Escrito por: Evelyn Umberti

O profissional eletricista pode atuar na instalação, operação, reparo e manutenção de sistemas elétricos. Estes sistemas incluem fiação, placas de circuitos, parte eletrônica, etc.

Esta profissão é extremamente variada, e em algumas partes do mundo pode pagar muito bem, devido ao período de treinamento de três a cinco anos necessário para que um eletricista possa ser bem sucedido. Variados tipos de pessoas interagem com o trabalho dos eletricistas todos os dias em comunidades, edifícios comerciais, indústrias, e muito mais.

EPIs

Para que nada fuja do esperado, o eletricista deverá usar equipamentos de proteção individual (EPIs) para sua segurança, não importando o tipo de trabalho que será realizado. Basicamente, pode-se atuar em linhas externas ou internas, e um acidente indesejado pode ocorrer e o mesmo poderá causar seríssimas sequelas.

Devido às correntes elétricas envolvidas neste trabalho, o mesmo pode ser muito perigoso, especialmente quando envolvem as linhas de energia derrubadas e outras emergências que podem ocorrer em qualquer local.

Veja quais EPIs devem ser usados pelos eletricistas:

– Cinto de segurança (para atividades realizadas no alto);

– Calçado de segurança;

– Capacete;

– Capa protetora;

– Escada de madeira com trava e antiderrapante;

– Ferramentas com cabo protetor (o cabo protetor tem função de isolamento);

– Luvas;

– Viseira, e muitos outros.

É importante pontuar que esses e outros itens são fundamentais no dia a dia, pois eles vão proteger sua vida. Por exemplo, o capacete protegerá sua cabeça; o cinto de segurança impedirá quedas; a bota de segurança vai proteger seus pés; as luvas e as ferramentas com função de isolamento vão assegurar que o trabalho seja realizado com cautela, sem prejuízo para suas mãos, etc.

Quando uma estrutura é construída, um eletricista é uma parte importante da equipe de construção. Ele instala a canalização nas paredes com a finalidade de executar a fiação elétrica, e se construídos com sistemas de aquecimento e de refrigeração,eles também irão instalar aberturas e tubulações para esses sistemas.

Circuitos especializados também podem ser instalados para o equipamento que drena energia, como fogões e aquecedores.

Esses profissionais também podem instalar equipamentos elétricos complexos, e eles estão familiarizados com a operação da eletrônica e as diversas ferramentas de seu ofício, a partir de caixas de disjuntores para medidores de tensão.

Serviços de manutenção e reparação também são oferecidos por eletricistas, principalmente em eletrodomésticos e eletrônicos. Muitos eletricistas trabalham como freelancers, carregando seus equipamentos de proteção com eles para que possam realizar seus trabalhos com segurança.

Fonte: EPI Tuiuti

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...