Quem vive sem ferro de passar roupas hoje em dia? Quase impossível! E opções não faltam.

São vários modelos com diferentes tipos de base, materiais e funções. Assim, para que você entenda melhor sobre este companheiro inseparável das roupas, selecionamos os tipos de ferro e tipos de base existentes.

Tipos de ferro

Ferro a seco: este tipo de ferro é o mais tradicional, com funcionamento mais simples, sem a necessidade de outro acessório.

Ferro a vapor: este tipo de ferro funciona com a utilização de água (colocado em um reservatório dentro dele). Ele é muito útil para roupas muito amassadas, facilitando a eliminação de rugas e vincos nos tecidos.

Ferro sem fio: Este tipo de ferro funciona sem o cabo de força, sendo bastante prático na hora de passar as roupas e no momento de guardá-lo. Ele tem o mesmo funcionamento que ferros convencionais.

Ferro com gerador de vapor: este tipo de ferro é mais utilizado por profissionais. Ele funciona com uma caldeira.

Ferro de viagem: é um modelo menor, leve e portátil, usado principalmente para levá-lo em viagens. Contudo, ele não é indicado para uso contínuo no dia a dia, devendo, para este fim, usar um ferro de tamanho convencional.

 

Tipos de Base

Base antiaderente
Este tipo de base evita que o ferro tenha atrito com a roupa, tornando o momento de passar mais seguro, já que impede que o aparelho grude nos tecidos ou os danifique.Além disso, a base antiaderente é resistente à corrosão e facilita a limpeza.
Base antiaderente
Base Durilium
Base Durilium
Esta base permite uma melhor difusão do vapor do ferro, sendo ideal para engomar as roupas. Como possui um revestimento com dupla cobertura, ela é mais resistente a riscos.Além disso, garante bom deslizamento, é fácil de limpar e não deixa brilho nas roupas sintéticas.
Base Dynaglide
Esta base é revestida por um material também antiaderente. Mas, como é mais resistente que as bases comuns, ela permite que o ferro deslize sobre os tecidos de uma forma muito mais leve e suave.
 
Base em Cerâmica
Base em Cerâmica
Este tipo de base é revestida em cerâmica, o que permite melhor distribuição do calor e evita acidentes por descuido.

Independentemente do tipo de ferro que você utilize, é essencial que, antes de passar as suas roupas, você analise o tipo de tecido e o material que as compõem. Assim, você evita que elas sejam danificadas.

 

Alguns modelos dos principais fabricantes

Arno
O inovador Aquaspeed Autoclean, novo ferro de passar da Arno, tem potência de até 2.010 W e design ergonômico em branco e azul.Traz a patenteada base Durilium Palladium com 65 saídas de vapor e as exclusivas funções Eco (que permite economia de energia) e Power Zone (jato de vapor concentrado de 130 g/min). Possui reservatório com capacidade para 300 ml de água, sistema autolimpeza e Easy-Cord, que mantém o cordão afastado das roupas. Disponível em 127 V e 220 V.
Arno
Black&Decker
Black&Decker
O modelo AJ2032 funciona a vapor e a seco. Tem base revestida em Ceramic Gliss, função autolimpeza e sistema de anticalcário (que evita a corrosão da câmara de vapor), spray frontal, sistema de vapor na vertical e indicador de nível do reservatório de água. Possui poupa-botões em toda a lateral, cabo anatômico, com giro 360°, e suporte para enrolar o cabo elétrico. Disponível nas versões 127 V e 220 V.
Britânia
Com base antiaderente e seletor de funções vapor, seco e autolimpeza, o ferro a vapor FB994A também possui jato extra de vapor e função spray. Vem com salva-botões, reservatório de água, luz indicadora de funcionamento e cabo elétrico giratório. Disponível em 127 V e 220 V, tem garantia de um ano
Britânia
Built
O ferro a vapor BLT VAP tem potência de 1.200 W e funções seco, spray e vapor. Possui base antiaderente, seletor de intensidade de vapor, reservatório de água com capacidade para 120 ml e regulagem de temperatura. Disponível na cor azul, em 127 V e 220 V.
Cadence
O Power Íons Turmalina IRO615 deixa as roupas mais macias devido à exclusiva tecnologia que elimina a eletricidade estática dos tecidos. Isso é possível porque a turmalina emite íons negativos. Possui controle de temperatura, função Selfclean (sistema de limpeza que evita o acúmulo de minerais e resíduos) e funções Power Vapor e Spray. Passa na vertical, a vapor ou a seco. Tem reservatório de 300 ml e vem com copo medidor.
De’Longhi
O ferro a vapor FXN 15.4 tem potência de 1.500 W, base de teflon antiaderente, função steam e supersteam (para emissão vertical de vapor), e Easy Refill, exclusivo sistema de reservatório de água com vedação e entrada na parte posterior, que facilita o abastecimento e evita vazamento. Conta com cinco funções, vapor ajustável em quatro posições, sistema salva-botões, termostato regulável, luzes indicadoras e cabo com 2,5 m. Disponível em 127 V e 220 V.
Mallory
Com design moderno, o ferro de passar Promax tem base em cerâmica superdeslizante, seletor de funções seco, vapor e autolimpeza, botões spray e jato extra de vapor. O modelo, informa a Mallory, pode ser utilizado na vertical, o que permite passar as roupas no cabide. Possui capacidade para 350 ml, cabo com giro de 360°, salva-botões e está disponível nas versões 127 V e 220 V.
Mondial
O ferro a vapor Comfort Blue F-15 tem design moderno e base com revestimento antiaderente. Possui controle de saída de vapor, spray e vapor extra, que facilita o deslizamento e deixa as roupas lisas rapidamente. O cabo elétrico com giro em 360° permite maior movimento na hora de passar. Vem com sistema autolimpante, lâmpada piloto e salva-botões. Disponível em 127 V e 220 V.
Suggar
O modelo a vapor Madri tem design moderno, potência de 1.200 W, baixo consumo (1,2 kWh), aquecimento rápido, luz piloto, reservatório com capacidade para 180 ml e base antiaderente em aço inoxidável com 17 furos. Funciona a seco e a vapor. Conta com ajuste do jato de vapor, jato de spray e golpe extra de vapor.
NKS
Produto da linha Mais Você, da NKS, o ferro K955 tem potência de 1.200 W, base de cerâmica com furos para a saída de vapor e ponta de precisão para passar os lugares mais difíceis das roupas. Dispõe de seletor de temperatura, ajuste de vapor, ajuste automático em função do tecido escolhido, luz indicadora, reservatório de água transparente, botão vapor forte e cabo de força giratório. É apresentado em 127 V e 220 V e tem um ano de garantia.
Philco
O modelo Ceramic Retrátil tem design clean em branco e cinza chumbo, base de cerâmica ultradeslizante, jato extra de vapor, função spray e seletor de temperatura com três ajustes – vapor, seco e autolimpeza. Vem com luz indicadora de funcionamento, salva-botões e reservatório de água transparente. Dispõe de compartimento para o cabo retrátil, que facilita o uso e o armazenamento. Disponível em 127 V e 220 V.
Philips Walita
Com 1.450 W de potência, base revestida com uma camada especial antiaderente e reservatório de água de 300 ml, o ferro a vapor Philips Walita, modelo RI2560, dispõe de sistema que garante um forte jato de vapor para facilitar a redução de rugas e vincos e de duplo sistema Calc Clean de autolimpeza, que previne a formação de impurezas e estende a vida útil do aparelho. Conta com diversas funções, vapor ajustável, salva-botões, luz indicadora e cordão elétrico de 360°. Disponível em 127 V.

Fonte: Revista Eletrolar e Magazine Luiza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...