Turbina eólica transforma ar em água

A empresa Eole Water, com sede na França, criou uma nova tecnologia. Ela consegue fornecer água limpa apenas com a força do vento.

Um protótipo da tecnologia foi instalado no deserto de Abu Dhabi desde outubro de 2011. Além disso, a Eole Water fechou parcerias com 12 indústrias.

O objetivo é usar a turbina eólica para movimentar um sistema capaz de captar as moléculas de água presentes no ar. Assim, o método pode ser eficiente na produção de água potável, principalmente em áreas remotas ou de desastres.

O equipamento funciona a partir do ar absorvido por uma entrada de ar no topo da turbina. Em seguida, ele é aquecido para gerar vapor, o qual passa por um compressor de refrigeração capaz de criar uma umidade, condensada e coletada. Feito isso, a água absorvida é encaminhada aos tanques de aço inoxidável de armazenamento, onde a água é filtrada e purificada.

Desde o início dos testes, em 2011, tem sido possível produzir de 500 a 800 litros diários de água, em condições extremas. Porém, a Eole Water espera que este potencial chegue a mil litros por dia. Para isso, é necessário contar com ventos de, no mínimo, 24 km/h.

Veja um video sobre o assunto:

Outra invenção: Equipamento resfria o ar que é condensado

Parece ficção científica, mas uma máquina criada por inventores israelenses transforma o ar em água potável. O processo é simples, o equipamento resfria o ar que é condensado. Filtros retiram o gás carbônico e adicionam minerais. Entenda o processo completo!

Projeto conceitual transforma ar em água

O designer australiano Edward Linnacre criou um sistema de irrigação que funciona com o princípio de transformar ar em água. Chamada de AirDrop, a técnica poderia representar ganhos relevantes à agricultura e à produção de alimentos em um planeta que comporta hoje 7 bilhões de pessoas e com crises alimentares em algumas regiões.

O sistema tira a água do ar e a devolve para o lugar de onde saiu, as raízes das plantas.

A ideia é baseada no princípio da condensação do vapor em água líquida. Mesmo os desertos mais áridos do planeta oferecem alguma umidade em seu ar, e a ideia de Edward Linnacre foi criar estruturas que possam resfriar esse ar para extrair a água. O conceito seria muito últil em áreas assoladas por secas sazonais. Segundo Edward, o sistema “tira a água do ar e a devolve para o lugar de onde saiu, as raízes das plantas”.

O equipamento necessário é simples. Uma turbina para sugar o ar ambiente, canos subterrâneos feitos de cobre que receberão o fluxo de ar para que ele circule e se resfrie em seu interior e estruturas que absorvam a água que se condensa no exterior dos encanamentos e a encaminhe para onde ela é necessária. Como o armazenamento da água é subterrâneo, é possível fazer a irrigação das plantas pela raiz. O sistema é subterrâneo porque o subsolo é mais frio e permite que a água se condense mais facilmente.

Edward também desenvolveu um sistema de monitoramento que permite, via monitor LCD, que o operador conheça os níveis de armazenamento de água, pressão do ar e das bombas e quanta energia há nas baterias – caso ele use energia solar.

O projeto AirDrop é totalmente sustentável e prevê também a possibilidade de alimentar a turbina e os demais sistemas – coleta e bombeamento de água – via energia solar. Mais do que “devolver a água para onde ela pertence”, o projeto pode até ajudar a matar a sede de populações de lugares que sofrem com escassez de água, como diversos países da África.

Fontes: http://info.abril.com.br
http://noticias.r7.com
http://www.techtudo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...