Hoje vamos falar sobre o gás GLP, o principal gás utilizado nas residências do Brasil.

Introdução

O GLP, Gás Liqüefeito de Petróleo, é uma mistura de hidrocarbonetos, especialmente propano e butano, obtidos em processo convencional nas refinarias, quando produzido a partir do petróleo cru.

É popularmente conhecido como “gás de cozinha” pois sua maior aplicação é na cocção dos alimentos, mas também é utilizado em várias aplicações industriais e agrícolas.

Em estado líquido, o GLP é mais leve do que a água e pode ser facilmente armazenado a uma pressão moderada. Em estado gasoso, ele é mais pesado que o ar, o que faz com que se concentre próximo do solo em caso de vazamento.

Por ser invisível e inodoro, adiciona-se um odorizante não-tóxico, como medida de segurança. Por sua facilidade de armazenamento, transporte, grande eficiência térmica e limpeza na queima, o GLP é usado intensivamente em todo o mundo.

Perguntas e Respostas

1) Qual é o consumo de gás, tendo o forno aceso (fogão doméstico) por 1 hora?

O consumo pode variar em função do fabricante  e mesmo do modelo. No entanto, o consumo em média de um fogão 4 bocas com forno convencional é:

Fogo baixo:   0,200 Kg/h

Fogo médio:  0,225 Kg/h

Fogo alto:  0,250 Kg/h

2) Qual é o coeficiente de vaporização dos botijões P-13 e sua relação com o cálculo de dimensionamento da central de gás?

Em média 0,5 Kg/h e não existe relação com dimensionamento de central de GLP, pois, não existe central com botijão P-13.

3) Como transformar m³ em kg?

Existem vários fatores a serem analisados, mas o valor aproximado varia entre 2,1 e 2,5.

4) Como saber qual é a quantidade exata de GLP contido no recipiente, quando da aquisição do botijão?

 Pelas normas e determinações dos órgãos de controle (ANP, INMETRO, IPEM, etc), todo recipiente de gás GLP é revendido com um peso padrão definido (P-2, P-8, P-13, P-45, etc), sendo essa pesagem realizada através de balanças devidamente aferidas. Para se obter a quantidade exata de GLP no interior do botijão, deve-se pesar o recipiente cheio e descontar a tara contida na alça.

5) Qual a pressão máxima interna em que o GLP se encontra nos botijões (todos os tipos)?

Em função das condições climáticas do Brasil a pressão do gás GLP pode variar em torno de 4 a 7 Kgf/cm².

6) Tabela com as propriedades de gás propano e butano.

Características Físico-Químicas do GLP.

7) Qual a umidade aproximada do GLP, quando o cilindro está fechado e após a sua utilização?

Pelas propriedades Físico-Químicas do gás GLP o mesmo possuí corrosividade zero, sem, portanto qualquer percentual de umidade

8.) Qual o vencimento e a validade dos botijões?

Os botijões não têm validade, porém existe um processo para manutenção e garantia da segurança dos recipientes chamado de requalificação. Os recipientes são requalificados após 15 anos de sua fabricação, sendo posteriormente requalificados a cada 10 anos.

9) Como calcular o consumo do botijão P-13 por mês?

O consumo de gás GLP está diretamente ligado a potência total consumida.

Ex: Adotando-se um fogão de 04 bocas sem forno convencional (Potência nominal 6966 Kcal/h), consumindo 3 horas/dia durante 30 dias, temos:

6966 (Potência nominal) / 24000 (Poder calorífico do GLP) = 0,29 m³/h x 3 horas/dia x 30 dias = 26,12 m³

10) Qual deve ser a distância entre o botijão e o fogão?

Não existe uma distância normatizada, porém a mangueira para ligação do fogão com o botijão de gás GLP é normatizada em 0,80m. Devemos evitar passar a mangueira por de trás do fogão.

11) Informações sobre normas do gás canalizado em Edifícios.

Para instalações internas de gás GLP, podemos consultar a norma NBR 15526:2007 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

12) Qual a pressão do gás nos pontos de consumo que chegam aos apartamentos?

A pressão nominal para fogões, fornos, fogareiros e aquecedores de água à gás GLP, todos de modelos domésticos, estão normatizados em 2,80 KPa (0,027 Kgf/cm²).

 

Fonte: http://www.liquigas.com.br e http://www.sindigas.org.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...