Qual a importância da potência dos eletrodomésticos, eletroportáteis e os eletrônicos em geral.

Consumidores conscientes hoje, na escolha de seus novos produtos, devem ir além do design perfeito, do perfil de consumo de sua família e até mesmo do preço. Precisam prestar especial atenção à rede elétrica de suas casas e se ela irá suportar a potência do tão sonhado eletrodoméstico. É questão de segurança e economia!

O que é potência nos aparelhos elétricos? 

A potência é a quantidade de energia que todo eletrodoméstico, aparelhos elétricos e eletrônicos, precisam receber por unidade de tempo para funcionar em seu estado ideal, ou seja, com todas as funcionalidades e diferenciais que fizeram você escolher aquele refrigerador, micro-ondas ou TV.

Por determinação do INMETRO, os eletrodomésticos trazem uma etiqueta onde está escrita a potência (em Watt) ou a corrente (em Ampère) que consomem.  Observar estes valores é fundamental para garantir não só o quanto você vai pagar por este consumo no final do mês, como também, para se certificar que o projeto elétrico de sua casa suportará sem riscos essa nova aquisição.

Portanto, alguns aparelhos elétricos com potência maior, representarão mais gasto de energia em sua conta. Isso, nas condições naturais de uso. Mas temos outra questão.

O risco invisível das tomadas e projetos elétricos mal dimensionados

Um dos grandes perigos em nossas casas, no que se refere a projetos elétricos, é o subdimensionamento. Há 10 anos, não existiam DVDs, TVs de tela com 50 polegadas e toda uma gama de produtos que hoje convivem juntos, usando as mesmas (poucas) tomadas.

Imagine então, o grande risco que é ter conectado por extensões na mesma tomada, vários aparelhos eletrônicos como: TV, um aparelho de DVD, o som e o conversor da TV a cabo. Assim, não há disjuntor que resista.

Portanto, antes de programar a compra de um ou mais eletrodomésticos ou eletrônicos em geral, faça uma revisão nas instalações. Contrate um profissional capacitado para checar se não há folgas na fiação (que dispersam a energia, transformando em calor e gerando superaquecimento dos fios), se o aterramento foi bem feito, se os fios são os mais indicados para o tipo de potência, entre outras coisas.

Assim, você garante a qualidade e bom funcionamento do seu novo equipamento, valorizando sempre a segurança e tranquilidade que sua família merece.

Fonte : http://www.magazineluiza.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...