Dicas para que o seu ar-condicionado não incomode os vizinhos com as goteiras.

Estes aparelhos, principalmente os com ciclo reverso, garantem temperatura ambiente ideal, qualquer que seja a estação do ano e as condições climáticas. Podem aquecer o ambiente no inverno e garantir a refrigeração no verão, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar.

A boa noticia é que estes aparelhos são cada vez mais acessíveis.

A principal função de um condicionador de ar é a de expulsar o ar quente do ambiente (ou o ar frio nos sistemas de ciclo reverso). Os mais utilizados e também os mais baratos são os de janela ou parede.

Facilmente encontrados no varejo, fazem uma renovação contínua do ar fresco. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

Antes de comprar é preciso pensar e dimensionar o aparelho para o tamanho do ambiente; o seu isolamento, a sua exposição ao sol ou sombra e o número de pessoas que frequentarão o ambiente, ou seja, para o quarto de solteiro a potência do aparelho pode ser menor do que a necessária para a sala de TV, onde mais pessoas permanecem ao mesmo tempo, aumentando a carga térmica do ambiente. Todos os aparelhos possuem termostato que mantém, de forma automática, a temperatura selecionada.

As exigências de instalação de cada um dos tipos de aparelhos de ar-condicionado podem, também, influenciar o modelo na hora da compra – deve-se considerar o espaço necessário para a sua instalação, entre outros aspectos.

Normalmente, o manual de instruções indica a que distância devem ser colocados em relação aos móveis e às paredes. As dimensões variam em função do tipo de aparelho.

No caso dos aparelhos de parede, podem ser colocados em janelas ou numa abertura na parede. O ideal é instalar o ar refrigerado em paredes voltadas para leste ou sul, onde a incidência solar não é tão forte.

Escolher uma parede onde a parte externa (traseira) do aparelho, receba o mínimo possível de raios solares. Como isto nem sempre é possível, é preciso instalar um anteparo para evitar que os raios solares incidam diretamente no aparelho.

Ele funcionará com maior eficiência. O aparelho deve ser instalado sempre seguindo as instruções do fabricante no que diz respeito à altura em relação ao solo (geralmente, entre 1,50 m e 1,80 m) e distância mínima de qualquer parede. O que não pode de modo algum é obstruir a frente do condicionador com cortinas ou similares – o ar ambiente deve circular livremente.

Ar-condicionado gasta muita energia elétrica, por isso adquira aparelhos com o selo PROCEL de eficiência energética.

Mesmo seguindo todas as recomendações, não é raro “esquentar a cabeça” com altas contas de energia, e, pior, com o pinga-pinga e reclamações dos vizinhos e pessoas que passam por baixo.

Essa água pode ser captada por mangueiras ou bandejas, desde que o proprietário não deixe o líquido acumular. Em algumas cidades há leis municipais que obrigam todos os ocupantes de prédios, seja residenciais ou comerciais, a instalar em todas as unidades, mangueiras nas saídas de ar-condicionado, para evitar o pinga-pinga nas pessoas.

Para evitar aborrecimentos, além de fazer manutenção periódica, faça uma ligação simples (com um tubo de plástico) do ponto de dreno à rede de drenagem ou à áreas por onde a água possa escoar (jardim, etc.) evitando o pingamento em áreas não apropriadas.

A instalação desse dispositivo nos aparelhos evita que a água caia nas calçadas ou em apartamentos vizinhos. E evita dor de cabeça.

Fonte: http://www.magazineluiza.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...