Essa discussão vai longe e cada um puxando “sardinha” para seu lado. Na verdade cada um dos tipos tem suas vantagens e desvantagens.

bebedouro_comparativo

No final, escreva seu comentário sobre qual sistema você acha melhor.

Bebedouro com compressor

O Bebedouro com refrigeração a compressor é o mais tradicional e conhecido no mercado. Os modelos atualmente a venda são “Ecológicos”, pois não é mais utilizado o CFC como gás refrigerante e em sua maioria os gases utilizados são considerados inofensivos ao meio ambiente. Mas, de qualquer forma é sempre bom verificar isso se for comprar um bebedouro com refrigeração a compressão.

Estes modelos são indicados para locais com razoável fluxo de pessoas, como casas com grandes famílias, escritórios, consultórios e etc. Isso devido a eles terem uma alta capacidade de refrigeração, que varia de modelo para modelo, mas que pode, por exemplo, passar de 50 Litros de água gelada por dia, para modelos de mesa.

Vantagens
A robustez e a resistência do compressor às oscilações de tensão da rede são outros fatores que devem ser considerados na comparação. Para completar, os compressores apresentam mais uma vantagem importante no que diz respeito ao projeto do bebedouro: com eles, não é preciso incluir componentes como microventilador, fonte, transformador e placa eletrônica, que são parte obrigatória de qualquer sistema à base do processo Peltier.

O fato é que o processo de refrigeração baseado na compressão de vapor proporciona uma performance muito superior para essa aplicação. Ou seja, com o compressor, o bebedouro deixa a água mais gelada e a resfria mais rapidamente.

– Indicado para quem irá utilizar o bebedouro diversas vezes por dia.
– O sistema de refrigeração é mais rápido
– Proporciona a refrigeração de grandes quantidades de água

Desvantagens
– É mais pesado que o modelo eletrônico

Bebedouro com placa  eletrônica

O Bebedouro com refrigeração Eletrônica tem como sua maior vantagem à economia de energia. O sistema consiste em pastilhas termoelétricas que funcionam através do Efeito Peltier, cuja uma pastilha termoelétrica é composta de junções de metais diferentes, onde uma delas é dopada para atuar como um material do tipo P, um material com facilidade de receber elétrons e a outra atua como um material tipo N, um material com facilidade de doação de elétrons. Na realidade, são diversas junções interligadas termicamente em paralelo e eletricamente em série.

Peltier

Ao se aplicar uma corrente elétrica contínua no terminal de material tipo N, elétrons migram do material tipo P para o material tipo N. Em função disso, essas junções irão permitir o fluxo de calor.

Assim, uma das superfícies resfria-se. A outra superfície irá se aquecer, sendo esse calor dissipado para o ambiente através de um sistema conveniente. Nesse sistema, o baixo consumo de energia é priorizado, assim, o bebedouro eletrônico consome em média, 40% menos energia que um bebedouro a compressor.

Estes bebedouros são indicados para uso residencial, em famílias médias ou pequenas devido a sua capacidade de refrigeração de água (menor que em bebedouros a compressão. Em média, a quantidade máxima de água refrigerada por dia nestes equipamentos fica em torno de 20 litros por dia.

Vantagens
– 40% mais econômico em consumo de energia
– Aparelho mais barato
– Mais leve

Desvantagens
–  Quantidade de água refrigerada por dia é limitada
– Não é um produto para uso intenso (com grande fluxo de pessoas).

Fontes: http://www.suprimac.com.br e http://www.clubedarefrigeracao.com.br

 .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...