Ar Condicionado | Geladeira | Máquina de Lavar | Microondas | Fogão | Portáteis | Outros Produtos  

Instalação de chuveiros
Categorias: Chuveiros

Mais um artigo mostrando um passo a passo sobre instalações. Dessa vez o guia é sobre chuveiros elétricos.

Algumas dicas sobre chuveiros

- Chuveiros e torneiras elétricas devem ser aterrados.

- Instale o fio terra corretamente, de acordo com a orientação do fabricante.

- Pequenos choques, fios derretidos e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.

- Não mude a chave verão-inverno com o chuveiro ligado

- Nunca diminua o tamanho da resistência para aquecer mais a água.

- É possível a substituição do chuveiro por outro mais potente, desde que adequado à fiação existente.

- Não reaproveite resistências queimadas.

O fio terra pode ser ligado no neutro?

Não deve se utilizar o fio neutro como aterramento. No caso de uma sobrecarga da rede elétrica, como pode acontecer no caso de um raio, o fio neutro pode ficar carregado e queimar os aparelhos elétricos ligados a ele.

Qual é o fio positivo e o negativo de um chuveiro elétrico?

Por ser alimentado por corrente alternada, o chuveiro elétrico não possui fios positivos ou negativos.

Na corrente alternada, como o próprio nome indica e ao contrário da corrente contínua, a magnitude e a direção da corrente alternam-se de acordo com sua freqüência.

A conseqüência disso num chuveiro elétrico é que não há ordem para a ligação elétrica dos fios dos chuveiros com os da rede elétrica.

Como fazer o aterramento de um chuveiro?

Para evitar riscos de choques elétricos, o fio terra (fio verde ou verde/amarelo) deve ser conectado a um sistema de aterramento, conforme norma brasileira NBR-5410.

Recomenda-se que a instalação elétrica e o sistema de aterramento para este aparelho sejam executados por pessoas qualificadas. O sistema de aterramento garante sua segurança durante a utilização de aparelhos eletrodomésticos.

Posso trocar a resistência de um chuveiro 127V para 220V se a tensão na minha residência for 220V?E o contrário, pode ser feito?

No caso de chuveiros de modelos 127V sem comando eletrônico e sem pressurizador, se a resistência for trocada para uma resistência do mesmo modelo, mas na tensão 220V, o chuveiro irá funcionar normalmente numa instalação 220V, pois seus mecanismos internos estão dimensionados para receber correntes elétricas e dissipar calor da forma adequada.

No entanto, deve-se tomar cuidado com as marcações contidas no chuveiro que indicarão aquele ser um modelo 127V.  Isso pode causar confusão em futuras manutenções ou se o domicílio trocar de dono. Portanto, o ideal é comprar o chuveiro na tensão elétrica adequada.

No caso do modelo de chuveiro ser 220V, a troca da resistência por uma versão 127V e sua instalação numa rede 127V nunca deve ser feita pois o mesmo não está preparado para essa condição, podendo causar riscos à segurança.

Qual a função dos conectores elétricos e como utilizá-los?

A função é de garantir segurança. Os conectores proporcionam um bom contato elétrico entre a fiação do aparelho e da instalação do domicílio.

Uma melhor ligação elétrica significa que existe uma boa área de contato entre os dois conjuntos de fiação e que a corrente elétrica enfrenta menor resistência para circular.

Isso torna a ligação mais segura, pois evita o aquecimento do conjunto e ainda aumenta a vida útil do aparelho e da instalação. O modo correto de utilizá-los pode ser visualizado no manual de instalação do aparelho.

Qual disjuntor e qual fiação são adequados para determinado chuveiro?

O disjuntor e a fiação dependem de dois fatores, a tensão e a potência do produto. Segue tabela com especificações técnicas para os diferentes modelos de duchas e chuveiros Lorenzetti:

Tensão
Potência
Fiação (mm²)
Disjuntor (A)
127V
2500W
4
25
127V
3200W
4
30
127V
4000W
6
40
127V
4500W
6
40
127V
4700W
6
40
127V
5500W
10
50
220V
2500W
2,5
15
220V
3200W
2,5
20
220V
4000W
4
25
220V
4500W
4
25
220V
4700W
4
25
220V
5500W
4
30
220V
6000W
4
30
220V
6800W
6
35
220V
7500W
6
40

Para distâncias acima de 30m, utilize condutores de seção maior.

Por que não posso instalar uma ducha ou chuveiro elétrico utilizando plugues e tomadas ?

Os plugues e tomadas de uso geral (TUG) não são preparados para resistir à corrente elétrica que circula pelos aparelhos domésticos de aquecimento da Lorenzetti, por serem estes equipamentos de alta potência elétrica.
Seu uso compromete a segurança da instalação.

O que significam as palavras voltagem e tensão num chuveiro elétrico? E 110V, 127V e 220V?

Tensão Elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos.
Voltagem é um sinônimo usado de maneira coloquial no Brasil.
A unidade de medida da Tensão Elétrica é o Volt e seu símbolo é o V. 127V e 220V são os padrões de tensões secundárias que os domicílios recebem no Brasil.

Em algumas regiões, os domicílios são servidos por tensões 127V e 220V, em outras regiões os domicílios recebem apenas 127V ou apenas 220V.
Por motivos históricos, a tensão de 127V é também chamada de 110V, que era uma tensão secundária utilizada antigamente pelas concessionárias de energia.

Antes de comprar um chuveiro elétrico, deve-se checar a tensão elétrica disponível no ponto de energia onde ele será instalado.
Ao contrário do que possa parecer, o gasto de energia elétrica depende da potência do chuveiro e não de sua tensão.

Limpeza

Antes de iniciar a limpeza do produto, desligue o disjuntor ou a chave fusível no quadro de distribuição de energia elétrica do circuito no qual a Ducha está instalada.

Utilize somente pano úmido para a limpeza, pois o uso de produtos abrasivos pode danificar o produto.

Para a limpeza do espalhador, utilize uma escova para retirar a sujeira. Certifique-se da limpeza total, observando a desobstrução de todos os furos, o que lhe proporcionará um banho mais agradável.

Sujeiras e resíduos contidos na água podem prejudicar o funcionamento deste produto. Se a água fornecida a este aparelho apresentar tais características, providencie a instalação de dispositivos/filtros capazes de evitar que sujeiras e resíduos cheguem até o produto.

Certifique-se de que tais dispositivos não comprometam a pressão mínima de funcionamento do produto.

Altura do chuveiro

Para o ideal funcionamento do aparelho, recomendamos posicioná-lo a partir 2 metros de altura do piso e a no mínimo 0,7 metros abaixo da caixa d’água.

Instalação

Para o ideal funcionamento da Ducha Corona II, recomendamos seu posicionamento a, no mínimo, 0,5 metro abaixo da caixa d’água, e a 2 metros de altura do piso.
Se a caixa d’água estiver a uma altura superior a 8 metros, utilize o redutor.

A rosca de conexão embutida na parede deve ter diâmetro igual a 1/2″ (GAS).

Deixe, correr água pela tubulação para remover a sujeira ou quaisquer detritos, antes de conectar o aparelho.

Use fita vedadora para fazer as conexões, nunca utilize tinta ou fibras.

Rosqueie o prolongador na rosca de saída de água na parede e encaixe a canopla. Feito isso, rosqueie o aparelho com as próprias mãos, evitando danificá-lo pelo uso de ferramentas.

O local a ser fixado o suporte de parede deve ser limpo com álcool ou acetona. Retire a película e fixe o suporte. Aguarde 24 horas até a utilização.

Antes de iniciar a instalação elétrica, deixe correr água pela, ducha até formar um jato normal, evitando a queima da resistência.
Para melhor acabamento em sua instalação, utilize o prolongador que acompanha o aparelho. Para isso, rosqueie-o na saída de água da parede e observe se a base do prolongador está encostada na mesma, caso isso não ocorra, gire o anel nivelador do conjunto no sentido horário até que se tenha uma boa regulagem e nivelamento adequado.

Rosqueie o aparelho na ponta do prolongador, de forma a mantê-lo na posição perfeitamente horizontal. Caso o aparelho fique inclinado, seu funcionamento ficará comprometido. Durante a montagem não utilize ferramentas. Realize as conexões manualmente.

Antes de proceder a ligação elétrica deixe correr água pelo aparelho até formar um jato normal, evitando a queima da resistência e identificando possíveis vazamentos entre as conexões.

Instalação elétrica

Caso não exista, providencie um circuito elétrico independente, provido de um disjuntor com capacidade adequada, cujos fios elétricos devem estar conectados diretamente à ducha (ver características técnicas).

Verifique se a voltagem local é a mesma do aparelho.

Desligue o disjuntor antes de iniciar as ligações, evitando riscos durante a instalação.

A ligação entre os fios da rede elétrica e o aparelho deve ser feita através de um conector apropriado.

Conecte o fio terra (verde) do aparelho ao sistema de aterramento da instalação e isole.

IMPORTANTE:
Evite a queima da resistência deixando correr água para encher a câmara de aquecimento antes de conectar o aquecedor ao sistema de energia elétrica, quando da instalação do produto ou da substituição da resistência.

 

Fonte: http://www.fazfacil.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags: , ,

245 Responses para “Instalação de chuveiros”

  1. Francisco de Assis de Oliveira

    11. set, 2012

    Comprei um chuveiro da Lorenzetti de 5500w. Percebi que este modelo é diferente dos antigos. Ele só tem uma perninha da “borboleta” que define as temperaturas. O antigo tinha as duas perninhas da “borboleta”. E quando coloco na estação inverno, ele aquece normal. Mas, quando coloco na estação verão, ele simplesmente não aquece. Mantem-se frio, como se estivesse no neutro. Eu procurei fazer regulagem. Mas, o que acontece, é, que ele ou mantém como está, ou fica tudo frio. Quando eu abri a embalagem do produto ao efetuar a compra, e reclamei, achando que era defeito de fabricação, o logista que me vendeu, me garantiu que o produto era dessa forma, mesmo. O problema é que o chuveiro não aquece na estação verão. Então, gostaria de saber qual pode ser o problema do chuveiro, por não aquecer no verão? De uma forma ou outra, o chuveiro está com defeito de fabricação, ou a falta dessa outra perninha implica nesse problema?

    Responder a este comentario
  2. admin

    11. set, 2012

    Olá Francisco,

    Minha sugestão é entrar em contato com uma autorizada para tirar essa dúvida nesse link http://www.lorenzetti.com.br/assistencia_tecnica.asp

    Abraços

    Responder a este comentario
  3. Luciano

    30. jan, 2013

    Amigo, na minha casa a tensão é 127. Instalei um chuveiro Lorenzetti 4600 ( a minha fiação é de 6mm² sai do disjuntor de 40 direto para chuveiro , da mesma forma é o outro banheiro que tem o seu disjuntor, um pra cada chuveiro (não sei se está correta a instalação) .

    Além dessa dúvida, na minha casa saem 2 (dois) fios, neutro e fase. No chuveiro existe três fios, Fase, Neutro e Terra.

    Liguei o terra do chuveiro ( verde) junto com um dos fios branco do chuveiro no fio preto neutro da rede da minha casa.

    Uns falam que não é recomendado ligar o terra dos aparelhos no neutro da rede, devido a possibilidade de sobrecarga na rede causar danos ao aparelho. Outros dizem que pode ser ligado.

    Afinal de contas, é melhor (mais seguro) deixar o terra do chuveiro desligado ou deixar ligado no neutro da rede?

    Obrigado!

    Responder a este comentario
  4. admin

    30. jan, 2013

    Olá Luciano,

    Você tem certeza que não tem 220V na sua residência? O terra nunca deve ser ligado no neutro. O terra (como o nome diz) é uma barra de cobre enterrada no solo, onde sai um fio, que, esse sim deve ser ligado no terra do chuveiro. Acho melhor você consultar um eletricista.

    Abraços

    Responder a este comentario
  5. Guilherme

    01. mar, 2013

    Boa tarde, comprei dois chuveiro para um ap recém alugado, como eu nao tinha informações sobre a rede e corrente, comprei um 220v e outro 110v. Infelizmente o primeiro que instalei foi o de 220v,porém a rede era de 127v. Após ler as informações sobre as trocas de resistência fiquei muito preocupado, mas gostaria de saber exatamente qual o risco estou exposto de acordo com a supra referida troca das resistências de 220v para 127v. Afinal o chuveiro está funcionando normalmente, aparentemente. Existe alguma outra solução que não seja ter de comprar outro chuveiro? Alguma outra alteração que vá me proporcionar mais segurança ou diminuir estes riscos?
    Obrigado

    Responder a este comentario
  6. admin

    01. mar, 2013

    Olá Guilherme,

    Se a sua rede é 127V e você liga um chuveiro de 220V, ele apenas vai aquecer menos a água, cerca de metade da temperatura que ele aqueceria. Além disso, não tem mais problemas.

    Mas confira se realmente a rede é 127V, pois é muito comum casa onde a rede é 127V (luz e tomadas), mas no chuveiro é 220V.

    Ou seja, cuidado na instalação do outro chuveiro.

    Abraços

    Responder a este comentario
  7. Jalves Mesquita

    21. mar, 2013

    Boa tarde,

    Em meu apto tem uma conexao DR e meu chuveiro é um lorenzetti sem tal conexao. Quando ligo ele com o tempo ele desliga o disjuntor DR. As instalações eletricas estao corretas. Existe alguma forma de eu corrigir esse problema??

    Responder a este comentario
  8. admin

    22. mar, 2013

    Olá Jalves Mesquita,

    Se as instalações estão corretas com aterramento, você deve entrar em contato com o fabricante do chuveiro, pois pode estar com problema.

    Abraços

    Responder a este comentario
  9. Thiago Campos

    24. mar, 2013

    Olá Jalves Mesquita,
    Acho que seu DR esta muito sensivel.

    Responder a este comentario
  10. Marcos

    25. mar, 2013

    gostaria de saber se a não instalação do dispositivo economizador de água que acompanha o produto pode ocasionar a queima da resistência; pois comprei um chuveiro lorenzetti bella ducha 4t, e não coloquei o dispositivo porque a pressão da água é fraca, fiz conforme manda o manual, deixei passar água o suficiente para encher o chuveiro, mas quando liguei a chave ele imediatamente queimou.

    Responder a este comentario
  11. admin

    25. mar, 2013

    Olá Marcos,

    Sem ou com o redutor de pressão não provocaria isso. A tensão do chuveiro está certa? É igual da sua residência?

    É difícil, mas pode ser defeito do chuveiro, entre em contato com o fabricante.

    Abraços

    Responder a este comentario
  12. Nilton

    01. abr, 2013

    Bom dia,

    Instalei quatro duchas higienicas do modelo lorenzetti 4T em uma escola, elas funcionam perfeitamente quando são ligadas individualmente, mas quando são ligadas juntas não aquecem ! o que pode ser ? a ligação está correta, tem um disjuntor para cada chuveiro. grato.

    Responder a este comentario
  13. admin

    01. abr, 2013

    Olá Nilton,

    Verifique a tensão elétrica na conexão da duchas quando estão ligadas, pois pode ser que esteja caindo muito a tensão. O que pode estar ocorrendo são os cabos de alimentação muito finos. Verifique os cabos antes dos dijuntores e depois deles e veja se não estão abaixo do que seria necessário.
    Se estiver mais finos, os cabos vão aquecer muito podendo derreter a isolação e provocar curto-circuito.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  14. Patryk

    01. abr, 2013

    Se eu colocar um chuveiro 110V em uma rede elétrica 220V o que acontece ? Ele esquenta demais ou abre a resistência?

    Responder a este comentario
  15. admin

    01. abr, 2013

    Olá Patryk,

    Queima na hora a resistência.

    Abraços

    Responder a este comentario
  16. Márcio Henrique

    04. abr, 2013

    Boa noite, admin!

    Estou passando por uma situação inusitada a respeito de instalação de chuveiros.
    Instalamos 78 chuveiros em um alojamento sendo este dividido em 3 bloco com 26
    Chuveiros cada, divididos por 2 vestiários por bloco com QDC e alimentação individual por bloco
    na tensão de 380V entregue por um gerador de 450 KVA.
    O meu projeto determina uma carga de 4400W/220V por chuveiro com disjuntor e dispositivo DR de 25A. O meu problema é que nenhum DR para armado, alguns funcionam por um determinado tempo e
    Tombão, outros nem isso, tombão imediatamente ao ligar o chuveiro já fis todos os testes possíveis e até agora nada de encontrar uma solução. Sei que se instalar chuveiros com resistência blindada resolve mas tenho o problema de carga pois até onde sei não se fabrica chuveiros com resistência blindada com potência inferior a 5500W. Se você poder de dar uma dica ficarei muito agradecido.

    Responder a este comentario
  17. admin

    04. abr, 2013

    Olá Márcio,

    Você deve verificar se os chuveiros são compatíveis para trabalhar com o DR. Chuveiro com resistência exposta não é indicado para trabalhar com DR. Alguns até informam ser compatíveis, mas…
    De qualquer forma, verifique se o Terra está eficiente, ou seja, meça o valor.

    Faça alguns testes trocando alguns chuveiros com resistência blindada.

    Verifique também os arquivos abaixo:
    http://www.industry.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/saiba-mais/Documents/Cat%C3%83%C2%A1logo%20Dispositivos%20DR%20.pdf

    http://www.engenhariaeletrotecnica.com.br/Portugues/Informacoes%20Tecnicas/DR%20IDR.htm

    Abraços

    Responder a este comentario
  18. Johnny

    06. mai, 2013

    Olá amigo, a minha dúvida é com relação a divisão das fases entre o chuveiro e o restante da casa.
    Possuo uma casa de 3 cômodos, com alguns eletrodomésticos (geladeira e maquina de lavar) pc, tv…
    Do quadro principal saem duas fases do disjuntor + o neutro, a partir do quadro interno da casa, divido como essas fases?! Levo dois fios direto para o chuveiro e de uma das fases distribuo com o restante da casa?! A instalação já está feita, porem de um tempo pra cá, o disjuntor interno de 35 está caindo toda hora. O meu chuveiro é de 6600w 220v, e usei uma bitola de 6mm², porém os fios não vão direto para o chuveiro, passa por toda a casa até chegar ser divido também com o chuveiro…
    Você pode me ajudar?

    Responder a este comentario
  19. admin

    07. mai, 2013

    Olá Johnny,

    A instalação do chuveiro deve ser exclusiva, ou seja a instalação deve ter uma chave geral, depois o disjuntor do chuveiro e a fiação ligada desse disjuntor ligada diretamente no chuveiro sem outros aparelhos ligados nessa fiação.
    Veirfique se o disjuntor é tipo DR, pois ai o chuveiro deve ser compativel com ele.

    Abraços

    Responder a este comentario
  20. Patricia

    08. mai, 2013

    Tenho uma Bella ducha 4t da lorenzetti e queimou a resistência…comprei outra mas não acho em nenhum lugar como se troca….eu não consigo nem abrir o chuveiro…leiga total no assunto mas sem dinheiro para chamar alguem habilitado. Tá muito frio aqui!!!! Please, me ajude!

    Responder a este comentario
  21. admin

    08. mai, 2013

    Olá Patricia,

    Na própria embalagem da resistência tem as instruções para troca.

    Abraços

    Responder a este comentario
  22. haroldo

    20. mai, 2013

    boa noite cara eu estou querendo tira a fiação que esta e por um tomada dessas de 3 pinos teria problema isso, aqui em casa não tem terra tambem sei que o melhor seria com o terra mas quas problema terem sem o terra.

    Responder a este comentario
  23. admin

    20. mai, 2013

    Olá Haroldo,

    Seu chuveiro não está ligado a um fio verde que é o terra?
    Muitas casas já tem um terra mas o próprio dono não sabe. Sugiro chamar um eletricista de sua confiança e verificar se realmente não tem a barra de terra da sua casa. Caso realmente não tenha, sugiro que peça para o eletricista colocar.
    O “terra” serve para proteger você e sua família contra choque caso exista fuga de energia (corrente elétrica), principalmente no chuveiro ou outro aparelho elétrico.

    Abraços

    Responder a este comentario
  24. Franco

    09. jun, 2013

    Boa tarde! No meu apartamento apenas o chuveiro é 220V so que fui instalar o chuveiro notei ao usar a chave teste que tenho 2 fases (2 fios pretos) e um fio terra (verde) sendo que no chuveiro tenho 3 fios: fase (branco) neutro (azul) e terra (verde). Ligo uma fase com fase e outra fase com neutro do chuveiro? Abraços.

    Responder a este comentario
  25. admin

    09. jun, 2013

    Olá Fanco,

    Ligue no chuveiro o fio branco e o fio azul. O fio verde ligue no terra do chuveiro.
    Da chave até o chuveiro pode ter alguma emenda com fios de outra cor.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  26. Aline

    09. jun, 2013

    Olá, tenho um chuveiro 220 V que queimou a resistência. Fui trocar e quando medi as tensão F-N uma estava em 130 mas a outra estava com 350 V!! Nunca vi isso, tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?
    Obrigada

    Responder a este comentario
  27. admin

    10. jun, 2013

    Olá Aline,

    Sim é estranho. Você sabe utilizar o aparelho para medir eses valores?

    Também pode ser um erro no fornecedor de energia.

    Abraços

    Responder a este comentario
  28. Aline

    10. jun, 2013

    Oi, obrigada pela resposta! Então, sei usar o multímetro sim, e testei em outro apartamento e estava tudo ok! Liguei na concessionária e lá me disseram que não é problema deles, mas acho que eles deveriam vir conferir, não?

    Responder a este comentario
  29. admin

    11. jun, 2013

    Olá Aline,

    Verifique as tensões em outros locais do apartamento para saber se está com defeito em todos locais do seu apartamento ou apenas no chuveiro.
    Você deve chamar um eletricista e medir a tensão na saida de tensão dos disjuntores do chuveiro. No local fica melhor verificar se é problema no apartamento ou externo.

    Abraços

    Responder a este comentario
  30. João

    12. jun, 2013

    Olá Admin,

    Meu chuveiro não esquenta, mas a resistência não queimou. Verifiquei com uma chave teste, daquelas de fenda direto na resistência e a corrente esta normal. Só não esquenta.
    Reinstalei várias vezes e nada. Testei com achave direto nos fios da parede e no disjuntor tmbm e percebi que em um dos fios a luz da chave teste acende mais fraca.
    Acredito que vou acabar pagando um eletricista mesmo.
    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Responder a este comentario
  31. Leonardo

    12. jun, 2013

    Ducha Corona 110v. O meu chuveiro funcionava normal, mas agora parou de funcionar, o estranho é que verifiquei nas duas fases está dando corrente de 110v cada uma sendo que o chuveiro funcionava com uma 110v e um neutro, agora está dando corrente nas duas fases, será que o chuveiro queima com duas fases 110v? Isso aconteceu depois que o eletricista trocou minha fiação elétrica externa. Qualquer ajuda agradeço.

    Responder a este comentario
  32. admin

    12. jun, 2013

    Olá João,

    Alguns chuveiros tem um dispositivo de desligamento. Veja se no manual do seu chuveiro não tem esse dispositivo, se tiver é só resetar.

    Abraços

    Responder a este comentario
  33. admin

    12. jun, 2013

    Olá Leonardo,

    Se o eletricista trocou a fiação, o ideal seria chama-lo de volta e pedir para verificar o que ocorreu. Pode ser que a tensão no chuveiro passou para 220v por engano.

    Abraços

    Responder a este comentario
  34. Elizabeth

    26. jun, 2013

    É possível usar um cano de PVC para instalar o chuveiro elétrico, ou só se pode usar um cano de metal?
    Obrigada pela atenção.

    Responder a este comentario
  35. elis

    27. jun, 2013

    tenho um chuveiro de 6800w,o eletricista ligou em uma tomada de 10A,meu chuveiro apresenta dois condutores brancos e um condutor verde tenho uma tensão de 220v me indique a ligação correta desse chuveiro.Porque na ligação do eletricista ele funcinou apenas uma vez e queimou a resistencia o que faço.

    Responder a este comentario
  36. admin

    27. jun, 2013

    Olá Elizabeth,

    Pode usar o cano de PVC ou o que vem junto com o chuveiro.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  37. admin

    27. jun, 2013

    Olá Elis,

    Acho que você deve chamar um outro eletricista. Se o chuveiro é de 6800W, qual a tensão dele? Se for 220V, a corrente será 6800 dividido por 220 que é igual a 30,9 amperes.
    Conforme a tabela do post logo acima, o fio deve ser de 6mm2 e o disjuntor de 35amperes.
    Se a resistência queimou, ou você ligou o chuveiro sem água ou o chuveiro era de 110V.
    Mas chame um outro eletricista.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  38. Ana

    30. jun, 2013

    O meu banheiro possui um chuveiro a gás, mas pretendo substituí-lo por um elétrico. É possível realizar essa troca?

    Responder a este comentario
  39. admin

    01. jul, 2013

    Olá Ana,

    Sim, é possível.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  40. Pedro

    04. jul, 2013

    Admin.,
    Fui trocar o chuveiro mas me enrolei na posição dos fios, o terra do chuveiro eu não sei em qual vai, pois todos os outros três são pretos e apenas um deles tem uma marcação com fita isolante. Como proceder?

    Responder a este comentario
  41. admin

    05. jul, 2013

    Olá Pedro,

    Modos para você descobrir:
    Seguir os fios, ou seja ver da onde eles estão vindo.
    Medir os fios com um multímetro.
    Utilizar uma lâmpada de teste que vende em locais onde tem material elétrico e pedir para ensinar como funciona.
    Colocar uma tomada em dois dos fios e ligar algum aparelho ou uma lâmpada, mas não se esqueça que deve ser 220V.
    Chamar um eletricista.

    Abraços

    Responder a este comentario
  42. Sandra

    05. jul, 2013

    Prezado Admin.,
    No evento da casa não ter a barra de aterramento, o fio terra verde do chuveiro deve ficar solto (não ligado em nada), ou ser conectado junto a um dos fios brancos? Agradeço,
    Sandra

    Responder a este comentario
  43. admin

    05. jul, 2013

    Olá Sandra,

    Toda a casa tem um barramento de fio terra. Sugiro que chame um eletricista para verificar na sua casa. Pode ser que não esteja chegando até o chuveiro.
    O fio terra é necessário para você não tomar choque no banho.
    O fio terra do chuveiro só deve ser ligado em um terra eficiente da sua residência.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  44. JAIRO QUERINO

    05. jul, 2013

    Tenho uma DUCHA QUATRO ESTAÇÕES CORONA e, após determinado tempo de uso a mesma passou a vazar por uma pequena fenda atrás do equipamento e um pouco abaixo de um botão vermelho. O que fazer, posso eu mesmo corrigir o vazamento?

    Responder a este comentario
  45. admin

    05. jul, 2013

    Olá Jairo,

    Minha sugestão é entrar em contato com a Corona e pedir o conserto.

    http://www.corona.com.br/
    SAC: SÃO PAULO (11) 2131.7798 – DEMAIS REGIÕES 0800.11.2949
    E-mail – sac@corona.com.br

    Tem um video no Youtube sobre esse problema.
    http://www.youtube.com/watch?v=vx2xd7NYrdM

    Abraços

    Responder a este comentario
  46. ivan

    06. jul, 2013

    boa tarde!
    meu chuveiro é um lorinzeti de 127v 5500w derepente começou a não esquentar muito, como já se passou mais ou menos 1 ano e meio que eu o comprei, nem perdi tempo comprei outro igual
    e oque aconteceu? o mesmo defeito medi a tensão e ta chegando os 110v no chuveiro segui a fiação até o dijuntor que vem direto da rua e não percebi nem um ponto de aquecimento na fiação até o dijuntor que é de 40A já fiz de tudo que eu enetendia só faltou trocar o dijuntor você
    aconselha?

    att

    ivan

    Responder a este comentario
  47. admin

    07. jul, 2013

    Olá Ivan,

    Essa tensão que você mediu de 110V é com o chuveiro funcionando ou não? Tente fazer o seguinte teste com o chuveiro funcionado:
    1) Meça a tensão no disjuntor do chuveiro.
    2) meça a tensão nos fios perto do chuveiro.

    Veja se não está ocorrendo um perda de tensão pela propria fiação. Pela tabela a fiação deve ser de 10mm2.
    Por cálculo, com 110V a potência do chuveiro deve ser 4100W, ou seja vai esquentar menos a água.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  48. Marinez

    07. jul, 2013

    OLA AMIGO, BOMM DIA, TENHO UM CHUVEIRO DUCHA CORONA 4 ESTAÇÕES COM RESISTENCIA BLINDADA, DE UMA HORA PRA OUTRA PAROU DE FUNCIONAR A GENTE LIGA E ELE ACENDE A LUZ E DEPOIS APAGA E A AGUA NAO ESQUENTA MAIS, COMO FAÇO PRA TROCAR JA VERIFIQUEI A REDE ELETRICA E ESTA TUDO NORMAL. É FUSIVEL QUE TROCA? QUE TIPO DE FUSÍVEL? ME AJUDE POR FAVOR POIS NÃO FOI UM CHUVEIRO BARATO E NÃO ACHO JUSTO COMPRAR OUTRO. FICO NO AGUARDO PELA AJUDA
    MARINEZ

    Responder a este comentario
  49. admin

    07. jul, 2013

    Olá Marinez,

    Tente rearmar o dispositivo de segurança (botão vermelho). Se não resolver, leve em uma assistência técnica.

    Abraços

    Responder a este comentario
  50. ALEX

    09. jul, 2013

    PORQUE MEU CHUVEIRO FICA LIGADO DIRETO. INSTALEI E NA HORA QUE LIGO DJUNTOR O CHUVEIRO JA LIGA E SAI AGUA MESMO COM REGISTRO FACHADO

    Responder a este comentario
  51. CUNHA

    10. jul, 2013

    DOIS CHUVEROS 110V PODEM SER USADOS DE UMA VEZ SO NUMA RE 220V?

    Responder a este comentario
  52. admin

    10. jul, 2013

    Olá Alex,

    Está com defeito no registro.

    Abraços

    Responder a este comentario
  53. lair antonio gonzatto

    10. jul, 2013

    Gostaria de saber por que o chuveiro 220 volts não funciona, pois testei e passa a corrente na resistência. Quando liga não esquenta. Será que o terra não aparente foi danificado pois houve uma chuva e derrubou a casinha e não tive como verificar onde estão conectado e não tinha a haste, pois já que fica na chácara. Tive que isolar uma fase e trocar a resistência para 127volts onde continua funcionando. Por gentileza me esclareça o que parece ser mais provável. Abraços.

    Responder a este comentario
  54. admin

    10. jul, 2013

    Olá Lair,

    Você informou que a resistência estava ok, mas você verificou se estava chegando a tensão de 220V no chuveiro?

    Abraços.

    Responder a este comentario
  55. admin

    10. jul, 2013

    Olá Cunha,

    Não.

    Abraços

    Responder a este comentario
  56. ranier

    12. jul, 2013

    ao ligar a geladeira o chuveiro fica frio , quando desligamos a geladeira o chuveiro volta a esquentar

    Responder a este comentario
  57. admin

    12. jul, 2013

    Olá Ranier,

    A fiação do chuveiro deve ser exclusiva, ou seja, saí do disjuntor e vai até o chuveiro sem nenhum outro aparelho ligado nessa fiação.
    Também a fiação deve ter a bitola correta, pois se for mais fina do que a correta, vai ter queda de tensão na fiação e a tensão será menor no chuveiro.

    Veja no post acima a fiação e disjuntor para cada potência de chuveiro.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  58. Lívia

    14. jul, 2013

    Olá!
    Estou querendo instalar um chuveiro elétrico no banheiro de
    Dependência da minha casa,o porém, é que o disjuntor geral da
    Da minha residência fica muito distante do banheiro de dependência,
    Qual seria a solução adequada nessa situação?
    Grata,
    Lívia

    Responder a este comentario
  59. admin

    14. jul, 2013

    Olá Lívia,

    Não tem problema.

    Na saída de disjuntor geral deve ligar um outro disjuntor para o chuveiro, conforme a tabela do post acima. Depois da saída desse disjuntor do chuveiro ligue a fiação até o chuveiro.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  60. João

    16. jul, 2013

    Olá. Tenho uma duvida. Comprei um Chuveiro elétrico de 6.800 W e sei que o disjuntor deveria ser de 35 A, porém meu disjuntor é de 25 A. A minha pergunta é a seguinte: Posso continuar usando o chuveiro no mesmo disjuntor sem leva-lo a seu potencial máximo (super quente) mantendo o mesmo no seu potencia médio (quente) que vai perto dos 4.200 W ou ele irá continuar desarmando o disjuntor? Desde já Obrigado.

    Responder a este comentario
  61. admin

    17. jul, 2013

    Olá João,

    Pode, mas eu não recomendo que faça isso, pois com certeza você ou alguém da sua familia vai mudar para a posição máxima. O disjuntor deve desligar, mais antes disso corre o risco da fiação vai esquentar muito e pode até derreter a isolação dessa fiação.
    Minha recomendação é trocar a fiação e o disjuntor o mais rápido possível.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  62. Camilo

    17. jul, 2013

    Ola bom dia.

    Meu chuveiro Bella Ducha Lorenzetti, esta queimando uma resistencia após a outra, ja verificamos a eletricidade e está tudo ok, quando trocamos a resistencia ligamos o chuveiro como pede o fabricante na agua fria por algum tempo, depois ligamos o chuveiro no quente ele funciona, mas no outro dia ligamos o chuveiro e ele simplesmente queima a resistencia.

    Abs
    Camilo

    Responder a este comentario
  63. admin

    17. jul, 2013

    Olá Camilo,

    Minha sugestão é entrar em contato com o fabricante pelo seguinte local, pois já vi relatos sobre esse problema:

    DDG 0800-016-0211 ou pelo e-mail sac@lorenzetti.com.br

    Abraços.

    Responder a este comentario
  64. Camilo

    17. jul, 2013

    Liguei e pediram para eu verificar o fluxo de agua, e tambem verificar aquela borracha de vedação dentro do registro.
    Mesmo assim muito obrigado pela orientação.

    Abs

    Responder a este comentario
  65. Santos

    19. jul, 2013

    Boa Tarde
    Tenho em minha casa aquecedor a gás em todos os chuveiros gostaria de saber como faço para transformar ou seja ao invés de usar o gás passar a usar energia eletrica.

    Abs

    Responder a este comentario
  66. heitor

    20. jul, 2013

    Ola comprei um chuveiro de 6800w e a casa e antiga .fui ligar e deu um estouro acho que. queimou a resistencia .um chuveiro antigo aguentou anos qual voltagem certa para instalar

    Responder a este comentario
  67. heitor

    20. jul, 2013

    Se eu instalar um chuveito 220w numa rede eletrica 110w o que acontece

    Responder a este comentario
  68. admin

    20. jul, 2013

    Olá Heitor,

    Minha sugestão é chamar um eletricista para ver qual a tensão correta no ponto do chuveiro.

    Muitas vezes a casa pode ter as duas tensão, sendo 110V para as tomadas e luz e 220V para o chuveiro.

    Se colocar um chuveiro de 220V em uma rede de 110V, o chuveiro vai esquentar a água na metade da potência, ou seja, quase não vai esquentar.

    Abraços

    Responder a este comentario
  69. admin

    20. jul, 2013

    Olá Santos,

    Existem aquecedores elétricos do tipo por Acumulação. O correto é chamar 3 empresas para verificar a melhor opção.

    Abraços

    Responder a este comentario
  70. Jose antonio lopes

    21. jul, 2013

    Boas,
    Sou de Portugal e este tipo de chuveiro normalmente não é utilizado por aqui, mas a alguns anos fui ao Brasil e gostei do que vi, trouxe um desses chuveiros e tentei montá-lo num jardim em que só existe conduta para água fria; quis por isso aproveitar a compra do chuveiro e adaptá-lo á conduta de água fria para quente.
    A ajuda que necessito é entender por que é que o quadro vai sempre abaixo quando ligo o chuveiro.1º liguei a uma puxada de tomada 220V – 16A ( que normalmente ligo outros aparelhos, claro não taão potentes mas sem problemas aparentes ), 2º ligação ao fio de terra existente em caixa própria, tudo conforme manual ( é claro que o ideal seria ligação unica para este tipo de aparelho, mas não será possivél fazê-lo ).Outra questão da ligação é na casa a potência contratada á empresa que abastece a minha casa ser de 3,45 KVA, será que pedindo um aumento de potência poderei ter exito na utilização do dito chuveiro?
    Necessito da vossa ajuda nesta matéria.
    Chuveiro utilizavél é um Lorenzeti de 3.600 a 4.600 W.

    Cumprimentos

    José António Lopes

    Responder a este comentario
  71. admin

    21. jul, 2013

    Olá José Antônio Lopes,

    O chuveiro deve ser ligado com os fios e disjuntor corretos, pois a potência elétrica é alta.
    Para funcionar corretamente, conforme tabela do post, os fios devem ser de 4mm2 e o disjuntor de 25A. Dessa maneira, o quadro não vai abaixo.
    A ligação do fio Terra não precisa ser exclusiva, ou seja, pode ser ligado junto com outros aparelhos.
    Em relação a potência contratada para sua residência, não sei como funciona em Portugal, pois no Brasil as residências são preparadas para utilizar chuveiros elétricos. Acho que deve ser aumentada, pois só o chuveiro tem uma potência de 4,6 KW.

    Cumprimentos,

    Admin

    Responder a este comentario
  72. Diego Frederico

    22. jul, 2013

    Olá! A voltagem de minha rede elétrica é 110V! Porem meu chuveiro está queimando resistência uma após a outra, é substituir e queimar! Sigo todos os procedimentos do manual de troca de resistência! Ligo o chuveiro por alguns minutos antes de ligar a energia no quadro geral, a fiação foi trocada a pouco tempo e é de 4mm com DR de 30A. Eu mesmo testei com multímetro confirmando ser 110V! Não sei o que fazer! Seria aconselhável mudar a voltagem do chuveiro para 220V??
    Grato!

    Responder a este comentario
  73. admin

    22. jul, 2013

    Olá Diego,

    Pode ser os seguintes motivos:

    1) Resistência de baixa qualidade.
    2) Chuveiro com defeito.
    3) Algum problema da fiação, pois trocou a pouco tempo.
    4) Confirme se a tensão dos fios do chuveiro está correta.

    Minha sugestão é chamar um eletricista para verificar o que está ocorrendo.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  74. Sheila

    22. jul, 2013

    Olá… Quero instalar um chuveiro de 6800w no meu ape mas nao sei como faço para saber qual o tipo do fio que sai da parede, se é de 6mm.. e tb vi que vc disse que tem que ter o disjuntor 35 mas meu quadro de força é de fuzivel e para o chuveiro sei que é 220v mas será que o fuzivel aguentara na potencia máxima? Obrigada

    Responder a este comentario
  75. admin

    22. jul, 2013

    Olá Sheila,

    Normalmente todo o fio tem uma marcação de bitola, ou seja, do diâmetro. Procure ver o que está marcado.

    O fusível pode ser da mesma corrente do disjuntor. Sugiro que você chame um eletricista, pois é provável que precise trocar a fiação, colocar disjuntores e um terra eficiente.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  76. sidnei

    22. jul, 2013

    boa tarde to querendo fazer uma nova ligacao em casa trocar a rede eletrica de casa mas to duvida do chuveiro em casa so tem o fio neutro nao sei como vou ligar o chuveiro a estalaçao e velha de casa posso usar o neutro para o chuveiro tambem

    Responder a este comentario
  77. admin

    22. jul, 2013

    Olá Sidnei,

    Sempre toda fiação do chuveiro deve ser exclusiva, ou seja, nada mais deve ser ligada a ela.
    Desse modo, você deve ter os disjuntores exclusivo para o chuveiro. Ligue a fiação nesses disjuntores e o outro lado no chuveiro. Não ligue mais nada nesses fios.
    Também deve ter o fio terra ligado no chuveiro.

    Caso tenha dúvida, o melhor é chamar um eletricista, pois é mais seguro.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  78. sidnei

    22. jul, 2013

    posso usar as duas fases e o neutro so para o chuveiro e faço outra rede para as tomadas e lampandas

    Responder a este comentario
  79. sidnei

    22. jul, 2013

    posso usar um disjuntor tripolar para o chuveiro e para as tomadas e lampadas separados

    Responder a este comentario
  80. admin

    22. jul, 2013

    Olá Sidnei,

    Se o chuveiro for 220V, deve ser ligado as duas fases. O disjustor não pode ser tripolar. O neutro não é ligado. É ligado também o fio terra no chuveiro.
    Minha sugestão é chamar um eletricista.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  81. Adolfo

    25. jul, 2013

    ola
    tenho um chuveiro 220v 5500W, e está ligado em uma rede 220v, porem quando ligo a tensão cai para 110v, desta forma ele não está esquentando. O que devo fazer ??

    Responder a este comentario
  82. admin

    25. jul, 2013

    Olá Adolfo,

    A instalação elétrica está correta? Não tem nada em série ligado, como uma lâmpada?
    Minha sugestão é chamar um eletricista para verificar a instalação elétrica.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  83. wilson augusto ramos

    26. jul, 2013

    Comprei um chuveiro 127v, Esquenta muito pouco.É possivel trocar a resitência para 220v e ligar na rêde 220v no mesmo sem que tenha problemas?

    Responder a este comentario
  84. admin

    26. jul, 2013

    Olá Wilson,

    Não vai resolver trocar a resistência, pois a potência para aquecer a água será a mesma. Minha sugestão é comprar um chuveiro de maior potência.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  85. Lucas Gomes

    27. jul, 2013

    Ola queria saber se o Disjuntor de 50A é para o da casa toda ou tem que ser um Disjuntor 50A apenas para o chuveiro

    Responder a este comentario
  86. admin

    27. jul, 2013

    Olá Lucas,

    O disjuntor depende da potência do chuveiro. Veja a tabela do post acima. O disjuntor informado é apenas para o chuveiro.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  87. Fabrício

    28. jul, 2013

    Instalei uma ducha Lorenzetti utilizando cano de alumínio. Entretanto, a fiação ficou curta e não consegui conectar diretamente à rede. Posso fazer uma emenda para prolongar os fios? O isolamento com fita isolante é suficiente? Obrigado.

    Responder a este comentario
  88. admin

    30. jul, 2013

    Olá Fabricio,

    Pode fazer emendas, desde que bem feitas.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  89. Marisa

    05. ago, 2013

    Boa tarde. Coloquei um aquecedor Versatil na cozinha. Existe possibilidade de queimar a resistência se o aparelho ficar inclinado cerca de 45 graus? Grata

    Responder a este comentario
  90. admin

    05. ago, 2013

    Olá Marisa,

    Leia a informação que está no manual do seu aparelho. Veja se é a mesma informação que está na figura abaixo.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  91. Marina

    05. ago, 2013

    Olá
    Estou querendo instalar um chuveiro, mas na minha casa só existe um disjuntor que desliga todos os comodos como posso instalar o chuveiro sem desligar o disjuntor?

    Abraços

    Responder a este comentario
  92. admin

    05. ago, 2013

    Olá Mariana,

    Normalmente o correto é ter um disjuntor geral que desliga tudo. Logo após esse disjuntor, outro para iluminação, outro para tomadas e outros para o chuveiro. Deve ter uma caixa de disjuntores em outro local da sua casa.
    Se sua casa não estiver dessa maneira (acho difícil não estar assim), chame um eletricista de sua confiança para corrigir a instalação.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  93. everaldo

    05. ago, 2013

    ola, comprei uma ducha lorenzeti 3300 watts, e quando a ligo o DR desarma, esse ja é o segundo chuveiro que coloco e acontece a mesma coisa..
    obs, antes do DR tem um disjuntor que ñ desarma….

    Responder a este comentario
  94. admin

    06. ago, 2013

    Olá Everaldo,

    Você deve verificar se a ducha é Compatível com “DR”. Essa informação está no manual da ducha, se não tiver a informação de “Compatível com DR”, então não é compatível.
    Caso não seja, vai cair o DR mesmo.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  95. Gil

    13. ago, 2013

    Olá, por favor, porque os CHUVEIROS (Lorenzetti ou Corona) com PRESSURIZADORES são barulhentos e com um período relativamente curto de uso (cerca de 1 à 2 anos) começam a dar problemas em seu mecanismos. Por exemplo, adquiri recentemente um CHUVEIRO LORENZETTI EVOLUTION (220v – 7500w) com PRESSURIZADOR, com pouco tempo ele começou a aumentar seu barulho ao ligá-lo, além disto, com frequência e por um período longo de tempo ficava trepidando (tremendo) e a água sai de maneira que parece que está sendo cuspida (jatos fortes). Notei também que o tal de “diafragma” destes chuveiros não são de boa qualidade, pois eles dão defeito logo e, inclusive, ao desligar o chuveiro, o mesmo ficava funcionando porém sem sair um pingo dágua. Garanto que não era problema do REGISTRO pois ao substituir por outro chuveiro o problema nunca mais ocorreu.

    Outra questão é, qual o problema que poderá ocasionar caso seja substituida uma resistência (resistor) de potência menor. Exemplo, chuveiro de 7.500w – 220v, substituo por uma resistência 6.800w – 220v ou 5.500w – 220v, seja do mesmo fabricante ou de outro fabricante (creio que o fabricante não seja o mais importante, apesar de entender que o melhor é utilizar sempre a resistência (resistor) do próprio chuveiro e, inclusive, do próprio fabricante)? Pense como se fosse um emergência, porém às vezes, caso dê certo, acaba por ser definitiva.

    Por último, este primeiro CHUVEIRO ACIMA que citei, um LORENZETTI EVOLUTION com PRESSURIZADOR 220v – 7500w, fazia tanto barulho e, em seguida, passou a soltar a água como se tivesse dando “soquinhos” (cuspindo) além de ficar “tremendo” por um período de tempo até que pegasse no “tranco”, aí a tremedeira parava mas o barulho não dava trégua, acabei por retirá-lo da parde e, em seguida, abrí-lo. Ao visualizá-lo por dentro, encontrei o pressurizador (um mecanismo com uma borboleta que imagino empurrar a água com mais força, onde em volta possui um imã e uma bobina) e o arranquei. Reinstalei o chuveiro e funcionou normalmente, porém o barulho continuou além de ainda tremer o chuveiro, mas sem a pressão que tinha antes (em razão da retirada do pressurizador). Será que é a resistência (resistor) que, quando ativada (chuveiro ligado), faz todo este barulho? E porque fica tremendo, parecendo que a água está sendo cuspida, como se tivesse sendo empurrada com dificuldade para sair (mal bombeada)?

    Abraços e perdoe o texto ENORME!!!

    Responder a este comentario
  96. admin

    13. ago, 2013

    Olá Gil,

    Infelizmente quanto mais “modernidades”, ou seja, quanto mais tecnologias um aparelhos tem, mais defeitos podem ocorrer. Isso porque as tecnologias não acompanham a qualidade do produto. Pelo que você informou, parece que o motor da bomba do pressurizador está desbalanciado ou com algum problema.
    Já ouvi outros casos semelhante ao seu chuveiro e a minha recomendação é levar até um serviço autorizado do fabricante e informar todos esses problemas.
    Em relação a mudança da resistência, pode utilizar uma de potência menor e nunca maior.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  97. valdemar

    18. ago, 2013

    amigo boa tarde comprei um chuveiro de 7500w quando ele no surer quente ai de 15 minutos ele desarma o disjuntor a fiação e 6mm mas pra casa toda e o disjuntor e de35 amperes qual o problema?

    Responder a este comentario
  98. admin

    18. ago, 2013

    Olá Valdemar,

    O disjuntor deve ser exclusivo para o chuveiro e deve ser de 40A.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  99. Rodrigo

    18. ago, 2013

    Ola boa noite

    Tenho um chuveiro da Lorenzetti Advanced 7500W, gostaria de saber porque o mesmo faz tanto barulho? Meu disjuntor é de 40A esta tudo dentro da norma. Quando eu cheguei a ligar ele, fiquei com medo de torrar os fios devido a sua potência, mas verifiquei esta tudo certinho, é normal este barulho? quando eu mudo a Temperatura do mesmo para o morno ele funciona normal sem barulho, e esquenta bastante a água.

    Responder a este comentario
  100. Gil

    20. ago, 2013

    Rodrigo boa noite!

    Nosso amigo irá lhe responder, mas já adianto que acabei de instalar um deste em meu banheiro e, acredite, é MUITO BARULHENTO MESMO.

    Sobre mudar para o MORNO e o barulho reduzir já não sei dizer.

    Minha esposa reclamou do imenso barulho deste chuveiro que nem PRESSURIZADOR possui, decide HOJE comprar um outra……….arrisquei na DUCHA SPACE POWER CORONA 220V, que diz não ser preciso pressurizador pela sua nova tecnologia patenteada chamada de POWER.

    Gastei R$ 102,00.

    Agora, assim que chegar o chuveiro novo (3 dias para entregar), retirarei a ADVENCED e guardarei para qualquer emergência.

    Dependendo da expectativa, venho até aqui e posto………….estou acreditando que a SPACE POWER possui mais pressão e volume d’agua do que a ADVENCED………..espero estar correto….ahhhh e diz ser SILENCIOSA.

    Abraços

    Responder a este comentario
  101. luciana

    20. ago, 2013

    Boa Noite…tenho uma ducha Lorenzete….ele esquentava normalmente bem quente mesmo…só que de um tempo pra cá ele não anda esquentando tanto qto antes muito estranho…será que coloquei a resistencia errada…e neste inverno ninguem merece viu….

    Responder a este comentario
  102. admin

    21. ago, 2013

    Olá Luciana,

    A resistência deve ser original do fabricante e do mesmo modelo do chuveiro. Tem muitas resistências que são vendidas em mercados que não são originais, tem a potência menor e queimam rápido.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  103. Fernando

    21. ago, 2013

    Olá,

    Comprei uma ducha Lorenzetti 220V/6800W, mas não esquenta. Não sei se ele queimou ou não é compatível à instalação. Tenho dúvidas quanto a instalação da rede se é 220 ou 127. Caso seja 127 tem algum problema?
    Obrigado!

    Responder a este comentario
  104. admin

    22. ago, 2013

    Olá Fernando,

    A tensão do chuveiro deve ser igual a tensão do local onde está instalado o chuveiro. Se tem dúvidas do valor da tensão, chame um eletricista para medir. Se tiver o chuveiro antigo, veja qual era a tensão dele. Deve ter uma marcação nele da tensão.
    Se a tensão da instalação for 127V e o chuveiro for para 220V, o chuveiro não vai esquentar.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  105. Luiz Henrique

    22. ago, 2013

    Boa tarde, tenho um chuveiro 220v, mas vou mudar para uma casa onde é 110v. Posso somente trocar a resistência para 110? Ou tenho que comprar outro? Obrigado

    Responder a este comentario
  106. admin

    22. ago, 2013

    Olá Henrique,

    Tem que comprar um 220V, pois as partes internas são para usar com 220V. Quando se usa 220V a corrente elétrica é menor. Caso troque apenas a reistência para 110V, não tem garantia que os contatos elétricos interno do chuveiro vão aguentar uma corrente maior.
    Confira se realmente a tensão no local da instalação do chuveiro é 110V, pois tem casas que a rede de tomadas e iliminação é 110V e o chuveiro é 220V.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  107. jefson

    22. ago, 2013

    AJUDEM….OLÁ, TENHO UM PROBLEMÃO.. O “DR” DESARMA QUASE SEMPRE QUANDO LIGO O CHUVEIRO:

    FIO 4mm
    DISJUNTOR 30A
    DR. 40A
    CHUVEIRO 4500W

    E AGORA? JÁ TROQUEI 3 CHUVEIROS DE MARCAS DIFERENTES E NADA

    Responder a este comentario
  108. admin

    22. ago, 2013

    Olá Jefson,

    Os chuveiros podem ser utilizados com o DR? Se sim, chame um eletricista para ver se a rede elétrica está ok.
    Se o chuveiro for preparado DR e a instalação estiver OK, entre em contato com a assistência técnica do chuveiro.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  109. robson

    27. ago, 2013

    oi boa noite, fiz a instalação elétrica de um sobrado e o dono , alugou 2 cômodos da parte de baixo mais quando ligam os dois chuveiros queima o fuzil do relógio do poste , um desses chuveiros esta no quadro de disjuntor , oque pode estar acontecendo

    Responder a este comentario
  110. admin

    27. ago, 2013

    Olá Robson,

    Se está queimado o fusível então está passando uma corrente elétrica maior do que deveria. Mesmo que tenha um chuveiro no quadro de disjuntor, o fusível que está queimado deve ser do quadro geral. O correto é ter disjuntores para cada chuveiro.
    O correto é chamar um eletricista para verificar o que está ocorrendo.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  111. Paulo

    29. ago, 2013

    Boa tarde,
    Comprei um chuveiro da Lorenzetti modelo Advanced Turbo Eletrônico com pressurizador, eu consigo desligar o pressurizador e deixar o chuveiro funcionando normalmente, pois não consigo diminuir a vazão no registro e isso faz com que saia muita água e não esquenta muito.
    No aguardo,
    Paulo

    Responder a este comentario
  112. admin

    29. ago, 2013

    Olá Paulo,

    A regulagem de vazão de água pode ser através do registro ou se for muito forte, coloque uma arruela de borracha com furo menor na entrada de água do chuveiro.
    Se você abrir ele para desligar o pressurizador vai perder a garantia.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  113. Emerson Akira

    29. ago, 2013

    Boa tarde,
    Tenho problema com aquecimento dos chuveiros de minha casa, não esquentam.
    Já comprei diversas marcas, mas o resultado é sempre o mesmo: água morna!
    Por esses dias, meus filhos disseram que se abríssemos dois ou três chuveiros ao mesmo tempo, a água esquentaria.
    Duvidei!
    FUNCIONOU!!!
    Como isso é possível???
    Como resolver o problema sem ter que usar dois chuveiros pra ter um banho quente?
    Muito obrigado.

    Responder a este comentario
  114. daniel

    29. ago, 2013

    Se os fios do chuveiro são no maximo 2,5mm porque os fios da rede são sempre maiores?

    Responder a este comentario
  115. admin

    29. ago, 2013

    Olá Emerson,

    Por acaso quando abre mais de um chuveiro a quantidade de água que saí pelos chuveiros diminui?
    Se acontecer isso, menos água passa pelo chuveiro e ele aquece mais. Talvez seja necessário colocar redutores de pressão na entrada de água do chuveiro.
    Não adianta comprar diversas marcas de chuveiros se a potência deles forem similares. Chuveiros com resistência exposta e com alta potência vão aquecer mais.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  116. admin

    29. ago, 2013

    Olá Daniel,

    Já vi vários relatos sobre isso e realmente acho muito estranho, pois ocorre um aquecimento excessivo nessa fiação do chuveiro.
    A resposta do fabricante normalmente é essa:

    “O fio do chuveiro têm diâmetro menor porque ele não passa por conduítes, e o comprimento é menor, por isso o fio do chuveiro não têm o mesmo diâmetro do fio que é requisitado para instalações residenciais. Isso está de acordo com as normas de chuveiro e é seguro.”

    Abraços.

    Responder a este comentario
  117. Emerson

    29. ago, 2013

    Olá, boa noite.

    Adquiri um chuveiro Lorenzetti 4 estações, 110v, e notei que o fio do chuveiro anda esquetando e derretendo. A fiação que vem ate a parede nada sofre, mas do ponto que sai e vai para o chuveiro sofre. Antes estava esquentando em uma emenda que tinha entre a parede e o inicio do chuveiro, troquei por um conector de porcelada, resolveu, Mas hoje notei que ele esquenta e sai ate fumaça na emenda de dentro dele. O que ocorre sera…essas emendas nao guentam a tenção? Sera que o fiozinho que saem do chuveiro estao fracos pra tensão e potencia do mesmo? Mas se vieram com o produto prezumo que deveriam ter testado ne? Estou pensando em abrir ele, e ver se posso mecher em algo da emenda, ou trocar o fio do proprio chuveiro por um mais grosso, ou resistente. Que acha?

    Responder a este comentario
  118. admin

    30. ago, 2013

    Olá Emerson,

    Se está na garantia o correto seria levar até uma assistência técnica para eles verificarem o que está acontecendo.
    Os fabricantes querem vendem produtos cada vez mais baratos e baixam a qualidade dos materiais. Só esquecem que tem material de segurança que não pode ser ruim.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  119. ROGERIO

    31. ago, 2013

    Olá boa tarde,

    Tenho um chuveiro 110/5500w e minha fiação é de 10mm direto do relógio para o chuveiro. o fabricante orienta um disjuntor de 50 amperes mas, a minha a duvida é que o disjuntor geral que vem do relógio é de 40 amperes tem algum problema?

    Abraço,
    Rogério.

    Responder a este comentario
  120. admin

    31. ago, 2013

    Olá Rogerio,

    Se o disjuntor de 50A estiver estiver após o de 40A, o de 40 deve desligar quando o chuveiro estiver ligado.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  121. Gil

    10. set, 2013

    Comprei uma DUCHA SPACE POWER 220v – 7500w, onde possuo 2 disjuntores (Siemens) de 50a para cada fio de 6mm que saem do quadro de luz (10 metros de fio no máximo) até a caxinha (2 x 2) na parede do banheiro onde foi instalado este chuveiro.

    Nunca tive problema até a instalação desta ducha.

    O problema é que após alguns minutos de banho, o FIO DO CHUVEIRO esquenta tanto que já derreteu o acabamento (borracha branca) onde estes fios estão embutidos.

    O FIO DO CHUVEIRO ainda não derreteu, pois assim que senti cheiro de borracha queimada, desliguei imediatamente.

    Notei que a fiação que vem ate a parede não esquenta, mas a partir da emenda (conector de porcelana) onde já é o fio do chuveiro está pelando, porque será?

    Será que só porque são 2 disjuntores de 50a e não de 40a como recomenda o fabricante?

    Creio que não, pois sempre utilizei 2 disjuntores para cada fio do chuveiro do banheiro e jamais tive problema como este, entendo que o problema seja do chuveiro mesmo…..algum problema deste modelo.

    Existe algum problema em se utilizar 2 disjuntores de 50a onde o fabricante determina que se deva usar 1 de 40a?

    Responder a este comentario
  122. admin

    11. set, 2013

    Olá Gil,

    Já teve uma resposta sobre isso. Acontece que os fabricantes, para deixar os produtos mais baratos, diminuem a qualidade dos materiais. Até a fiação interna diminuiram a bitola. Os fabricantes dizem que a fiação interna do chuveiro está de acordo com as “normas”. Mas adiviem quem fazem essas normas…os próprios fabricantes.

    Minha sugestão, leve em um serviço autorizado e peça para trocar a fiação interna.

    As funções do disjuntor são de proteger o chuveiro e a instalação. Por exemplo, se o fio suporta até 40A e estiver passando 48A ele vai derreter a isolação e o disjuntor não vai desligar.
    Se tiver um disjuntor de 40A, ele vai desligar e proteger a fiação e o chuveiro.

    Abraços.

    Se gostou desse blog, nos ajude e divulgue em outros locais.

    Responder a este comentario
  123. Jose Eduardo

    25. out, 2013

    Boa Tarde,
    Peço esclarecimentos dos colegas.

    O circuito de instalação do meu futuro chuveiro é 127 V, fio fase vermelho 6 mm2, fio neutro azul 6 mm2, fio terra devidamente instalado e disjuntor 40 A . Os chuveiros de 127 V e 5500 W de potência exigem bitola de 10 mm2, portanto a instalação não é adequada. Correto isso? Ou posso utilizar assim mesmo? Não sendo adequada, quero portanto transformar o circuito para utilizar um chuveiro de 220 V e minha dúvida é a seguinte: Considerando que o chuveiro 220 V a ser usado exige a mesma bitola dos fios já instalados (6 mm2), posso utilizar o mesmo fio neutro azul e ligá-lo na outra fase, e também substituindo o disjuntor por um bipolar? Qual o incoveniente de utilizar o “fio azul” como fase?

    Obrigado pela atençao

    Abraços

    Jose Eduardo

    Responder a este comentario
  124. admin

    25. out, 2013

    Olá José Eduardo,
    Sim, a mudança que pretende fazer está correto. Ligue o fio azul na outra fase para transformar o circuito em 220V e troque o disjuntor para um que desligue as duas fases.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  125. Thigao

    01. nov, 2013

    Para instalar meu chuveiro (220V) tenho 3 fios que saem da parede: 2 fios pretos + 1 fio verde. Isto significa que a tensão é 220V, correto? Quais fios (de que cor) devo ligar?

    Responder a este comentario
  126. admin

    01. nov, 2013

    Olá Thiago,

    Não, não significa que a tensão é 220V. Veja no quadro de disjuntores se tem 2 disjuntores para o chuveiro. Se tiver dois, provável que seja 220V. Para ter certeza que a tensão é 220V, tem que medir.
    O fio verde é o terra.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  127. Jose Eduardo

    08. nov, 2013

    Prezado,

    Os manuais da Thermosystem exigem fiação de 6 mm2 para chuveiros de 5500 w em tensão de 127 Volts. Já a Lorenzetti exige fiação de 10 mm2 para chuveiros de mesma potência em mesma tensão. Poderia me explicar o porquê dessa diferenciação? Desde já agradeço.

    Responder a este comentario
  128. admin

    08. nov, 2013

    Olá José,

    Boa pergunta, acho que seria a bom a própria Thermosystem responder.

    Fazendo as contas, uma potência de 5500W dividido pela tensão de 127V resulta em uma corrente de 43A.
    Um fio de 6mm suporta 32A, ou seja, ou o disjustor de 40A vai desligar ou a fiação vai derreter!

    Abraços.

    Responder a este comentario
  129. valdemi

    19. jan, 2014

    prezado admin

    posso instalar dois chuveiros em um mesmo disjuntor de 25 o

    Responder a este comentario
  130. admin

    19. jan, 2014

    Olá Valdeci,

    Pode se a potência dos dois juntos for menor que 4500W se ligado em 220V. Se for maior, o disjuntor pode cair ou sua rede pode derreter e pegar fogo.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  131. Harmino

    04. mar, 2014

    Por que o fio terra que vem no chuveiro tem o diâmetro menor do que os fios fase?
    Desde já agradeço a atenção
    Harmino

    Responder a este comentario
  132. admin

    04. mar, 2014

    Olá Harminio,

    O terra é um condutor que deve ser ligado a uma haste metálica e que, em situações normais, não deve possuir corrente elétrica que circula pelo fio, por isso o fio pode ser mais fino.
    O fio do chuveiro e qualquer outro aparelho que tem terra é normalmente mais fino, justamente porque não circula correte elétrica por ele.
    Porém a bitola do fio da instalação residencial deve ser igual aos outros.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  133. Haderson

    21. mar, 2014

    Ola,
    Não é relacionado a chuveiro, mas sim a energia eletrica:

    Tem um fio que passa por toda a minha parede e nele tem apenas uma tomada no final, quero colocar uma outra tomada no início do fio, para que fiquem duas tomadas, porém nesse local nao tem disjuntor.

    Queria saber o seguinte: posso descapar e ligar um fio de cada vez que nao levo choque? Mesmo assim tem risco de levar choque, descapando um de cada vez e isolando cada um antes de descapar o outro?

    Responder a este comentario
  134. admin

    21. mar, 2014

    Olá Haderson,

    Se fizer isso, tem risco de tomar choque. Em toda casa tem uma chave geral para ser desligada. Normalmente fica perto na entrada de energia da sua casa. Desligue essa chave geral e coloque a tomada sem medo de tomar choque.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  135. a.c.nascimento

    17. abr, 2014

    comprei um chuveiro lorenzetti que quando fecho a agua ele continua funcuinando ou seja não desliga tenho que desligar o dijuntor o que é isto°?

    Responder a este comentario
  136. admin

    17. abr, 2014

    Olá Nascimento,

    O chuveiro está com defeito e deve ser enviado para a assistência Técnica.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  137. cristiane

    23. abr, 2014

    OLA O MEU DIJUNTOR NO PADRÃO E DE 50 AP, POSSO COLOCAR UM DIJUNTOR DE DE 40 AP PARA CASA TODA, O VALOR DO AP INTERNO DEVE SE MENOR QUE O PADRÃO, O PADRÃO E 110 MONOFASSIO, O QUE DEVO FAZER

    Responder a este comentario
  138. admin

    23. abr, 2014

    Olá Cristiane,

    Vamos fazer uma conta rápida:
    I ( amperagem) = P (potência) / T (tensão)

    Vamos estimar a potência (watts) do seus aparelhos funcionando ao mesmo tempo, difícil mais pode acontecer:

    Chuveiro elétrico = 3000W
    Geladeira=500W
    Máquina de lavar=1000W
    5 lâmpadas de 100W ligadas=500W

    Vamos somar 3000+500+1000+500
    Total de potência é igual 5000W

    A conta fica I (amperagem) = 5000W dividido por 110V
    O valor é de 45,4 Amperes.

    Ou seja, se nessas condições se você colocar um disjuntor de 40A, ele vai desligar.
    Isso foi um exemplo, o correto é você chamar um eletricista de sua confiança para dimensionar corretamente a sua instalação elétrica, pois todos os disjustores devem ter a amperagem de acordo com a fiação e os aparelhos que ele deve proteger.

    Abraços

    Responder a este comentario
  139. vinicius

    28. abr, 2014

    Ola!!! Comprei uma ducha lorenzetti eletronica 220v 7500w. Ela desliga sozinha toda vez que esta em temperaturas mais elevadas.Tenho 2 disjuntores de 25 A só para o chuveiro, na qual deveriam ser de 40 A pelas configurações da ducha mas eles não desarmam. O que poderia estar acontecendo?

    Responder a este comentario
  140. admin

    28. abr, 2014

    Olá Vinicius,

    A formula é seguinte: Corrente = Potência dividida pela tensão

    Se a potência é 7500W e a tensão é 220V
    Então a corrente seria de 34 Amperes

    Se você colocar disjuntor de 40A não vai desligar.

    Se colocar disjuntor 25A ele vai desligar.

    Abraços

    Responder a este comentario
  141. Leonardo

    04. mai, 2014

    Boa tarde!
    Meu chuveiro funcionava normalmente até queimar a resistência. Fiz a correta substituição e no entanto a agua começou a esquentar muito. Me falaram que o defeito seria no chuveiro, resolvi comprar outro e após a instalação me deparei com a mesma situação. A agua continua muito quente e não consigo utilizar o chuveiro. O que deve ser?
    Desde já agradeço.

    Responder a este comentario
  142. admin

    04. mai, 2014

    Olá Leonardo,

    Você deve verificar o seguinte:
    1) A vazão de água que saí do chuveiro está fraca. Nesse caso, retire qualquer redutor de pressão ou coloque um pressurizador.
    2) A tensão do chuveiro ou resistência é 110V e a tensão da sua rede do chuveiro é 220V.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  143. cezar

    11. mai, 2014

    Olá
    Então, comprei uma ducha lorenzeti advanced 127v 5500w, mas não verifiquei a tensão do meu apê, já q todas as tomadas eram 110v achei q o chuveiro tb seria, ai queimou a resistência, foi nessa hora q descobri q a tensão do chuveiro era 220v, mas agora tenho um chuveiro novo sem resistência, ia comprar uma resistência de 127v, e troquei uma das fases , no disjuntor que é bipolar, para neutro, mas conversando com um amigo vi que poderia me trazer problemas com a própria fiação e o disjuntor, foi então q pensei em trocar só a resistência para 220v, mas ai q vem a pergunta, o mesmo modelo será q o plug da resistência muda, e tb no 127v é 5500w e vi q em nos 220v é 7500w?

    Responder a este comentario
  144. monica

    11. mai, 2014

    Olá, trocamos o chuveiro 1pq não esquentava muito, cooicamos o chuveiro 2 que nem esquentou, colicamos o chuveiro 3 que tbm nao funcionou, voltamos ao original (o 1que esquentavapouco)mas nao funcionou….. nao mexemos na rede eletrica, so trocamos os fios na caixa de ceramicae agora nenhum funciona… me ajude o que pode ter acontecido?

    Responder a este comentario
  145. admin

    11. mai, 2014

    Olá Cezar,

    Veja a resposta da Lorenzetti para sua pergunta:

    Dúvidas Freqüentes – Duchas e Chuveiros Elétricos

    Posso trocar a resistência de um chuveiro 127V para 220V se a tensão na minha residência for 220V? E o contrário, pode ser feito?

    No caso de chuveiros de modelos 127V sem comando eletrônico e sem pressurizador, se a resistência for trocada para uma resistência do mesmo modelo, mas na tensão 220V, o chuveiro irá funcionar normalmente numa instalação 220V, pois seus mecanismos internos estão dimensionados para receber correntes elétricas e dissipar calor da forma adequada.

    No entanto, deve-se tomar cuidado com as marcações contidas no chuveiro que indicarão aquele ser um modelo 127V. Isso pode causar confusão em futuras manutenções ou se o domicílio trocar de dono. Portanto, o ideal é comprar o chuveiro na tensão elétrica adequada.

    No caso do modelo de chuveiro ser 220V, a troca da resistência por uma versão 127V e sua instalação numa rede 127V nunca deve ser feita pois o mesmo não está preparado para essa condição, podendo causar riscos à segurança.

    Fonte: http://www.lorenzetti.com.br/faq_detalhes.asp?id=27

    Responder a este comentario
  146. admin

    11. mai, 2014

    Olá Mônica,

    Quanto o chuveiro não esquenta bem, pode ser:

    1) Muita vazão se água, ou seja, quando a água passa muito rápido pelo chuveiro, a resistência de aquecimento não tem tempo suficiente para aquecer a água. Solução: colocar um redutor de vazão, que nada mais é do que uma arruela plástica com furo menor.
    2) Muita queda de tensão devido a fiação muito fina.

    Como não estão conseguindo ligar novamente,minha sugestão é chamar um eletricista para verificar o que está ocorrendo.

    Responder a este comentario
  147. Bruno

    13. mai, 2014

    Bom dia,

    Meu chuveiro era de 4600W/127V e queimou a resistência. Coloquei uma resistência de 5500W/127V, fiz o procedimento correto, deixei encher o copo. Quando desliguei e mudei a chave seletora e religuei o chuveiro, ele simplesmente queimou. Comprei outra resistência, repeti o procedimento, voltou a queimar a resistência. Comprei um chuveiro novo de 5500W/127V e queimou também. Oque poderia ser?

    Responder a este comentario
  148. admin

    13. mai, 2014

    Olá Bruno,

    Sua rede é 220V. Apesar do chuveiro antigo estar marcado 127V, pode ter sido mudado a resistência para funcionar em 220V.
    O correto é medir a tensão que chega até o chuveiro para tirar a dúvida.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  149. Bruno

    13. mai, 2014

    Eu já medi a rede, e ela é 127V.

    Muito Grato

    Responder a este comentario
  150. admin

    13. mai, 2014

    Olá Bruno,

    Nesse caso deve verificar se a fiação está correta, ou seja se a fiação é de 10mm para 5500W/127V, se o circuito do chuveiro é exclusivo dele, se a conexão do chuveiro com a fiação está bem conectado, se a vazão de água é suficiente.
    Minha sugestão é chamar um eletricista para verificar o que está ocorrendo.

    Abraços

    Responder a este comentario
  151. Fernando

    17. mai, 2014

    Bom dia
    Fui fazer a instalação de chuveiro lorenzetti maxducha 5500wats 220 vlts
    Conferi a fiação e a tensão que esta de acordo fio de 4mm e tensao de 220 ou melhor em cada fio passando 127 v mas qdo liguei o chuveiro só funcionou a temperatura verao….
    Troquei a resistencia e o problema persistiu … acabei trocando o chuveiro e o problema persistiu me da uma ajuda por favor …. abraços

    Responder a este comentario
  152. admin

    17. mai, 2014

    Olá Fernando,

    Deve medir a tensão nos dois fios que são ligados nos chuveiro. A tensão medida deve ser de cerca de 220V.
    O outro fio, normalmente verde/amarelo é o fio terra, que deve ser ligado ao fio terra do chuveiro.
    Se a água estiver muito forte, a resistência não vai ter tempo para esquentar a água. Será necessário diminuir a vazão da água colocando um redutor que é uma arruela plastica com um furo menor.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  153. Romulo

    18. mai, 2014

    Boa noite,

    Na minha casa tenho um chuveiro de 220v 7500 w alimentado por uma disjuntor de 220v bipolar. A distancia da fiação até o quadro é de aproximadamente 10 metros , o disjuntor é termomagnetico e de 32A e a fiação de 4 mm. Será q corro algum risco?

    Obrigado!

    Responder a este comentario
  154. admin

    18. mai, 2014

    Olá Romulo,

    Sim, corre. Na potência máxima o disjuntor pode desligar, ou pior, a isolação dos fios derreter.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  155. Leonardo

    20. mai, 2014

    A tensão no circuito do chuveiro não passa de 90v, o que pode estar causando este problema? Lembrando que, a ligação da casa está com cerca da 20 anos.

    Responder a este comentario
  156. admin

    20. mai, 2014

    Olá Leonardo,

    Troque a fiação do chuveiro, ou seja instale uma fiação exclusiva.

    abraços.

    Responder a este comentario
  157. Marco

    23. mai, 2014

    Pessoal tenho uma ducha lorenzetti de 7500 w 220 v … o disjuntor do chuveiro e de 36 A …. ate ai tudo bem mas quando eu abro demais o chuveiro cai o Disjuntor geral do Ap que e de 63 A …. a fiação é de 6 mm mas o chuveiro foi instalado emendando um fio no outro com fita isolante ….queria realmente uma luz porque ja troquei um disjuntor geral …. parou alguns dias de dar o problema e agora voltou de novo ..nao façço ideia do que pode estar ocorrendo
    abs a todos

    Responder a este comentario
  158. admin

    23. mai, 2014

    Olá Marco,

    Primeiro precisamos saber se o disjuntor tem um dispositivo DR junto ou é um disjuntor simples. Caso tenha o DR junto, ele pode estar caindo pela corrente de fuga e não por sobrecarga.

    Veja um post sobre o assunto:
    http://www.eletrodomesticos.blog.br/dispositivos-dr-que-bicho-e-esse

    O melhor mesmo é chamar um eletricista de sua confiança para verificar o que está ocorrendo. Ele deve medir as correntes elétricas e dessa maneira dar um diagnostico para resolver o problema.

    Responder a este comentario
  159. CELSO

    03. jun, 2014

    BOM DIA AMIGO! A DIFERENÇA DA RESISTÊNCIA DE 4,600W PARA A DE 5,500W É QUE A DE 5,500 W ESQUENTA MAIS A ÁGUA?

    Responder a este comentario
  160. admin

    03. jun, 2014

    Olá Celso,

    Sim, maior potência esquenta mais a água. Só é necessário saber se sua instalação pode utilizar uma resistência maior.

    Abraços

    Responder a este comentario
  161. janaina

    04. jun, 2014

    Oi! Comprei uma lorenzeti 7500w 220v Instalamos com fio 8mm direto na rede central. Colocamos o redutor de pressão e mesmo assim não esquenta só amorna! Era pra ele fazer barulho mas é como não tivesse ligado, a torneira onde liga a agua ta com um vazamentinho isso fluencia? Olhei no contador e quando ligamos o chuveiro ele roda bastante. Nem sei onde ta o problema.

    Responder a este comentario
  162. admin

    04. jun, 2014

    Olá Janaina,

    Como parece que está tudo correto, será necessário chamar um eletricista para medir a tensão e verificar se não está com muita queda. A tensão baixa pode ser pela distância ou problema no fornecimento da energia.
    O vazamento não influencia no aquecimento.

    Responder a este comentario
  163. Leandro

    04. jun, 2014

    Olá, o apartamento que aluguei nao tem fio aterrado, ou seja, nao tenho a opção de ligar o fio terra do chuveiro. O que eu faço? deixo ele sem ligar em nda, ou ligo no fio neutro. O que acontece se eu ligar ele com o fio de fase?

    Responder a este comentario
  164. admin

    04. jun, 2014

    Leandro,

    Minha sugestão,chame um eletricista da sua confiança para verificar o que pode ser feito.

    Se você ligar o fio terra na fase, ou o disjuntor desliga ou pega fogo em todo fiação do chuveiro.

    Melhor coisa,chame um eletricista.

    Abraços

    Responder a este comentario
  165. janaina

    05. jun, 2014

    Oi é a Janaina de novo. Usamos o multimetro na entrada do relogio e na do chuveiro e a corrente aponta 228v.
    Coloco o chuveiro no maximo e ainda fica morno. Pensei que fosse problema no chuveiro fui na loja trocar mas continua o problema, obrigado pela atenção

    Responder a este comentario
  166. admin

    05. jun, 2014

    Olá Janaina,

    Essa tensão de 228V vocês mediram com o chuveiro ligado ou desligado. Vocês devem medir a tensão com o chuveiro ligado. Qual é a distância da entrada do relógio até o chuveiro?

    Dois fatores vão influenciar o banho quente: a vazão de água e a potência do chuveiro.

    A vazão é a quantidade de líquido que sai pelos buraquinhos da ducha. Quanto maior a vazão, mais fria a água, isso porque a resistência elétrica vai ter que aquecer uma quantidade maior de líquido. Talvez a vazão ainda esteja muito alta.

    Também se a água entrar gelada, vai sair menos quente. Por exemplo, se o chuveiro sobe a temperatura em 30 graus Celsius e a água entrar a 10°C, o banho será a 40°C. Já se a água estiver a 20°C, atingirá 50°C.

    Tem chuveiro que tem uma baixa eficiência, ou seja, apesar de ter uma potência alta, tem muita perda de calor. Isso você pode ver na etiqueta de eficiência que vem no chuveiro.

    Como eu sugeri, chame um eletricista para uma melhor avaliação.

    Responder a este comentario
  167. flavio

    06. jun, 2014

    Gostaria de saber o porque quando desligo a água do chuveiro,ele ainda continua ligado e tenho que desligar o disjuntor?
    desde já agradeço a sua atenção

    Responder a este comentario
  168. admin

    06. jun, 2014

    Flavio,

    O chuveiro funciona basicamente por meio de um diafragma que recebe a pressão da água quando abrimos o registro e liga os contatos elétricos, caso esse diafragma esteja resecado, sua mola recuperadora quebrada ou os contatos fundidos por ação da alta amperagem, o chuveiro não desliga automaticamente por ação da pressão da água.

    Também o excesso de minerais acumulado (aquele pó branco), pode interferir no funcionamento. As vezes, abrindo o chuveiro e manuseando o diafragma pode voltar a funcionar.

    Veja abaixo como normalmente é dentro do chuveiro:

    Responder a este comentario
  169. juliano

    09. jun, 2014

    ola boa noite..

    tenho uma Ducha Advanced Eletrônica da Lorenzetti toda vez que vou pro banho depois de 5 minutos cai o disjuntor geral, só o geral o do chuveiro nunca cai isso acontece nos dois banheiros que tenho essas ducha,
    os disjuntores são todos separados iluminação,cozinha,banheiro,tomadas ar condicionado, não entendo porque fica caindo, o disjuntor geral é c63/1 e o do chuveiro 32c,

    Responder a este comentario
  170. admin

    09. jun, 2014

    Olá Juliano,

    Primeiro precisamos saber se o disjuntor tem um dispositivo DR junto ou é um disjuntor simples. Caso tenha o DR junto, ele pode estar caindo pela corrente de fuga e não por sobrecarga.

    Veja um post sobre o assunto:
    http://www.eletrodomesticos.blog.br/dispositivos-dr-que-bicho-e-esse

    O melhor mesmo é chamar um eletricista de sua confiança para verificar o que está ocorrendo. Ele deve medir as correntes elétricas e dessa maneira dar um diagnostico para resolver o problema.

    Responder a este comentario
  171. Matheus Trindade

    09. jun, 2014

    Boa noite, prezado!

    Tenho um chuveiro 220V e 5500W que queimou a resistência. Não estou encontrando a resistência para ele nessa especificação, contudo encontro em todo lugar a mesma resistência para 6800W. Posso instalar essa de 6800W num chuveiro que utilizava normalmente uma de 5500W?

    Grato pela atenção.

    Matheus Trindade

    Responder a este comentario
  172. admin

    10. jun, 2014

    Olá Matheus,

    Não pode, pois o chuveiro não foi dimensionado para essa potência.

    Responder a este comentario
  173. edivaldo

    13. jun, 2014

    para intalar chuveiro eletrico devo colocar a rede e o neutro direto ? ou posso usar o neutro da residencoa?

    Responder a este comentario
  174. tiago

    14. jun, 2014

    amigo, to com um problema aki, tenho um chuveiro lorenzet, e estou usando oque pede na especificação dele tipo fio de 6mm e disjuntor de 40A, mas so que o fio derreteu antes do disjuntor, ou seja o fio de entrada, oque vc pode me ajudar nisto ai.

    Responder a este comentario
  175. admin

    14. jun, 2014

    Olá Tiago,

    Qual a bitola do fio de entrada? Se for menor que 6mm vai derreter mesmo.

    Responder a este comentario
  176. admin

    14. jun, 2014

    Responder a este comentario
  177. Wiliam

    15. jun, 2014

    Ola bom dia!
    Veja bem, tenho um chuveiro lorenzetti de 127w 5500w, mas meu relogio é o trifasico, ou seja o de 220 né, quando uso na estação quente,
    de vez em quando ele desarma, o q tenho q fazer? Devo compra um outro na voltagem de 220 com dijuntor de 30 A…o q devo fazer???

    Responder a este comentario
  178. Aline

    16. jun, 2014

    Oi Bom dia, tenho um chuveiro Lorenzetti ducha 4T, havia queimado os fios, arrumei novamente, como sempre faço. Só que agora quando ligo o chuveiro na chave verão- desligado a água sai quente…o que pode ser?

    Responder a este comentario
  179. admin

    16. jun, 2014

    Aline,

    Se trocou a resistência, talvez tenha colocada invertida.

    Responder a este comentario
  180. admin

    16. jun, 2014

    Wilian,

    Se está desarmando é sinal que algo está errado. O melhor mesmo é chamar um eletricista para verificar.

    Responder a este comentario
  181. Aline

    17. jun, 2014

    Não mexi na resistência, só nos fios…

    Responder a este comentario
  182. admin

    17. jun, 2014

    Olá Aline,

    Você disse que havia queimado os fios. Isso é sinal que tem alguma coisa errada. Pode ser um curto circuito, fios muitos finos, a emenda com mal contato outras coisas mais.

    Sem ver a instalação, o chuveiro e o local fica difícil saber o que pode ser. Como sugeri, o melhor é chamar um eletricista de sua confiança. Isso vai garantir a sua segurança e a segurança da sua casa.

    Responder a este comentario
  183. Mírian

    18. jun, 2014

    Comprei um termosystem 8T, 6800W, 220V, tenho um disjuntor instalado de 40 A, fio terra instalado também, entretanto sempre cai o disjuntor após um período de aproximadamente 15min na temperatura máxima do chuveiro. Os fios da rede são bem mais grossos (10mm) que os do chuveiro, seria esse o problema? Obrigada!

    Responder a este comentario
  184. rafael

    18. jun, 2014

    Olá admin, me ajude a esclarecer um duvida.

    o pedreiro/meio eletricista puxou fio de 6mm do relógio para a caixa de distribuição , são 3 cômodos e um banheiro, chuveiro de 220v 5500w. Ate ai tudo bem chuveiro pega 25amperes sobra 11 amperes pro resto da casa, minha dor de cabeça começou quando a mulher tacou o terror aqui que queria uma torneira elétrica 5700w 220v pelos meus cálculos seria mais 26 amperes… Oque pode o fio de 6mm derreter com o chuveiro e torneira ligados…

    duvida: sobrou um rolo de fio 4mm posso somar ao de 6mm pra aliviar a carga ficando 2 fase 6mm+4mm= 10mm … Será que da certo isso ou corre o risco da energia puxar mais do fio de 4mm correndo o risco de derreter…

    agradeço a ajuda abraço!

    Responder a este comentario
  185. admin

    18. jun, 2014

    Olá Mirian,

    Além do chuveiro tem algum outro aparelho ligado nesse disjuntor?

    Primeiro precisamos saber se o disjuntor tem um dispositivo DR junto ou é um disjuntor simples. Caso tenha o DR junto, ele pode estar caindo pela corrente de fuga e não por sobrecarga.

    Veja um post sobre o assunto:
    http://www.eletrodomesticos.blog.br/dispositivos-dr-que-bicho-e-esse

    O melhor mesmo é chamar um eletricista de sua confiança para verificar o que está ocorrendo. Ele deve medir as correntes elétricas e dessa maneira dar um diagnostico para resolver o problema.

    Responder a este comentario
  186. admin

    18. jun, 2014

    Olá Rafael,

    Todo circuito que a corrente é alta, por exemplo, chuveiro, torneira elétrica, ar condicionado, forno elétrico, lava louças, e outros, tem que ser exclusivo. Quero dizer o seguinte, a fiação e os disjuntores devem ser apenas para um único aparelho.
    Nesse artigo tem uma tabela com a fiação e disjuntor recomendado.

    Responder a este comentario
  187. rafael

    19. jun, 2014

    Olá novamente admin, aqui os eletricista costumam fazer assim, não sei se é o correto, do relógio põe um dijuntor de 40amp para cada fase e puxa no fio de 10mm pra caixa de distribuição com os djuntores, cada um pra uma funcionalidade, um pra luz,outro pra tomadas outro pra chuveiro, e assim sucessivamente. No meu caso como eu tinha 50mts fio de 6mm o pedreiro/eletricista aproveitou, já que era so um chuveiro a bitola de fio suportava, Minha duvida era saber se fios separados pode ser somados pra aliviar a carga 6mm + 4mm ficando 50 amperes. Essa minha ideia eu aproveitaria o rolo do fio de 4mm que sobrou. Eu poderia colocar no djuntor do chuveiro deixando a fiação isolada mais se eu por um chuveiro mas potente o fio de 4mm ia ser descartado pois não iria suportar chuveiro de 6800w… Sei que o correto era trocar a fiação, mais se esta alternativa for possível fica mais viável pra mim…

    obrigado pela ajuda, abraço!

    Responder a este comentario
  188. admin

    20. jun, 2014

    Olá Rafael,

    Entendo, mas se quiser algo bem feito e com segurança, cada aparelho de alta corrente tem que ter sua fiação e disjutores exclusivos.
    No seu caso, a fiação de 4mm pode ser usada em um aparelho de até 6000W com disjustores de 30A.

    Minha sugestão é chamar um profissional eletricista para ver o local e sugerir a melhor a melhor alternativa.

    Responder a este comentario
  189. antonio aroldo

    22. jun, 2014

    O meu caso é um pouco inusitado, nunca tinha acontecido antes, nao sou eletricista , mas entendo bastante de instalacao e reparacao de chuveiros. Instalei uma ducha corona e este funcionou normalmente durante uns 4 meses, quando derrepente deixou de funcionar, chequei todas as chaves sobre uma possivel queda de dejuntor e nada, entao resolvi tirar o chuveiro e verificar a resistencia, pois energia tinha, e para minha suspresa a resistencia, comotodo o chuveiro o chuveiro estava em ordem, mesmo assim resolvi comprar uma nova ducha lorenzetti, instalei e nada de funcionar, tem energia e tem pressao dagua e os dois chuveiros nao funcionam, impressinante!!!!!!!

    Responder a este comentario
  190. admin

    22. jun, 2014

    Olá Antonio,

    Se já tentou de tudo, o próximo passo seria chamar um eletricista da verificar, pois com a experiência dele, ele pode ver coisa que você não viu.

    Abraços

    Responder a este comentario
  191. marcelo

    22. jun, 2014

    Boa noite comprei um chuveiro que tem aquele termostato de que regula a pressão da agua e também a temperatura, o que aconteceu queimou a resistência, troquei a resistência coloquei o chuveiro de volta quando liguei o disjuntor o chuveiro ligou automaticamente sem eu ter acionado o registro , da agua do chuveiro, porquê aconteceu isso ?

    Responder a este comentario
  192. admin

    22. jun, 2014

    Olá Marcelo,

    Sem ver o chuveiro é difícil saber o que está acontece. Sem ligar o disjuntor, verifique se a pressão da água está acionamento os contatos ou se os contatos não estão “colados”.

    Responder a este comentario
  193. Guidian Cris

    23. jun, 2014

    Olá, minha rede é 220v, quero instalar um chuveiro e nao consigo, as fiações da parede são das cores: vermelho, verde e azul, como devo fazer as ligações?

    Responder a este comentario
  194. admin

    23. jun, 2014

    Olá Guidian,

    O correto seria medir com um voltimetro, mas se não tiver, tente acompanhar os fios que sai da caixa de distribuição. Veja qual é a cor do fio terra. Outra maneira é usar uma lâmpada 220V e ir ligando em cada par de fios. Tudo isso, com muito cuidado e sempre fazendo as ligações com o disjuntor desligado.

    Responder a este comentario
  195. Aldemir

    24. jun, 2014

    gostaria de saber se posso utilizar uma resistência de 3200w em um ducha 4500w?
    maxi ducha lorenzett 4500w
    grato pela atenção.

    Responder a este comentario
  196. admin

    24. jun, 2014

    Aldemir,

    Se for para a mesma tensão, sim. Mas vai esquentar bem menos a água.

    Responder a este comentario
  197. Antonio Carlos

    27. jun, 2014

    Bom dia, tenho uma max ducha lorenzete, estava funcionando normal,quando a resistência queimou. Fui a loja e comprei uma(resistência) de 4400 wts, e instalei normalmente. Porém esta com um problema:
    Quando coloco no inverno, o barulho da ducha parece que a agua vai esquentar,mas não esquenta.Para esquentar tem que fechar o registro da agua,quase que não sai agua.É um tormento. Depois que reparei, no aparelho tem escrito 5500 wts. Seria este o problema, o de 4400 wts, esquenta menos que o de 5500wts.
    Aguardo.
    Atenciosamente.
    Antonio Carlos

    Responder a este comentario
  198. admin

    27. jun, 2014

    Olá

    Antonio Carlos,

    Sim, resistência mais baixa, aquece menos a água. Também se a resistência for mais alta do que o recomendado para o chuveiro, a fiação interna e contatos não aguentam.

    O correto é usar a resistência informada no chuveiro e de preferência resistência original, pois as alternativas, aquelas encontradas em supermercados, não são boas.

    Responder a este comentario
  199. marsandro

    28. jun, 2014

    comprei um chuveiro de 6800w funcionol normal depois parou de esquentar,fui verificar nao ta passando corrente na fase de 220v meus fios e de 4m e o ideal seria de 6m o que sera que aconteceu?
    dijuntor 30amp

    Responder a este comentario
  200. admin

    28. jun, 2014

    Olá Marsandro,

    O disjuntor deve ter desligado, pois a corrente com esse chuveiro é de 31 Amp.
    Se não desligou, a isolação dos fios podem derreter e provocar um curto circuito. Minha sugestão é chamar um eletricista para verificar.

    Responder a este comentario
  201. Vanderson

    29. jun, 2014

    Olá, atualmente uso um chuveiro que pede fiação 6mm e disjuntor 40A, mas gostaria de mudar pra um modelo melhor com pressurizador. verifiquei que a fiacao do chuveiro é 6mm como pede atualmente ela vem direto da ligação principal (contador), posso usar essa mesma fiação para o chuveiro que pede 10mm (isso porque para substituir a fiação diretamente de onde ele estar ligada teria que passar por cima do meu forro, mas meu forro não suporta peso, pois, não é preso a madeira).
    Desde já, muito obrigado,
    Vanderson

    Responder a este comentario
  202. admin

    29. jun, 2014

    Olá Vanderson,

    Não tem segredo, se a fiação do chuveiro pede 10mm e você usar 6mm, pode acontecer isso:

    1) Vai ter uma queda de tensão alta, ou seja, em vez de 127V vai chegar 110V, e em consequência a potência do chuveiro vai ficar mais baixa.
    2) A fiação pode esquentar muito e derreter a isolação e dar curto circuito.

    Para trocar a fiação, use a fiação de 6mm como guia puxando a outra fiação. O melhor é chamar um eletricista.

    Responder a este comentario
  203. Ana Elisa

    01. jul, 2014

    A resistência do meu chuveiro Lorenzetti Jet Control eletrônica 220V queimou após 1 ano de uso. Meu marido efetuou a troca e o chuveiro passou a esquentar demais a água, mesmo na temperatura mínima e o disjuntor passou a desligar com muita frequência. Será que ele pode ter feito a troca da resistência de maneira incorreta?

    Responder a este comentario
  204. admin

    01. jul, 2014

    Olá Ana,

    Verifique se não colocou uma resistência de 127V.

    Responder a este comentario
  205. Carlos

    02. jul, 2014

    Meu chuveiro( Lorenzettti modelo Tradição) está vazando agua pelos lados( acima dos furinhos) pode ser problema com anel de vedação do disco separador

    Nesse caso é melhor comprar só o anel ou comprar o conjunto todo com o disco separador?

    Saudações

    Responder a este comentario
  206. admin

    02. jul, 2014

    Carlos,

    Às vezes pode estar mal encaixado, tente abrir e fechar novamente.

    Responder a este comentario
  207. cristiano lima

    03. jul, 2014

    Meu chuveiro e o jet control eletronica 127V 4500W e a resistencia queimou, apois realizar a troca por outra resistencia a agua esquentou demais e o disjuntor comecou a desarmar. Aonde esta o erro ? E porque o disjuntor esta desarmando? Obrigado.

    Responder a este comentario
  208. admin

    03. jul, 2014

    Olá Cristiano,

    Veja no nesse site se o Código da Resistência que comprou está certa http://www.lorenzetti.com.br/resistencias.asp#0081

    Responder a este comentario
  209. cristiano lima

    03. jul, 2014

    Porque depois que eu troquei a resistencia do meu chuveiro a agua esta saindo muito e o disjuntor esta desparando, ja que antes funcionava normal? Potencia 5500W tensao 127V bitola 6mm2 disjuntor 32A

    Responder a este comentario
  210. admin

    03. jul, 2014

    Olá Cristiano,

    Se a resistência anterior era de 127V 4500W e você colocou uma de 5500W, vai acontecer isso que você informou.

    Veja a tabela no inicio do post:
    127V 5500W 10mm disjuntor 50

    Responder a este comentario
  211. rodrigo

    04. jul, 2014

    ola,
    tenho um chuveiro lorenzetti advaced 220v. instalei corretamente mas quando desligo a agua dele ele ainda fica ligado a parte eletrica sem sair agua. dai tenho que desliga-lo da energia pra nao queima-lo. o que tem de errado? desde ja agradeço.

    Responder a este comentario
  212. admin

    05. jul, 2014

    Olá Rodrigo,

    Nesse caso deve levar a uma autorizada:

    http://www.lorenzetti.com.br/assistencia_tecnica.asp

    Abraços

    Responder a este comentario
  213. Deyson

    11. jul, 2014

    Ola,
    Irei comprar um chuveiro de com 6800w 220v e a rede eletrica da minha casa é de 220v.
    Gostaria de Saber se terei que conectar dois fios fase e um terra no Chuveiro ou posso conectar um fio fase um neutro e um terra? Sendo que a bitola do fio que irei instalar é de 6mm² com um disjuntor monopolar de 35 ou 40 Amperes qual é melhor? Obrigado pela atenção.

    Responder a este comentario
  214. admin

    11. jul, 2014

    Olá Deyson,

    Ligar os dois fios fases e o terra. O disjuntor deve ser Bipolar de 35A.

    Abraços.

    Responder a este comentario
  215. Deyson

    15. jul, 2014

    Mas o Disjuntor Bipolar eu posso usar dois fio fase da mesma corrente. Tipo puxo o fio fase do disjuntor geral e o segundo fio fase pode ser puxado do mesmo disjuntor geral. Se não o que faço. Obrigado

    Responder a este comentario
  216. Deyson

    15. jul, 2014

    Desculpa pergunta uma coisa maior nada ver mas posso emenda 3 fio neutro de 1,5mm² de lugares distintos na ponta de um único fio neutro de 2,5mm² que esta ligada diretamente no barramento neutro da caixa de distribuição de luz. Obrigado

    Responder a este comentario
  217. admin

    15. jul, 2014

    Deyson,

    Da saída do disjuntor geral ligar na entrada dos disjuntores do chuveiro. Da saída desses disjuntores, ligar no chuveiro.

    Não entendi a sua segunda pergunta.

    Responder a este comentario
  218. Deyson

    15. jul, 2014

    O Disjuntor Geral vai Levar dois fios de 6mm² para dois disjuntores monopolar de 35A é isso

    Responder a este comentario
  219. admin

    15. jul, 2014

    Deyson,

    Sim, o disjuntor deve ser Bipolar.

    Responder a este comentario
  220. Deyson

    15. jul, 2014

    O Disjuntor Geral vai Levar dois fios de 6mm² para dois disjuntores monopolar de 35A e depois desses disjuntores monopolar eu conecto um disjuntor bipolar que ira conectar os fio fase do chuveiro é isso. Obrigado pela suas informações. Sim posso emendar um fio de 2,5mm² com de 1,5mm²?

    Responder a este comentario
  221. nollinhalopes

    16. jul, 2014

    Olá, quais são os risco de um chuveiro instalado abaixo de 1,85m???

    agradecida

    Responder a este comentario
  222. juliano

    16. jul, 2014

    meu irmão instalou recentemente um termo sistem, acontece que durante um banho, deu um tipo estouro nos fios e saiu um cheiro de queimado mas o chuveiro continuou funcionando, hoje aconteceu a mesma coisa. O que seria mais recomendado fazer nessa situação?(tenho medo de dar um curto e pegar fogo na casa)

    Responder a este comentario
  223. admin

    16. jul, 2014

    Olá nollinhalopes,

    Nenhum risco, apenas ficará ruim para pessoas mais altas.

    Responder a este comentario
  224. admin

    16. jul, 2014

    Olá Juliano,

    Deve chamar um eletricista e verificar se a instalação está correta, ou seja, a fiação, os disjuntores e o próprio aparelho.

    Responder a este comentario
  225. Deyson

    17. jul, 2014

    O Disjuntor Geral vai Levar dois fios de 6mm² para dois disjuntores monopolar de 35A e depois desses disjuntores monopolar eu conecto um disjuntor bipolar que ira conectar os fio fase do chuveiro é isso. Obrigado pela suas informações. Sim posso emendar um fio de 2,5mm² com de 1,5mm²?

    Responder a este comentario
  226. Deyson

    17. jul, 2014

    ops o fio de 1,5mm² pode ser emendado com um de 2,5mm²

    Responder a este comentario
  227. admin

    17. jul, 2014

    Deyson,

    Pode, mas a corrente que pode passar no fios será de no máximo 15A.

    Responder a este comentario
  228. Wilton

    26. jul, 2014

    Vou instalar um chuveiro em minha residencia e tenho uma dúvida:
    Minha residencia é 220V e o chuveiro 5500W. A fiação do disjuntor do chuveiro é de 4mm². No caso é necessário mudar essa fiação da 10mm², correto? Essa fiação para ser adaptada deve ser do disjuntor para do chuveiro?

    Responder a este comentario
  229. marcos

    27. jul, 2014

    Olá Adm… meu chuveiro tinha queimado a resistência então comprei outra da mesma marca e instalei. Porém quanto ligo o chuveiro ele esquenta por cerca de 1 min e depois “desliga”…na caixa de energia ele nao cai mas pra esquentar de novo preciso reiniciar a caixa de energia no apto…mas mesmo assim a resistência cai novamente. Sabe o que pode ser isso? E como devo proceder? Agradeço toda a ajuda.
    Obrigado

    Responder a este comentario
  230. admin

    27. jul, 2014

    Olá Wilton,

    Conforme a tabela do post, a fiação de 4mm² está correta para 220V e 5500W.

    Responder a este comentario
  231. admin

    27. jul, 2014

    Olá Marcos,

    A resistência que comprou, estava errada. Verifique se a tensão e a potência corresponde a resistência antiga, Em caso de duvida, veja a essas informações no próprio chuveiro.

    Responder a este comentario
  232. Bruna

    28. jul, 2014

    Olá boa tarde,

    Mudei de casa e as tomadas são de padrão novo, e o chuveiro da lorenzetti de padrão antigo então comprei um plug novo cujo o vendedor disse que poderia ser utilizado em chuveiros só que começou a derreter o plug, posso ligar os fios diretamente na tomada?? ou qual o plug indicado para o chuveiro modelo lorenzetti advanced..
    Desde já agradeço …

    Responder a este comentario
  233. alexandre

    28. jul, 2014

    Olá Admin.
    Minha esposa teimou em colocar um aquecedor Lorenzetti Versátil na cozinha, de 5500W 127V
    Chamamos um eletrecista, ele pediu para comprarmos cabos de 6mm e um disjuntor de 50A.
    Quando ele falou isso eu já tinha lido seu blog e a especificação do aquecedor e bati pé com ele (sou meio metido) que o correto seria colocar 10mm…
    Ele disse que como seria pouca a distância até o disjuntor e que seria um circuito isolado não ia dar problema…
    Mas fiquei meio desconfiado… ele ainda não fez o serviço… estou com medo que derreta tudo…
    alguma dica ?

    Responder a este comentario
  234. admin

    28. jul, 2014

    Olá Alexandre,

    Aparelho com potência alta o ideal é comprar 220V se existir essa tensão na casa, mesmo que tenha que usar um circuito exclusivo. Mas, você está certo, troque o eletricista.

    Responder a este comentario
  235. admin

    28. jul, 2014

    Olá Bruna,

    Nunca se deve usar tomada para ligar chuveiro, pois não foram feitas para isso. A ligação é direta ou melhor, usa-se um conector de porcelana na ligação do chuveiro nos fios da instalação.

    Responder a este comentario
  236. andre

    29. jul, 2014

    oLA, TENHO UM CHUVEIRO QUE FUNCIONA, PORÉM DE UNS TEMPOS PRA CA, APÓS DESLIGAR, ELE COMEÇA A FAZER UM BARULHO ESTRANHO QUE PERDURA POR UNS 5MINUTOS , ELE DESLIGADO, NÃO DÁ PARA SABER SE É O CHUVEIRO OU ALGUMA INSTALAÇÃO, VC JA OUVIU ALGO DESSE TIPO?

    Responder a este comentario
  237. admin

    29. jul, 2014

    Olá André,

    Sem abrir o chuveiro fica difícil uma avaliação correta. Com o passar do tempo, pode ser o diafragma que controla o fechamento e abertura dos contatos ou algum outro problema na abertura dos contatos.
    Desligue os disjuntores do chuveiro e depois abra e verifique.

    Responder a este comentario
  238. Urbano

    02. ago, 2014

    OLá, comprei um Advanced Turbo da Lorenzetti. Acontece que mesmo na função de temperatura normal (ou seja: desligada) qdo ligo o chuveiro ele faz um zumbido elétrico. Nem estou usando com receio. Conhece algo assim?

    Responder a este comentario
  239. admin

    02. ago, 2014

    Olá Urbano,

    Parece que é “normal” esse ruído nesse chuveiro, veja aqui o que falam sobre ele:

    http://www.reputacao.com.br/opiniao-lista.jsp?id=3790

    Responder a este comentario
  240. Fabio

    05. ago, 2014

    Boa noite. Moro em um apartamento com rede 127V, e já comprei brincando uns 8 chuveiros. Todos queimaram o chuveiro e não a resistência. Ja chamei um eletricista e troquei a fiação para 6mm, mas continuo com os mesmos problemas. Notei que algumas vezes quando ligado o chuveiro, faz um barulho na caixa de disjuntores, como se fosse uma abelha. Alguma sugestão para o meu problema? Desde já obrigado pela atenção.

    Responder a este comentario
  241. admin

    06. ago, 2014

    Olá Fabio,

    Todo aparelho de alta potência deveria ser 220V devido a alta corrente elétrica. Como tem alguns lugares que não disponibiliza essa tensão, o jeito é ligar em 127V.

    Além de ser mais caro a fiação, tem alguns outros inconvenientes pois o chuveiro deveria aguentar uma corrente maior, ou seja, os componentes internos deveria ser dimensionados para isso. Até são dimensionados, mas, vamos dizer, “no limite”.

    Algumas questões devem ser respondidas:
    Onde está sendo danificado o chuveiro? Nos contatos?
    Tem garantia? São chuveiros de boa qualidade?
    A pressão da água está adequada?
    A fiação e disjuntores estão dimensionados para a potência do chuveiro?

    Minha sugestão é chamar um eletricista experiente para analisar os chuveiros e o local.

    Responder a este comentario
  242. Luiz

    14. ago, 2014

    Boa noite! Bacana ver que você responde todos os questionamentos. Seguinte, acabei de alugar um AP e ele já veio com um chuveiro instalado nele. O problema é que ele não esquenta quase nada. Eu verifiquei o chuveiro e ele é 220V (5500W, deveria esquentar bem). A tensão aqui é 127V. É seguro dizer que a tensão do ponto do chuveiro é 127V, então? Tem algum jeito que eu possa verificar isso?
    Uma abraço, valeu.

    Responder a este comentario
  243. admin

    14. ago, 2014

    Olá Luiz,

    Mesmo a tensão do apartamento ser 127V, a tensão onde está o chuveiro pode ser 220V. Veja o disjuntor que desliga o chuveiro. Ser for um, pode ser 127V. Ser for dois ou duplo, é 220V.
    Para ter certeza, só medindo mesmo a tensão.

    Veja esses outros posts sobre o assunto, espero que ajude:

    http://www.eletrodomesticos.blog.br/category/chuveiros

    Responder a este comentario
  244. Ruy Antelo Arredondo

    13. nov, 2014

    Bom dia, solicito orientação. Ocorre que instalei dois chuveiros Turbo 4T da Lorenzetti com pressurizador e quando fiz o teste para uso queimou a primeira fase do quente e não funciona o pressurizador. O outro chuveiro parou de funcionar o pressurizador e não esquenta a agua. Verifiquei se estava entrando energia, normal. A resistência, Ok. A pressão e baixíssima.

    Agradeço a sua atenção,

    Ruy

    Responder a este comentario
  245. admin

    13. nov, 2014

    Olá Ruy,

    Você deve conferir se a tensão dos chuveiros é a mesma tensão do local onde foi instalado os chuveiros. Em muitos locais a tensão da rede de tomadas e iluminação é 110V ou 127V e a tensão no local do chuveiro é 220V.

    Confira as ligações do chuveiro com a rede elétrica, ou seja, ligue o terra do chuveiro em um terra eficiente. Cuidado para não ligar o terra em uma fase da rede elétrica.

    A pressão de água deve ser suficiente para o pressurizador funcionar, veja no manual de instruções do chuveiro e compare com a coluna de água da sua residência.

    Se tudo estiver em ordem, leve os chuveiros para a assistência técnica para eles verificarem. Pois também podem estar com defeito.

    Responder a este comentario

Escreva uma resposta