Por:  Cleber Rogerio Delfino – Revista Fic Frio

Um vazamento, por menor que seja, pode causar diversos problemas em um sistema de refrigeração, desde a dificuldade em se alcançar o vácuo desejado, até a entrada de umidade.

Para prevenir problemas dessa ordem, nossos compressores têm suas carcaças verificadas, quanto à ocorrência de microvazamentos, por um equipamento eletrônico chamado espectrômetro de massa, que faz a injeção de gás hélio no compressor a ser testado.

Como o hélio é relativamente escasso na atmosfera (menos de 5 ppm), os analisadores de gás com espectrometria de massa podem detectar mínimas
variações na concentração relativa de hélio em um compressor em teste.
O sistema não é afetado pela temperatura da peça ou por mudanças de volume, o que torna possível detectar rapidamente mínimos vazamentos na ordem de até 0,6 gramas/ano.

Essa verificação de segurança recebe o nome de Teste de Estanqueidade.
É um passo muito importante no processo produtivo e de controle da qualidade dos compressores herméticos.

Mas, como isso funciona?

1) Inicialmente o compressor é colocado dentro de uma câmara hermeticamente fechada. Após isso, é feito o vácuo na parte interna do compressor, e também na câmara.

2) Dessa forma, se houver um macro vazamento, o vácuo não será alcançado e o teste indicará reprovado.

3) Após o estabelecimento do vácuo, injeta-se hélio no interior do compressor hermético.

4) Caso ocorra vazamento para o lado exterior do compressor, as partículas de hélio que estão no lado externo serão ionizadas por meio de um bombardeio eletrônico. Este bombardeio lançará os íons produzidos para um determinado potencial elétrico, que, por sua vez, serão lançados a um campo magnético que desviará a trajetória das partículas.

5) Por meio de um sistema de telas, somente os íons de hélio podem completar uma trajetória através de um eletrodo capaz de detectar e converter a corrente iônica produzida em corrente elétrica que será monitorada por um sistema computadorizado.

6) Todo esse processo é executado em poucos segundos e totalmente automatizado. Todo o hélio utilizado no processo é reutilizado no próprio teste, evitando, dessa forma, desperdícios de um gás raro e nobre.

Em qualquer uma das etapas, caso ocorra a rejeição, será emitido um aviso luminoso na estação de testes e o compressor será separado automaticamente para avaliação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...