O ciclo de refrigeração

A geladeira em sua cozinha usa um ciclo contínuo. No exemplo a seguir, assumiremos que o refrigerante usado é amônia pura, que ferve a -32ºC. Isto é o que acontece para manter a geladeira fria:
  1. compressor comprime o gás de amônia. O gás comprimido esquenta quando é pressurizado (laranja).
  2. As serpentinas na parte traseira deixam que o gás de amônia quente dissipe seu calor. O gás de amônia se condensa em amônia líquida (azul escuro) a alta pressão.
  3. A amônia líquida a alta pressão flui através da válvula de expansão .
  1. Você pode pensar que a válvula de expansão é um pequeno buraco. Em um lado do buraco está a amônia líquida a alta pressão. O outro lado do buraco é uma área de baixa pressão (pois o compressor está sugando o gás desse lado).

  2. A amônia líquida imediatamente ferve e evapora (azul claro) e sua temperatura cai para -32ºC. Isto faz com que a parte interna fique fria.
  3. Este gás de amônia frio é sugado por um compressor , e o ciclo se repete.

A propósito, se você já desligou seu carro em um dia quente quando estava com o ar condicionado ligado, deve ter ouvido um assobio sob o capô. Este barulho é o som do líquido refrigerante a alta pressão que flui pela válvula de expansão.

O gás de amônia puro é muito tóxico para as pessoas e corre risco de vazar do refrigerador, de modo que os refrigeradores domésticos não devem usar amônia pura. Você já deve ter ouvido falar de refrigerantes conhecidos como CFCs (clorofluorocarbonetos), originalmente desenvolvidos pela Du Pont nos anos 30 como um substituto não tóxico para a amônia. O CFC-12 (diclorodifluorometano) tem aproximadamente o mesmo ponto de ebulição da amônia. Porém, o CFC-12 não é tóxico para seres humanos, de modo que é seguro para ser usado em sua cozinha. Muitos refrigeradores industriais grandes ainda usam amônia.

Nos anos 70 descobriu-se que os gases CFC em uso eram prejudiciais à camada de ozônio, de modo que nos anos 90, todos os novos refrigeradores e ar condicionados passaram a usar refrigerantes menos prejudiciais à camada de ozônio.

Fonte: casa.hsw.uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...