    FAÇA UM TESTE NA ELETROVALVULA TALVEZ SEJA ELA COM PROBLEMA OK

    ABRAÇOS: MAASTH

  11. bianca

    01. jun, 2009

    obrigado marcos

  12. rute

    08. jun, 2009

    Gostaria de saber se eu mesmo posso arrumar a minha máquina de lavar roupasmarca consulcwc22a,ela não lava e não sentrifuga só fica fazando um barulho mais nunca começa agirar, e na hora de lavar ele só vai para o lado direito e não volta, preciso muito de uma ajuda pois ~estou desempregada e não tenho dinheiro para pagar um tecnico obrigado

  13. marcelo

    08. jun, 2009

    maquina de lavar brastemp eletronica(antiga) não centrifuga, observei que a pá está girando juntamente com a bacia, antes não girava. tornou a centrifugação lenta. o que fazer?

  14. marcos

    09. jun, 2009

    Caro amigo Marcelo.

    Esse tipo de defeito geralmente é o atuador do freio com problema veja se a bomba d’água entra se entrar veja o atuador do freio pôs ele deve estar queimado.

    Att: Maasth

  15. marcos

    09. jun, 2009

    CARA RUTE

    Quanto a vc consertar sua maquina “em partes vc até pode consertar´´ mais existe defeito que só um tecnico pode fazer esse reparo ok.
    mais esse defeito geralmente esta caracteristico de ´placa eletronica veja sua placa ok.

    att: maasth

  16. milton gomes santos

    23. jun, 2009

    minha maquina da marca enxuta esta demorando muito pra encher o bojo,quero saber o que fazer para solucionar este problema.muito obrigado.

  17. Fabio

    24. jun, 2009

    minha maquina é uma consul cargo 8 kg, troquei o timer eletromecanico, antes ela nao centrifugava, agora ela nao bate a roupa o que pode ser

  18. BRUNO

    06. jul, 2009

    CARO COLEGA, COMO FAÇO PARA MANTER A PRESSÃO DE AR NA MANGUEIRA QUE INDICA O NIVEL DE AGUA, O PRESSOSTATO NÃO É ACIONADO PORQUE A PRESSÃO NA MANGUEIRA SAI, SEMPRE TRAVA A MAQUINA E DERRAMA MUITA AGUA, MAQUINA DE LAVAR CONSUL FLORAL 7kg AUTOMATICA.

  19. marcos

    06. jul, 2009

    Caro colega Bruno,

    Para manter a pressão de ar na mangueira ela tem que esta boa, sem nenhum vazamento.
    se ela não esta mantendo a pressão de ar substitua a mesma.

    Abraços: maasth

  20. mauro

    14. jul, 2009

    MInha maquina ta transbordando agua o q peça eu tenho q trocar
    obrigado

  21. arraes

    17. jul, 2009

    amigo tenho uma maquina de lavar bosh com abertura frontal , estou matando cachorro a grito,desempregado e sem dim dim, e por fim a maquinaapresentou o seguinte problema não tá torcendo a roupa e a cuba fica cheia de agua, vocês podem me ajudar por favor diagnosticar esse problema, desde ja agradeço muito!

  22. Gi

    01. ago, 2009

    minha maquina de lavar esta com vazamento por baixo, na hora da lavagem ela roda a roupa só para o lado direito e as vezes ela lava perfeitamente,ela esta fazendo um barulho terrivel na hora da centrifugação parece um avião,mas centrifuga bem, já fiz um orçamento me cobraram um absurdo , não posso pagar todos os serviços de uma vez então gostaria de saber quais são os defeitos para poder concertar aos poucos,ela é uma brastemp auto aquecimento 7kg.

  23. marcos

    01. ago, 2009

    Caro colega

    1º Placa eletrônica com defeito, quando ele começa a lavar em um sentido esse tipo de defeito e os triacks da placa. Re-condicionar a placa
    2º O barulho é os rolamentos ruim – trocar rolamentos e retentores.

    SDS; MAASTH

  24. davsson

    04. ago, 2009

    tenho uma brastemp ela parou de centrifugar quando foi olhar o fio do motor tinha rompido, fiz o ajuste e ela agora esta centrifugando mais esta desparando e desligando. o que será?

  25. antonio f.s.

    05. ago, 2009

    ESTOU COM UMA MAQUINA DE LAVAR ELETROLUX QUE O MOTOR FICA TREMENDO E NÃO GIRA SÓ QUE COM A TENÇÃO DIRETA NELE ELE GIRAR . JA TROQUEI O TAIME MAS ESTA COM O MESMO DEFEITO SERAR UMA PLAC QUE TEM ALI NO PAINEL DENTRO PROXIMO DO TERTMOSTATO

  26. paulo Ricardo

    06. ago, 2009

    Olá, estou c um problema: minha máquina de lavar, consul 5kg, quebrou a tampa móvel, troquei, quando fui usa-la, ela não para de encher,mas a mangueira que liga ao painel , se assoprada, faz o “clic”, e o comando de lavagens, se torcido em determinada direção, a máquina funciona, mas tem de ficar torcendo no mesmo sentido que ela gira, se larga-la ela continua enchendo!! o que faço?? ela centrifuga, e libera a água, torcendo o botão!!

  27. maurice

    07. ago, 2009

    boa tarde amigo…tenho maquina de lavar roupa eletrolux 8kg…ela na hora de fazer..a centrifugação..parece que ela continua agitando…e ela naõ pega velocidade ..esta girando muito devagar oque faço pois estou desempregado p/ arrumar

  28. marcos

    08. ago, 2009

    Caro colega

    veja o atuador do freio ele não deve estar atuando. blz

    abraços : maasth

  29. Carlos

    11. ago, 2009

    Tenho uma maquina de 5kg Brastemp BWR 22 BBB NA,o motor de 220w queimou quero saber se posso trocar por um motor novo de 110w,e se tem que trocar o capacitor também .

  30. marcos

    13. ago, 2009

    CARO COLEGA CARLOS

    QUAL É MESMO A VOLTAGEM DA SUA MAQUINA?
    220V OU 110V?

    ABRAÇOS : Maasth

  31. Cristiano

    15. ago, 2009

    Caro amigos, estou com um problema semelhante ao que já foi relatado aqui.

    Minha máquina Brastemp (antiga) está fazendo o processo de lavagem e centrifugação ao mesmo tempo. Observei os comentários dos colegas a respeito do “atuador do freio” quero verificar, mas não sei onde fica. Sou apenas um curioso que tenta economizar um $$,$$. Alguém poderia me dar uma orientáção de onde fica e como devo proceder?

    Abraços.

  32. Bruno

    23. ago, 2009

    tenho uma maquina de lavar consul de 5 kg, ela lava normal, porém não joga agua para fora, alguem pode me ajudar??

  33. admin

    23. ago, 2009

    Favor colocar perguntas sobre consertos no forum
    http://www.eletrodomesticosforum.com/forum2/
    Na área: Não sou Técnico. Sou Consumidor.