O aquecedor a gás apresenta poucos problemas, mas é necessário a manutenção preventiva para evitar problemas futuros. Os principais problemas que afetam os aquecedores a gás normalmente envolvem o termopar do aquecedor, a chama piloto ou algum componente do sistema elétrico.

Os aquecedores centrais e locais a gás têm sistemas de desligamento para evitar vazamentos de gás, mas não são infalíveis. Se você sentir cheiro de gás em sua casa, não acenda nem apague nenhuma lâmpada, e não tente desligar o gás que alimenta o aquecedor. Deixe a porta aberta, saia da casa e ligue imediatamente para a companhia de gás ou corpo de bombeiros e informe sobre o vazamento. Não entre na casa novamente, até que tudo esteja resolvido.

AquecedorA maioria dos aquecedores a gás apresenta poucos problemas operacionais. Geralmente, envolvem a chama piloto, o termopar ou alguma parte do sistema elétrico.

Em alguns aquecedores a gás, uma porta de encaixe cobre a unidade da chama piloto. Para obter acesso ao queimador do piloto, puxe a porta para fora da carcaça do aquecedor. Em outras unidades, remova o painel que cobre o piloto e os queimadores de gás.

Geralmente, os controles da chama piloto, os botões de ajuste, as válvulas de gás e o termopar estão contidos em uma estrutura na parte frontal do aquecedor. O interruptor de limite do aquecedor está localizado no plenum (câmara principal) ou junção do cano principal na carcaça superior do aquecedor.


De que você precisa

Tenha em mãos estas ferramentas para verificar a chama piloto:

  • fósforos
  • arame fino

A chama piloto

A chama piloto em um aquecedor a gás pode se apagar devido às correntes de ar. Para reacender o piloto, siga exatamente as instruções do fabricante. Siga o procedimento abaixo, caso as instruções para reacender o piloto não sejam fornecidas.

  • Localize a unidade da chama piloto. Geralmente, ela tem uma válvula com chaves para ligar, desligar e ajustar a chama.
  • Desligue a válvula e espere três minutos.
  • Ligue a válvula para o ajuste da chama. Mantenha o fósforo aceso na abertura do piloto enquanto pressiona o botão no painel de controle do piloto. Mantenha esse botão pressionado até a chama estar bem brilhante e depois, coloque a válvula na posição ON (ligada).
  • Se a chama piloto não permanecer acesa, a abertura pode estar obstruída. Desligue a válvula de gás e limpe a abertura com um arame fino. Se a chama não permanecer acesa depois de várias tentativas, pode ser que o termopar esteja com defeito. Nesse caso, é melhor chamar um técnico.

Alguns aquecedores têm um sistema elétrico para acender o gás e não há chama piloto. Em vez disso, um elemento elétrico se aquece e acende os queimadores. Se esse sistema de ignição elétrico apresentar defeito, chame um técnico.

Substituindo o termopar

O termopar é um componente do aquecedor a gás localizado próximo ao queimador da chama piloto. É um dispositivo de segurança que desliga o gás se a chama piloto se apaga ou se o acendedor elétrico falha.

Se a chama piloto não permanecer acesa, o termopar pode estar com defeito, e deve ser ajustado ou substituído. Para ajustá-lo, você deve apertar a porca do termopar com uma chave inglesa. Tome cuidado para não aplicar muita pressão à porca – apenas aperte-a levemente. Depois, tente acender o piloto. Se o piloto não permanecer aceso, substitua o termopar por um novo do mesmo tipo. Veja abaixo como substituir um termopar:


De que você precisa

Tenha em mãos estas ferramentas para substituir um termopar:

  • chave inglesa
  • termopar substituto
  • Desaparafuse o tubo de cobre e a porca de aperto dentro da conexão rosqueada no duto de gás. Sob o suporte de montagem do tubo do termopar, desaparafuse a porca do suporte que prende o tubo.
  • Insira o novo termopar no orifício do suporte. Certifique-se de colocar o tubo de aço para cima e o tubo de cobre para baixo. Sob o suporte, aparafuse a porca do suporte do tubo. Empurre a porca de aperto na conexão roscada na qual o tubo de cobre se liga ao duto de gás. Certifique-se de que a conexão esteja limpa e seca.
  • Aparafuse firmemente a porca, mas não aperte em excesso. A porca de suporte e a porca de aperto não devem estar muito apertadas.
Aquecedor2
O termopar está instalado ao lado da chama piloto. Um suporte o mantém no lugar com o tubo de aço para cima e o tubo de cobre para baixo.

Interruptor de limite

O interruptor de limite é um interruptor de controle de segurança localizado no aquecedor, bem abaixo do plenum. Se o plenum se aquece demais, o interruptor de limite desliga o queimador. Ele também desliga o compressor quando a temperatura cai para um determinado nível depois que o queimador foi desligado. Se o compressor continuar operando, ou o controle do queimador no termostato foi ajustado para a posição ON (LIGADO) ou o interruptor de controle de limite precisa de ajuste. Verifique o termostato primeiro. Se o controle do compressor foi ajustado para ON, mude-o para AUTO (AUTOMÁTICO). Se o controle do compressor já estiver ajustado para AUTO, o interruptor de limite precisa de ajuste.

Para ajustar o interruptor, remova a tampa do controle. Sob a tampa existe um indicador dentado com um lado marcado como LIMIT (LIMITE). Não toque nesse lado. O outro lado do controle é marcado com FAN (VENTILADOR). Existem dois ponteiros no lado do ventilador: o compressor é ligado na posição do ajuste do ponteiro superior e desligado na posição do ponteiro inferior. Os ponteiros devem ser ajustados com uma diferença de cerca de 25°C entre eles. Ajuste o ponteiro superior para cerca de 46°C e o ponteiro inferior para cerca de 32°C.

Ajuste do queimador

A chama do queimador de gás deve ser consistente e regular, sem fagulhas nem traços amarelados. Para ajustar a altura da chama nos queimadores principais, chame um técnico. Para ajustar a altura da chama piloto, gire o parafuso de ajuste da chama até que ela atinja de 2,5 a 5 cm de altura. O parafuso de ajuste está localizado ao lado da válvula de gás na estrutura do piloto, se o controle tiver esse recurso de ajuste.

Vazamentos de gás

Se houver suspeita de vazamentos ao redor da unidade do aquecedor, faça uma mistura de detergente líquido e água. Pincele essa mistura no cano de suprimento de gás, ao longo de suas conexões e válvulas. A água com sabão formará bolhas em qualquer ponto em que existir vazamento. Se você encontrar um vazamento, tente apertar a conexão que está vazando com uma chave de grifo, mas tome cuidado para não apertar demais. Se as conexões ou válvulas do encanamento continuarem vazando, chame um técnico.

Um aquecedor a óleo tem um conjunto de problemas completamente diferente daquele que acabamos de sanar nos aquecedores a gás. Vá para a próxima seção para aprender como limpar um cano de combustível entupido ou trocar um filtro de óleo.

Para ajustar o interruptor, remova a tampa do controle. Sob a tampa existe um indicador dentado com um lado marcado como LIMIT (LIMITE). Não toque nesse lado. O outro lado do controle é marcado com FAN (VENTILADOR). Existem dois ponteiros no lado do ventilador: o compressor é ligado na posição do ajuste do ponteiro superior e desligado na posição do ponteiro inferior. Os ponteiros devem ser ajustados com uma diferença de cerca de 25°C entre eles. Ajuste o ponteiro superior para cerca de 46°C e o ponteiro inferior para cerca de 32°C.

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br

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