Há apenas um século, era difícil conseguir gelo na maioria dos países do mundo. O preço do gelo era relativamente alto, mas se você quisesse conservar oa alimentos, não tinha muita escolha. Nas partes mais quentes, o gelo era um luxo raro.


Máquina de gelo padrão instalada em freezers

Tudo isso mudou no começo do século XX. Geladeiras compactas e acessíveis tornaram possível a conservação de alimentos e a produção de gelo nas casas e comércios. Nos anos 60, novas máquinas de gelo automáticas facilitaram ainda mais a vida. Atualmente, a maioria das pessoas têm gelo à vontade, mesmo nos dias mais quentes do verão.

Neste artigo, descobriremos o que existe dentro de uma máquina de gelo comum, bem como nas comerciais.


A máquina de gelo padrão é uma mini linha de produção de cubos de gelo

A maioria das máquinas de gelo usa um motor elétrico, uma válvula d’água e uma unidade de aquecimento que funcionam com eletricidade. Para fornecer energia a todos estes elementos, você tem de ligar a máquina ao circuito elétrico que fornece energia para a geladeira. Você também tem de ligá-la ao encanamento da casa, a fim de fornecer água fresca para os cubos de gelo. Tanto a linha de força quanto o tubo de entrada de água passam por um buraco na parte de trás do freezer.

Quando tudo estiver ajustado, a máquina de gelo começará seu ciclo, que, normalmente, é controlado por um circuito elétrico simples e uma série de disjuntores. No diagrama abaixo, você pode ver como a máquina de gelo se comporta durante o seu ciclo.

 Clique na imagem abaixo para ver funcionando

 

  • No começo do ciclo, um disjuntor do circuito com tempo determinado envia uma corrente para a válvula solenóide de água. Na maioria dos designs, a válvula de água fica posicionada atrás da geladeira, mas permanece conectada ao circuito central através de fios elétricos. Quando o circuito envia a corrente para estes fios, a carga movimenta um solenóide, que abre a válvula.
  • A válvula se abre por apenas sete segundos, fornecendo água o suficiente para encher o molde de gelo. O molde de gelo é um dispositivo plástico, com várias cavidades conectadas. Normalmente estas cavidades têm o formato curvado, como a metade de um círculo. Cada uma das paredes das cavidades tem um pequeno entalhe, para que cada cubo de gelo fique anexo ao seu cubo vizinho.
  • Uma vez preenchido o molde, a máquina espera até que a água congele. É a unidade de resfriamento da geladeira que faz o trabalho de congelar a água e não a máquina de gelo em si . A máquina de gelo tem um termostato embutido, que monitora a temperatura da água nos moldes. Quando a temperatura abaixa até um nível específico, digamos -13°C, o termostato fecha o circuito elétrico .
  • Fechar o disjuntor faz com que uma corrente elétrica flua para a mola aquecedora que fica abaixo da máquina de gelo. Uma vez que a mola esquenta, ela aquece o fundo do molde de gelo, soltando os cubos da superfície do molde.

A máquina de gelo tem uma mola aquecedora embaixo do molde de gelo
  • O circuito elétrico ativa o motor da máquina de gelo. O motor ativa uma engrenagem que, por sua vez, faz outra engrenagem girar. Esta outra engrenagem está anexa a um longo compartimento de plástico, que tem uma série de pás ejetoras sobressalentes. Conforme as pás se movem, elas erguem e tiram os cubos de gelo do molde, empurrando-os para a parte frontal da máquina de gelo. Uma vez que os cubos estão conectados, eles se movem como uma única unidade.
  • A parte frontal da máquina de gelo tem fendas de plástico, adaptadas às pás ejetoras. As pás passam por estas fendas e os cubos são depositados no recipiente de coleta que fica abaixo da máquina de gelo.
  • O compartimento que está girando tem um came de plástico com fendas como base. Antes dos cubos serem retirados da máquina de gelo, o came segura e levanta o braço ejetor. Depois dos cubos serem ejetados, o braço cai novamente. Quando ele atinge a sua posição mais baixa de descanso, toca num disjuntor do circuito, o que ativa a válvula de água, reiniciando outro ciclo. Se o braço não conseguir atingir sua posição mais baixa por terem cubos de gelo pelo caminho, o ciclo é interrompido. Isso impede que a máquina encha o freezer de gelo. Ela só produzirá mais cubos de gelo quando houver espaço na caixa de coleta.

Este sistema é eficaz para a produção caseira de gelo, mas não produz gelo o bastante para fins comerciais como restaurantes e máquinas de gelo de hotéis.

 

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...