Engenheiros da Universidade Penn State lançaram um novo sistema de refrigeração que se baseia em princípios termoacústicos, uma tecnologia ambientalmente correta para substituir os gases refrigerantes utilizados em freezers e geladeiras.

“Nós esperamos que esse novo enfoque compacto para chillers termoacústicos possa ser utilizado primeiro em aplicações que são problemáticas para a refrigeração química, como máquinas de venda automática de bebidas, refrigeração de chips de computadores e máquinas de sorvetes,” afirma Steven Garrett, professor de acústica e coordenador do trabalho.

refrigerador termoacustico

A refrigeração convencional utiliza químicos como CFC e HFC, que absorvem calor quando passam do estado líquido para vapor. Os CFCs já foram praticamente banidos a partir de 1995, quando o Protocolo de Montreal estabeleceu um acordo mundial contra sua utilização. Eles estão sendo substituídos pelos HFCs, que também já estão na mira dos ambientalistas por poderem contribuir para o efeito estufa.

O novo refrigerador termoacústico apresentado pelos pesquisadores utiliza hélio, um gás inerte. O hélio não é inflamável nem se combina facilmente com outros elementos químicos. Mas ele possui uma alta condutividade térmica, o que o faz adequado para essa aplicação.

A refrigeração termoacústica baseia-se no princípio de que um gás se aquece quando é comprimido e se resfria quando é expandido. Ondas sonoras são ondas de pressão que viajam através do gás, fazendo uma rápida sucessão de compressões e expansões. O que os engenheiros fizeram foi acumular todo o calor da compressão em um lado do sistema, de onde ele pode ser liberado para o ambiente. A outra extremidade fica gelada, sendo utilizada para a refrigeração.

A Universidade já patenteou o invento e está em processo de licenciamento para que o produto possa chegar ao mercado.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...