Ar Condicionado | Geladeira | Máquina de Lavar | Microondas | Fogão | Portáteis | Outros Produtos  

Perguntas e Respostas sobre Aquecedor de Água a Gás
Categorias: Aquecedor de água

Existem várias maneiras de se produzir água quente para uso em residências, a melhor utiliza aquecedores de passagem a gás e sistema de aquecimento Solar.

Este sistema proporciona maior conforto, economia e maior fornecimento de água quente, em diversos pontos de utilização.

O Aquecedor de Passagem a Gás, é um equipamento destinado ao aquecimento de água para os mais diversos fins, principalmente para o Banho.

É um produto baseado na circulação contínua da água através de seu interior, assim que acionado, por isso é chamado de “passagem”, por que não existe reservatório para acumular a água aquecida, que é fornecida instantaneamente quando acionado.

Veja abaixo Perguntas e Respostas sobre Aquecedores a Gás Komeco, que é similar a outros aparelhos

  • O que é um aquecedor de água a gás?

    É um aparelho que permite aquecer a água instantaneamente, ou seja,  é um aquecedor do tipo passagem que utiliza o gás (GN ou GLP) para levar água quente a todos os pontos da casa.

  • Os aquecedores têm acionamento automático?

    Todos os Aquecedores de Água a Gás são automáticos, isto é, ao abrir o registro de água quente, o aquecedor é acionado automaticamente.

  • Qual a diferença entre exaustão forçada e exaustão naturalqual a diferença entre exaustão forçada e exaustão natural?

    Exaustão Natural – O aquecedor de água a gás com exaustão natural possui defletor interno projetado para exaustão dos gases queimados através do arraste natural. Exaustão Forçada – A exaustão dos gases queimados da combustão é realizada por uma ventoinha interna. Isto facilita a instalação do sistema de exaustão devido o diâmetro reduzido da chaminé, tornando-o mais seguro.

  • Os aquecedores de passagem komeco têm chama piloto?

    Não, os aquecedores de passagem Komeco não possuem chama piloto. Os aquecedores de passagem Komeco são automáticos, sendo acionados com a passagem de água.

  • Os aquecedores de água a gás da komeco são avaliados pelo inmetro?

    Sim, todos os Aquecedores de Água a Gás Komeco são avaliados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem e têm desempenhos reconhecidos pelo INMETRO, sendo certificados com o Selo Conpet.

  • Onde pode ser utilizado o aquecedor de passagem?

    Pode ser utilizado para aquecimento de água para duchas, torneiras, enchimento de banheira, aquecimento de spas e piscinas (garantia reduzida), aquecimento de água para limpeza em geral, restaurantes, ordenhadeiras, em apoio a sistemas de aquecimento solar e em sistemas conjugados.

  • Como fazer para dimensionar um aquecedor de passagem a gás?

    Entre em contato com uma de nossas Assistências Técnicas Credenciadas que poderão ser encontradas através do site.

  • O aquecimento de água com aquecedor a gás de passagem é mais econômico comparando com chuveiro elétrico?

    Se compararmos com a mesma quantidade de água, o aquecedor a gás é cerca de 30% mais econômico podendo chegar até 50% de economia em relação ao chuveiro elétrico.

  • O que é necessário para instalar um aquecedor de água a gás?

    Para instalar um aquecedor de água a gás é necessário um kit de instalação que contém duto, tê, chaminé, aro, abraçadeiras, flexíveis de água e gás, registro e canoplas. É necessário verificar as condições da edificação para saber quais destes itens serão necessários. Utilize sempre produtos homologados.

  • Quem pode instalar o aquecedor de água a gás?

    A instalação dos aquecedores deve ser feita apenas por uma assistência técnica autorizada pela necessidade do cumprimento de algumas normas básicas para garantir o bom funcionamento do aquecedor e a segurança do cliente. Os aquecedores instalados por uma pessoa não autorizada perdem sua garantia.

  • Qual a necessidade de manutenção de um aquecedor de passagem?

    A Komeco recomenda que seja realizada manutenção anual, salvo em casos especiais onde este intervalo deve ser diminuído.

  • Qual a temperatura máxima obtida nos aquecedores de passagem komeco?

    A temperatura máxima é de 80ºC, caso a água aquecida ultrapasse esse valor de temperatura o aquecedor deixa de funcionar (proteção).

  • Porque é interessante antes de escolher o aquecedor e o local de instalação consultar uma assistência técnica credenciada komeco?

    Muitas vezes consultar pessoal especializado pode contribuir muito com o sucesso na compra e instalação do aquecedor de passagem, consulte nossos instaladores credenciados ou conheça nossa rede de Assistência Técnica Credenciada através de nossa página oficial. Atenção a garantia Komeco só é dada em aquecedores instalados de acordo com o manual do usuário e dentro das condições da norma NBR13103.

  • Qual o consumo de gás de um aquecedor de passagem?

    O consumo de gás depende do modelo do aquecedor e de como está regulado o aparelho. Nos catálogos estão expressos o consumo de gás máximo, ou seja, considerando a situação mais crítica. O consumo mínimo geral, fica entre 40 a 50% do consumo máximo, porém nos aquecedores digitais Komeco, o consumo mínimo pode ser de 15% em relação ao consumo máximo, devido a tecnologia de queimadores bi-partidos.

  • O que é queimador bi-partido?

    Nesse caso os queimadores do aquecedor são divididos em duas partes de tal forma que em certos momentos dependendo da regulagem imposta ao aquecedor apenas ocorra chama em alguns queimadores, proporcionando maior economia. Essa tecnologia é encontrada nos modelos KO500S, KO1800S e nos modelos digitais KO1500FB, KO2000SE e KO3000SE.

  • O que é necessário para o funcionamento de um aquecedor de passagem?

    É necessário ter a disposição uma determinada pressão mínima de água (metros de coluna de água), e gás com quantidade e pressão correta.

  • O que é pressão em metros de coluna de água (m.c.a)?

    Simplificadamente é a distância entre o fundo da caixa d’água e o ponto de consumo mais alto (ducha).

  • Qual é a pressão mínima ideal para funcionamento de um aquecedor komeco?

    Cada modelo exige uma pressão mínima ideal, porém pode-se afirmar que a pressão mínima para funcionamento de um aquecedor Komeco é de 5 metros de coluna d’água, todavia para maior conforto e possível uso simultâneo em mais de um ponto de consumo, sugere-se 10 metros de coluna d’água.

  • Porque é importante ter a disposição uma boa pressão de água?

    Essencialmente porque quando for necessário realizar a mistura entre a água quente e a fria para se obter uma temperatura agradável, o aquecedor de passagem não desligue.

  • O que é vazão?

    Vazão é a quantidade de água que sai de uma ducha ou torneira em um intervalo de tempo de um minuto ou de uma hora.

  • O que é vazão com ?t 20ºc?

    É quantidade de água obtida na ducha ou torneira depois de realizada a mistura com a água fria tendo elevação de temperatura de 20 graus.

  • O que significa “condições padrão”?

    São condições pré-determinadas em que são realizados em laboratório os testes de potência, vazão, rendimento etc.

  • O que é misturador?

    É a conexão hidráulica em que se misturam água quente e água fria.

  • Qual a vazão ideal das duchas para o aquecedor de passagem?

    Em geral os cálculos para dimensionamento de aquecedores são feitos levando em conta a ducha com vazão de 8 litros por minuto, mas pode-se admitir duchas de 12 l/min.

  • Como deve ser a tubulação de água que alimenta o aquecedor?

    Deve ser exclusiva para o aquecedor desde o reservatório, pressurizador, coluna de água, ou hidrômetro. O diâmetro mínimo deve ser 22mm (3/4”), recomendando-se ser de material apropriado para água quente pelo menos até o registro de manutenção.

  • Como deve ser a tubulação que sai do aquecedor?

    Essa tubulação deve ter diâmetro de 22mm (3/4) no ramal principal sendo que no ramais secundários deve ter diâmetro de 15mm (1/2”), sempre em tubo apropriado para água quente.

  • Quantos pontos de consumo são possíveis atender com simultaneidade utilizando um único aquecedor de passagem?

    Em geral no máximo duas ou três duchas, dependendo da capacidade do aparelho (potência), da vazão dos pontos de consumo, da pressão de água disponível, do projeto da tubulação e também da temperatura inicial da água.

  • O que deve ser feito quando não existe pressão de água suficiente?

    Nesse caso é necessário a utilização de um pressurizador, aumentando a rede de água fria e água quente.

  • Nos andares mais altos dos edifícios é necessário utilizar pressurizador?

    Sim, pois na maioria das vezes, a pressão disponível é insuficiente.

  • Qual deve ser a altura de instalação em relação ao piso e o aquecedor de passagem?

    Recomenda-se que a altura final deva ser de tal forma que seja possível a visualização da chama e a regulagem do aparelho através dos seus botões.

  • Qual a altura ideal para as “esperas” ou conexões na parede para futura instalação do aquecedor?

    Recomenda-se levar em conta outros aparelhos como tanque de lavar etc., sendo que a distância entre o aquecedor e as esperas deve ser de pelo menos 10cm, para ser possível fazer a conexão entre o aquecedor e as esperas.

  • Que tipo de tubos pode-se utilizar entre as “esperas” na parede e o aquecedor?

    Os tubos para condução da água fria e quente devem ter o diâmetro mínimo de 15mm (1/2”), sendo que existem flexíveis adequados para esta finalidade. O flexível para gás e o registro obrigatório devem ser especiais para esta finalidade.

  • Qual a distância lateral entre o aquecedor e armários, etc?

    Recomenda-se uma distância mínima de 5cm, para aquecedores que não tenham tomada de ar lateral, e 15cm para aquecedores com tomada de ar lateral.

  • Os aquecedores de passagem precisam de pilha para funcionar?

    Sim, alguns aquecedores precisam de uma pilha ou duas pilhas para funcionar, outros aquecedores de passagem necessitam estar ligados a energia elétrica.

  • Qual a periodicidade para troca das pilhas?

    De 3 (três) meses a 6 (seis) meses dependendo da utilização do aparelho.

  • Todos os aquecedores komeco utilizam pilha?

    Não, existem modelos que são ligados a energia elétrica.

  • Onde fica o compartimento da(s) pilha(s)?

    A caixa onde fica a(s) pilhas(s) fica embaixo do aquecedor

  • Existe uma norma técnica que trata da instalação de aquecedores de passagem?

    Sim é a NBR13103 da Associação de Normas Técnicas Brasileiras. Essa norma define como deve ser preparado o ambiente para receber o aquecedor de passagem. Existem cidades ou estados que têm legislações específicas a respeito. Ex: Rio de Janeiro, nesses casos valem as recomendações da NBR13103 e da legislação local.

  • Onde é possível instalar um aquecedor de passagem?

    O aquecedor de passagem deve ser instalado em local com ventilações superior e inferior, nunca dentro de banheiros e quartos, exceto os modelos chamados “fluxo balanceado” ou definições de leis locais.

  • Pode-se instalar o aquecedor de passagem na parte exterior de uma residência?

    Sim, porém deve-se construir proteções para que vento e chuva incidam diretamente sobre o aquecedor, pois o vento pode causar problemas na chama, e a chuva danificar as partes eletrônicas do aparelho.

  • Se for instalado no exterior o aquecedor de passagem necessita de chaminé?

    Recomenda-se colocar um duto de chaminé de no mínimo de 60cm desde a parte superior até o terminal. Isso contribuirá para aumento da vida útil do aparelho.

  • Pode-se colocar o aquecedor em um armário fechado?

    Com exceção do aquecedor fluxo balanceado, os demais modelos não podem ficar no interior de um armário fechado pois a chama irá apagar por falta de ar.

  • O uso da chaminé é obrigatório? por quê?

    Sim, o uso da chaminé é obrigatório na instalação de qualquer aquecedor de passagem, pois na queima são produzidos gases inodoros e incolores tóxicos e a chaminé tem a função de conduzir esses gases para um ambiente externo.

  • Como pode ser feita a chaminé?

    A chaminé deve ser feita de material incombustível, sendo montada com todo cuidado para não ter vazamentos desde o aquecedor até o terminal (ponta que fica na parte externa), maiores informações podem ser encontradas no manual do usuário, consultar nossa página oficial.

  • A chaminé é igual para todo aquecedor de passagem? aonde posso encontrar maiores informações?

    Não, cada aparelho tem um diâmetro correto, e dependendo do tipo de aquecedor algumas recomendações são necessárias. Maiores informações podem ser encontradas no manual do usuário, consultar nossa página oficial.

  • é possível instalar mais de um aquecedor de passagem em um mesmo ambiente?

    Sim, desde que a ventilações permanentes sejam observadas, para calcular a área das ventilações nesse caso, ver manual do usuário, consulte nossa página.

  • Quando for necessário instalar mais de um aquecedor de passagem, como ficam as chaminés?

    Cada aquecedor deve ter sua chaminé individual, sendo proibida a conexão de duas chaminés.

  • O que é obrigatório para que a pressão e a quantidade de gás (vazão) cheguem até o aquecedor de forma ideal?

    É obrigatória a utilização de válvula reguladora de gás, bem como dimensionar o diâmetro da tubulação de gás. Em muitos casos é necessário o emprego de duas válvulas reguladoras, por causa das distâncias.

  • O que é válvula reguladora de gás?

    É uma válvula que tem funções de diminuir e estabilizar a pressão durante a passagem através da mesma.

  • é possível utilizar uma válvula reguladora de gás pequena (1 kg de vazão por hora) em uma situação em que se utiliza um aquecedor de passagem e fogão de gás?

    Não, nesse caso é necessário somar o consumo máximo de gás do fogão e do aquecedor. Para um aquecedor pequeno e um fogão de bocas, a vazão mínima da válvula é de 4kg/h.

  • Porque é necessário ter pressão e vazão de gás com uniformidade?

    Para que o aquecedor possa oferecer a quantidade de chama para o qual foi desenvolvido.

  • é possível o medidor de gás atrapalhar o funcionamento do aquecedor?

    Sim, se a quantidade de gás necessária para o funcionamento do aquecedor for maior do que a vazão máxima de gás especificada no medidor.

  • Os aquecedores de passagem komeco podem ser utilizados em que tipo de gases?

    Os aquecedores de exaustão natural Komeco podem ser utilizados nos gases GLP, GN ou até GR (Rio de janeiro). Os modelos de exaustão forçada Komeco podem ser utilizados nos gases GLP e GN.

  • Um aquecedor de passagem komeco para gás glp pode utilizar gás gn ou vice-versa, sem nenhuma mudança?

    Não, é necessário realizar uma conversão que deve ser realizada por Assistência Técnica Credenciada Komeco.

  • A conversão do tipo de gás é realizada em regime de garantia?

    Não, a conversão deve ser paga.

  • O que é aquecedor de passagem com exaustão natural?

    É o aquecedor em que os gases resultantes da queima saem pela chaminé naturalmente.

  • O que é aquecedor de passagem com exaustão forçada?

    É o aquecedor em que os gases resultantes da queima saem forçadamente através de uma ventoinha localizada no interior do aquecedor.

  • O que é aquecedor de passagem com fluxo balanceado?

    É o aquecedor que pode ser instalado dentro de banheiros e quartos (NBR 13103). Possuem dois dutos concêntricos no sistema de chaminé, onde pelo duto externo é succionado do ambiente externo o ar para queima, e através do duto central é expulso os gases resultantes da queima.

  • O que é kcal/h?

    É uma unidade de potência que expressa a quantidade de energia ou calor que o aquecedor disponibiliza em uma hora.

  • O que é potência nominal do aquecedor de passagem?

    É a quantidade de calor disponibilizada para aquecimento de água sem levar em conta as perdas.

  • O que é o rendimento do aquecedor de passagem?

    É a porcentagem que expressa a eficiência do aquecedor. Exemplo: 82,1% significa que de 100% de gás consumido, 82,1% foi realmente utilizado para aquecimento d’água.

  • O que é chama inteligente?

    Chama inteligente é a capacidade que os aquecedores de passagem Komeco linha Premium possuem de aumentar ou diminuir a intensidade da chama, influenciados pela vazão de água.

  • O que é chama modulante?

    É a capacidade de alterar a intensidade da chama de forma proporcional automaticamente de acordo com a variação de vazão de água através do aquecedor. Os aquecedores de passagem Komeco KO1500FB, KO2000SE e KO3000SE são modulantes, pois a temperatura da água é regulada através de painel digital e a intensidade da chama é alterada de acordo com a vazão através do aquecedor.

  • O que é chama fixa?

    Chama fixa em aquecedores de passagem é o termo utilizado quando a intensidade da chama não varia, mesmo que a vazão de água através do aquecedor seja alterada.

  • O que poderá ocorrer se os registros da ducha higiênica ficarem abertos?

    Nesse caso a água quente poderá invadir a tubulação de água fria e vice-versa fazendo com que o aquecedor funcione inesperadamente.

  • Qual o tempo de garantia dos aquecedores de passagem komeco?

    A garantia dos Aquecedores de Água a Gás Komeco só é válida se o aparelho for instalado por uma Assistência Técnica Credenciada Komeco. Para os aparelhos da linha Slim e Premium a garantia é de 2 anos, para as demais linhas dispomos de 3 anos de garantia.

  • O aquecedor komeco pode ser utilizado para aquecimento de piscinas? a garantia é a mesma neste caso?

    O aquecimento de piscinas utilizando aquecedor de passagem exige muito do aparelho, pois em geral o aparelho trabalha em grandes intervalos de horas continuas e além disso no tratamento da água das piscinas é em geral utilizado produtos contendo cloro, sendo o cloro altamente corrosivo em relação ao cobre da serpentina do aparelho. Dependendo do tempo de funcionamento contínuo do aquecedor e também da taxa do cloro da água contido na água ,a vida útil do aquecedor é bastante diminuída, principalmente os componentes como a serpentina e o diafragma da válvula de água. Os aquecedores Komeco recomendados para este finalidade são KO1200 e KO1800, deve-se trocar o diafragma original por diafragma de silicone. Quanto a garantia, neste caso os aquecedores Komeco tem garantia máxima de 01 (um) ano, e a manutenção deve ser realizada trimestralmente.

  • Como fazer a limpeza externa do aquecedor de passagem komeco?

    A limpeza pode ser feita com pano levemente úmido, podendo utilizar cera para automóveis. Nunca utilizar solventes.

  • A sujeira nos filtros das torneiras ou crivos da duchas podem prejudicar o funcionamento do aquecedor?

    Sim, pois diminuem sensivelmente a pressão e consequentemente a vazão através do aparelho, essa deposição de sujeira é comum ocorrer em obras novas.

  • O aquecedor de passagem komeco possui filtro de água?

    Sim, possui um filtro logo na conexão de entrada de água fria do aquecedor.

  • Caso o aquecedor pare de funcionar, o que fazer antes de chamar a assistência técnica?

    Tomar as seguintes providências: – Verificar se os registros de gás estão abertos; – Verificar se existe gás no reservatório (caso seja GLP); – Substituir a(s) pilha(s); – Verificar a energia elétrica (aquecedores exaustão forçada).

  • Em locais com a possibilidade de ocorrerem temperaturas próximas ou abaixo de 0°c, é preciso realizar algum procedimento quanto ao aquecedor de passagem?

    Sim, nesses casos durante a noite é necessário retirar toda a água do interior do aquecedor.

  • Pode-se utilizar tubulação cpvc (aquaterm) na instalação do aquecedor?

    Todos os aquecedores Komeco têm sensor de temperatura na saída d’água para corte de chama em no máximo 75ºC, portanto podem ser utilizados em projetos com CPVC.

    Fontes: http://www.rinnai.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags:

17 Responses para “Perguntas e Respostas sobre Aquecedor de Água a Gás”

  1. Paulo Lima

    05. mai, 2013

    Bom dia, a distancia entre a caixa d’água e o ponto do aquecedor é de +/- 8m de altura, a água tem que descer, passar no aquecedor e subir para os banheiros +/- de 6 a 7m, no aquecedor que eu tenho, Cumulos 16L, não funciona. Quando foi construída a casa colocamos pressurizador, no fim gasta muita água e energia.Eu quero saber se o aquecedor que vocês representam funciona sem pressurizador. Grt, Paulo Lima

  2. admin

    05. mai, 2013

    Olá Paulo,

    Não representamos nenhuma empresa, nem de aquecedores.

    Abraços

  3. Marco

    07. mai, 2013

    Como posso fazer para colocar um sistema eletrico para eliminar o sistema de pilhas ?

  4. admin

    08. mai, 2013

    Olá Marco,

    Qualquer alteração nesse sentido pode perder a garantia.

    Abraços

  5. Gisela

    09. mai, 2013

    Olá! Procuro alguma orientação especializada a respeito da instalação de gas (aquecedor de passagem) em minha residencia, que está sendo construída. Estou orçando com varias empresas a construção de tubulação, escolhendo os melhores lugares para os aquecedores, enfim, definindo tudo referente à gás. 3 empresas que visitaram o local me aconselharam a instalar um aquecedor de passagem no compartimento em andar acima dos quartos (uma casinha onde fica as caixas d’agua), com finalidade de alimentar 2 banheiros + 1 banheira. As caixas d’agua, no caso, ficariam ali, numa distancia de aproximadamente 50 ou 60 cm acima do piso. Eu, inclusive, ja mandei fazer a alvenaria com uma parte em tijolo vasado, para ter ventilação, colocaria duas portas com basculantes, preocupada com esta parte de ventilação mesmo. O ultimo tecnico que visitou minha residencia me disse que seria impossivel colocar este aquecedor de passagem naquele compartimento, pois ele precisaria estar a uma distancia minima de 3 metros das caixas d’agua. Eu argumentei que teria bomba pressurizadora, mesmo assim ele insistiu que não seria possível. Fiquei um pouco desanimada, pois não vi solução para isso, a não ser naquele local, que já havia sido escolhido para tal. Gostaria que vcs me dessem alguma opinião, pois agora fiquei confusa se posso ou não me utilizar daquele espaço para ter caixas d’agua e aquecedor. Agradeço, Gisela

  6. admin

    09. mai, 2013

    Olá Gisela,

    Eu não sou especialista nisso, mas eu não gosto de bomba pressurizadora. Já vi vários pessoas que colocaram e depois tiveram que tirar, pois não funciona direito.
    Mas cada caso é um caso, se quiser arriscar.
    Será que não tem um outro local que possa colocar, que seja também de fácil manutenção. Sim, no futuro pode precisar de manutenção.

    Abraços

  7. Josi

    27. mai, 2013

    Bom dia,
    Gostaria de instalar um aquecedor de água à gás, daqueles mais simpels, tipo junker, dos mais antigos. O problema é que não posso e nem gostaria de quebrar as paredes.
    Poderiam me orientar no tipo de aparelho que devo comprar e como fazer a instalação?
    Seria possível enviar a resposta para o e-mail:josi@confiancaseguros.com.br
    Ficono aguardo de sua resposta.
    Desde já agradeço a atenção dispensada.
    Josi.

  8. admin

    27. mai, 2013

    Olá Josi,

    Fica dificil orientar sem ver o local. Minha sugestão é colocar essa questão no http://www.eletrodomesticosforum.com/perguntaserespostas/ pois tem os técnicos que trabalham com esse aparelho e podem orientar melhor.

    Outra sugestão e chamar uma 3 assistências técnicas que trabalhe com aquecedor. Assim eles vão ver o local e orientar da melhor maneira.

    Mas, se quiser fazer um omelete, tem que quebrar os ovos.

    Abraços

  9. Aline

    29. mai, 2013

    Olá,
    Gostaria de saber se é possível que a pressão ou vaporização da água quente que sai do aquecedor provoque o rompimento ou a corrosão da tubulação? Se sim, gostaria de saber se isso pode ser acarretado por mau uso do aquecedor ou se é involuntário, independentemente do uso, ocorrendo em razão do tipo de tubulação existente?

    Obrigada.

  10. Willy Brunsfeld Neto

    11. jun, 2013

    No edificio que estamos construindo a saida flexível do aquecedor de passagem vai diretamente para um poço de luz, ou poço de ventilação do edifício, este poço de luz e ventilação é fechado por quatro paredes, mas aberto no teto, por onde entra ar e luz, suas dimensões são de 3,00m por 3,00m ouseja 9,0 metros quadrados, são 12 andares, ouseja, 36,0 metros de altura. Existe alguma restrição em instalar os terminais dos aquecedores neste poço de luz? Se não qual a posição correta, vertical?

  11. mari

    06. jul, 2013

    Estou pesquisando aquecedores de água. Me ofereceram aquecedores com diferentes chaminés: 125 ( 14 e 15 l/min) e 60 (17l/min)
    O que significa essa numeração? Por favor, podem me orientar.
    Att
    Mari

  12. admin

    06. jul, 2013

    Olá Mari,

    A escolha do tamanho do aquecedor vai ser dimensionada baseado no uso SIMULTÂNEO dos pontos de consumo que se queira usar.

    O correto é chamar empresa de instalação ou venda desses aquecedores que eles podem dar todas as informações que você precisa.

    Abraços

  13. mari

    09. jul, 2013

    Obrigada pela resposta.

    Mas, acho que não consegui formular bem a minha pergunta, ou melhor, perguntas, que seriam:
    O que faz a chaminé? Transfere para o ambiente externo os gases resultantes da combustão do gás? É isso?
    Qual a diferença de uma chaminé de 125 e outra de 60?
    A primeira transfere para o ambiente externo uma maior quantidade dos gases resultantes da combustão em um tempo menor? E a segunda o inverso?

    Sou completamente leiga no assunto e ainda não consegui uma orientação satisfatória com as empresas que estou fazendo orçamentos.
    Att

  14. admin

    10. jul, 2013

    Olá Mari,

    A chaminé é uma das características do modelo do aquecedor que pode ter a exaustão natural ou forçada. O modelo vai depender do consumo de água, por exemplo 1 chuveiro + 1 torneira.

    Abraços

  15. mari

    11. jul, 2013

    Ok, obrigada novamente pelos esclarecimentos.

    Surgiram novas questões:

    Para quantos pontos de água é recomendado uma chaminé de 125 ? E de 60?

    No imóvel em questão a chaminé é de 130mm e me informaram que para a de 125 não é necessária a adaptação, já para a de 60 seria necessária.

    Há alguma implicação em fazer essa adaptação, como , por exemplo, a qualidade do funcionamento do aquecedor ou qq outra implicação?

    Att
    Mari

  16. mari

    11. jul, 2013

    Qual a diferença entre exaustão forçada e exaustão natural

    “‘Qual a diferença entre exaustão forçada e exaustão natural?
    Exaustão Natural – O aquecedor de água a gás com exaustão natural possui defletor interno projetado para exaustão dos gases queimados através do arraste natural. Exaustão Forçada – A exaustão dos gases queimados da combustão é realizada por uma ventoinha interna. Isto facilita a instalação do sistema de exaustão devido o diâmetro reduzido da chaminé, tornando-o mais seguro.”

    O trecho acima sugere que os aquecedores com exaustão forçada são mais seguros?
    Ou estou equivocada?

    Att
    Mari

    Exaustão Natural – O aquecedor de água a gás com exaustão natural possui defletor interno projetado para exaustão dos gases queimados através do arraste natural. Exaustão Forçada – A exaustão dos gases queimados da combustão é realizada por uma ventoinha interna. Isto facilita a instalação do sistema de exaustão devido o diâmetro reduzido da chaminé, tornando-o mais seguro.

    O trecho acima sugere

  17. admin

    11. jul, 2013

    Olá Mari,

    Prefira a exaustão natural se possível, mas tudo depende do local e quantidade de pontos de consumo. O ideal e chamar empresas para ver e orçar no local.

    Abraços.