Na  vida profissional do técnico de refrigeração e ar condicionado  muitas vezes há momentos que somente sua capacitação técnica não  é o suficiente. Os momentos mais delicados são quando se elabora o projeto no papel e a execução do mesmo.

A partir deste momento são muito importantes a intuição de tomar decisões com agilidade  e a experiência profissional, a qual ajuda evitar erros  na execução, é importante nesta etapa termos uma execução correta do circuito influenciando desta maneira:

– As perdas de cargas
– A distribuição do lubrificante, do qual é inevitável seu transporte
ao longo do circuito e também e indispensável assegurar o retorno
de óleo ao cárter do compressor.
– A permanência do fluido refrigerante em estado liquido dentro do circuito refrigerante em suas etapas necessarias.
– A futura acessibilidade de opções no circuito para efetuarmos manutenções preventivas ou reparos.

Boas práticas de manutenção

Para trabalharmos corretamente no setor de manutenção e instalação é necessário utilizarmos sempre um ferramental de qualidade tais como conjunto de oxiacetileno, recolhedora de gás, bomba de vácuo, vacuometro, conjunto de manyfold, amperímetro, etc…, a manutenção preventiva  é importante para evitarmos futuros problemas tais como umidade no sistema, desta maneira é importante sempre que após um circuito for aberto realizarmos um bom vácuo (evitando umidade, entupimento na válvula de expansão, gases não condensáveis, etc..) .

Uma boa manutenção significa manter um equipamento ou sistema operando mais próximo possivel da condição a qual ele foi concebido e fabricado.

Recomenda-se a instalação de um manômetro no lado de baixa do sistema para termos um melhor controle das pressões, termos cuidados com a inserção de óleo e sempre lembrar de na quebra de vácuo com nitrogênio purgar a mangueira.

Para evitarmos a fuga de gás do sistema é importante evitar a freqüência da retirada de pressão com manyfold, procurar de forma preventiva vazamentos em soldas, juntas etc.., não aliviar a pressão da mangueira de alta do manyfold para a baixa pressão, podendo entrar umidade no circuito .Também é interessante após 03horas do serviço de vácuo executado verificarmos se existe aumento de pressão, além de verificarmos na válvula de serviço vazamentos, problemas nas gaxetas são freqüentes.
fotos: Arpol

Operação: Conceitos que devem ser observados

A operação de um sistema seja de refrigeração, ar condicionado ou ventilação, é
fundamental para a preservação de seus componentes.

Uma boa operação necessita:

  • Capacitação técnica do operador;
  • Conhecimento e familiaridade com o sistema;
  • Acesso ao manual do fabricante;
  • Observar dia a dia os sinais do equipamento (ruído, vibrações, alarmes, etc), registrando todas as ocorrências;
  • Entender e integrar-se às necessidades do cliente, seja para conforto ou atendendo a produção, e propondo eventuais adequações, visando uma economia energética;
  • Entender que a operação é o elo de ligação entre consumidor, equipamento e manutenções corretivas.

Fonte: http://www.ambientegelado.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...