Entenda a importância do fio-terra para o bom funcionamento dos aparelhos.

Muita gente já ouviu falar, mas pouca gente sabe a real importância do aterramento quando se está lidando com aparelhos elétricos.  Por desconhecimento, o fio-terra é muita vezes desprezado.

Trata-se de um dispositivo que garante o bom funcionamento dos aparelhos e que pode, inclusive,  aumentar a segurança contra choques e panes.

Segurança contra choques

O corpo humano é capaz de conduzir eletricidade. Por isso, se uma pessoa encosta em um equipamento elétrico, está sujeita a levar um choque – que nada mais é do que uma sensação desagradável provocada pela passagem dos elétrons pelo corpo.

Sendo assim, qualquer dispositivo de segurança contra choques, como para-raios e fios-terra, tem como objetivo desviar os elétrons dos corpos das pessoas.

Quando tem o fio-terra, essa circulação evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, ou seja, a correte elétrica vai fluir pelo fio terra em vez de fluir pela pessoa. Isso faz com que os riscos de choques elétricos seja drasticamente reduzidos, configurando-se um dispositivo de segurança.

Funcionamento do fio-terra

Basicamente, o fio-terra funciona como um condutor, conectando à terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência. Dizemos que os dispositivos, então, estão “aterrados”.

O aterramento tem como objetivo: manter os potenciais produzidos pelas correntes de falta dentro de limites de segurança; fazer com que equipamentos de proteção sejam mais sensibilizados e isolem rapidamente as falhas à terra; proporcionar um caminho de escoamento de descargas atmosféricas para a terra; escoar as cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos.

Por isso, o fio-terra deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa. Atualmente, é um item de segurança obrigatório.

Qualquer circuito elétrico que tenha sido bem projetado tem um sistema de aterramento. Quando adequadamente projetado e instalado, ele minimiza os efeitos destrutivos das descargas elétricas e eletrostáticas em equipamentos comuns no nosso dia a dia, que utilizam energia elétrica.

Sem contar que, como vimos anteriormente, previnem choques. Por isso mesmo, as tomadas são dotadas de três pinos: dos quais dois são de fases e o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra.

Vale lembrar que nem todos os equipamentos elétricos necessitam de um fio-terra. Alguns já possuem isolamento nas carcaças, não colocando os usuários em risco.

Porém, é preciso ter o pino de aterramento disponibilizado em todas as tomadas da sua residência.

 

Fonte: http://www.magazineluiza.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...