O aquecedor deve ser instalado por uma assistência técnica especializada, chamar o “Joãozinho da esquina” vai sair caro, pois ele não conhece as normas para instalação (o que pode atingir a segurança), ou seja, você vai perder a

garantia de fábrica e além disso poderá ter o gás lacrado pela empresa fornecedora de gás(caso seja comprovado que esteja fora das normas de instalação).

Utilize somente o gás compatível com o seu aparelho (GLP, GR ou GN). Nunca misture os mesmos. Verifique a etiqueta na lateral ou tampa do aparelho e certifique-se qual o tipo de gás a ser utilizado..

Instale o aquecedor em ambiente bem ventilado, mas sem correntes de ar diretas, pois podem causar combustão incompleta ou até apagar a chama. Nunca instale em ambientes fechados ou dentro do banheiro..

Não instale o aquecedor se sua rede de distribuição de água quente não for específica para suportar calor e se não estiver devidamente isolada para evitar perdas de calor durante o uso.

Utilizar válvula reguladora de pressão de gás compatível com o tipo de gás utilizado, levando em conta o consumo máximo do aparelho.

Fixe o aquecedor na parede com no mínimo dois parafusos. Se o aparelho for instalado em ambiente externo, providenciar abrigo adequado para o aquecedor.

Instale o aquecedor com tubos ou flexíveis de vazão plena apropriados para água quente e fria. No caso do gás utilize tubos ou flexíveis comprovadamente indicados para essa finalidade. É obrigatório o uso de registro de gás na entrada do aparelho.

 

São obrigatórias duas aberturas permanentes de ventilação no recinto, com dimensões mínimas de 200cm² para abertura inferior e 600cm² para superior (NBR13103).

Atenção, se for instalado mais de um aquecedor no mesmo ambiente a área total de ventilações permanentes (ventilação inferior + ventilação superior) deve ser calculada da seguinte forma:

Área total (cm²)= 0.025 x potência nominal do aquecedor (em Kcal/h). Área mínima total (ventilação inferior + ventilação superior) adotada deve ser sempre maior que 800cm², sendo que a área ventilação inferior deve ter entre 25 a 50% da área total.

Para cada aquecedor é obrigatória a instalação de um duto condutor, para permitir a exaustão dos gases queimados pelo aparelho. O conjunto de exaustão não pode ser de material combustível. O duto de exaustão deve ser bem fixado, evitando seu deslocamento com o vento e possíveis vibrações.

Deixar um espaço de no mínimo 50mm, quando a passagem do duto condutor for através de paredes, forros ou telhados construídos com material combustível. Quando o espaço não puder ser respeitado, o duto deverá ser revestido com material isolante, e deverá apresentar um diâmetro mínimo de 90mm.

 

Não utilizar mais de duas curvas no duto condutor de exaustão. O diâmetro interno do condutor de exaustão deve ser de 90mm.

Não alimentar o aquecedor com água da prumada que abastece a válvula de descarga para evitar danos no aparelho ou mal funcionamento (golpe de Ariete).

 

Fonte: http://www.aquecedores.org

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...